As flores e as pedras



... flores se reproduzem e renovam-se no dinâmico ciclo da vida, as pedras tardam estacionadas. O bem, como as flores, deve se espargir e multiplicar, contagiando a todos...



Antonio Pereira Apon.


Flor entre pedras.

Um monge reunindo seus discípulos num terreno inculto, localizado nos fundos do mosteiro, disse-lhes:


- É pouco útil cultivar a iluminação interior e confinar essa luz, enquanto tantos caminham em meio às trevas da ignorância. Estou partindo hoje, para uma peregrinação de um ano. Durante minha ausência, vocês terão a incumbência de transformar esse espaço num jardim. Mas não será um jardim qualquer, feito de forma convencional. Vocês irão sair todos os dias bem cedo, andar pela cidade e suas cercanias, procurando pessoas que precisem de ajuda. Ao entardecer, retornando para aqui, plantem uma muda de flor para cada ensinamento dado... Para cada dor aliviada, cada desespero abrandado... Para cada vez que der vontade de desistir, para cada desilusão, insucesso ou incompreensão, coloquem uma pedra, formando uma fileira no entorno do horto.


Assim foi feito, durante todo aquele ano, flores eram plantadas e pedras postas de acordo com os êxitos e vicissitudes da lida. No regresso, o mestre encontrou flores escondidas atrás de um muro de seixos. Mais uma vez, reunidos os discípulos, falou o guru:


- Esse jardim, é a representação de boa parte dos corações humanos. Vão sendo colocados pedregulhos a cada contrariedade. A floração do bem, termina oculta pelos muros que separam as pessoas. Levar a luz às criaturas, deve ser uma semeadura incondicional. Não podemos exigir que o outro atenda às expectativas por nós traçadas. Grande parte dessas pedras é o resultado das expectativas não correspondidas, dos desentendimentos, medos, intolerâncias... Revisitem cada acontecimento responsável por "suas pedras", observem se existem motivos efetivos para elas estarem aí. Senão, troquem-nas por flores. As flores se reproduzem e renovam-se no dinâmico ciclo da vida, as pedras tardam estacionadas. O bem, como as flores, deve se espargir e multiplicar, contagiando a todos com o perfume da iluminação.


Pouco a pouco foi diminuindo o muro, e aumentando a quantidade de flores. Corrigindo os "acidentes de percurso", cada um dos noviços foi substituindo pedras por novas mudas plantadas, até que só restaram pouquíssimos seixos.


De fato, vivemos a levantar muros, colocando pedras indevidas que enclausuram a florada do bem e nos distanciam uns dos outros. De certo, nem todas as pedras podem ser removidas, algumas independem da nossa vontade, mas não devemos adiar as permutas que nos cabem. Trocar pedras por flores, é construir a sociedade melhor, que tanto desejamos e tão pouco fazemos para realizar.



Postado aqui em julho de 2007.


Campo florido.


Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:




Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

13 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Como sempre, expõe um texto, para reflexão. Sempre entendi, quer a vida, é um eterno caminhar, e viver com bons modos e maneiras sociavéis, um desafio desafiantemente humano. Parabens, por essa e tantas outras palavras esparramadas, no seu espaço (blogue)
    Tenha um domingo Harmonioso

    ResponderExcluir
  2. Pouco já é um bom começo...vamos trocando as pedras por flores,exercício de cultivo e vigília!

    Amei!!
    Beijinhos Querido!!
    Tenha uma Linda Semana!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu amigo, trocar pedras por flores, dor por amor, desencanto por esperança, estagnação por ação, esse deve ser o lema de todos, assim um novo mundo cheio de coisas boas renascerá.
    Desejo á ti um Feliz Natal e Ano Novo, com muitas paz e harmonia.
    Beijos á ti com carinho!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Antonio

    Que ensinamento mais lindo...
    Adorei o texto, tão delicado e forte ao mesmo tempo...
    Precisamos mesmo rever as pedras que deixamos em nosso canteiro pra ver se conseguimos substituí-las por flores..

    Beijos e uma ótima semana
    Ani

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo e inspirado texto, pois é assim que se pode viver leve e livre, fazer a nossa parte com boa vontade sem exigir que correspondam as nossas expectativas, plantar flores sempre e nunca desistir,pois as desistências e o desânimo são como pedras,não saem do lugar.
    Amei ler!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo, de volta relendo e é muito bom reler para nos reacender a conscientização de que a vida é mesmo assim, trocar pedras por flores, ser feliz, fazer-nos e consequentemente fazemos também felizes os que nos cercam!Amei reler! Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trocar pedras por flores sempre! Tenho colocado entre as postagens novas, algumas antigas que seleciono.

      Um abraço.

      Excluir
  7. Obrigada amigo pela visita. Mais uma maravilhosa postagem. Parabéns! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há do que agradecer, seu blog é um celeiro de informação e boa leitura.

      Um abraço e uma semana com tudo de bom.

      Excluir
  8. Querido amigo Antonio, de novo aqui relendo e refletindo, amei, como das vezes que aqui estive e acredito que agora, mais do que nunca precisamos colocar as flores, sentir a fé em novas expectativas!
    Abraços sempre bem apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns escritos, por sua constante atualidade, pedem serem republicados para acordar, renovar reflexões.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.