Um lixo


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Gosto muito dos ditados populares, são pequenas frases com grandes verdades. Vou aqui usar alguns como "ganchos" para nosso tema central.


Você é dos que dizem: "Faça o que digo, não faça o que faço"? eu prefiro o "Tal pai, tal filho", ou o "Filho de peixe, peixinho é". Acredito que "Um exemplo vale mais que mil palavras" pois, "Dize-me com quem andas, e te direi quem és".


Precisamos sincronizar a teoria e a prática, contextualizar o dito no feito, o discurso na ação.


Temos usado o planeta como um grande lixão. Rios transformados em esgotos, lagos tornados pinicões e o mar feito uma enorme fossa... Qual a sua contribuição para mudar essa situação? Que exemplos tem dado a seus filhos?

Certamente, você não joga o resto do lanche pela janela do carro nem de casa, não sai sujando as ruas nem emporcalha a praia... Não é do seu feitio, descartar aquele velho sofá numa esquina qualquer, largar por aí o entulho daquela reforma. Com certeza, você não é nenhum babaca para abrir o fundo do carro e despejar poluição sonora na vizinhança. Pessoas como você, não acham que o resto do mundo é o quintal de suas casas, sabem que a natureza não é um supermercado e que seus recursos escasseiam com o abuso não sustentável...


Infelizmente, muitos julgam-se acima do bem e do mal. Autistas inconsequentes, sabotadores do amanhã, esquecidos de que "casa dos pais, escola dos filhos" e de que "quem semeia ventos, colhe tempestade", "aqui se faz, aqui se paga"... ...



Postado aqui em abril de 2010.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

2 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Excelente seu texto, amigo...infelizmente muitos ainda são do tipo faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço... quanta incoerência existe entre o que se prega e o que efetivamente se faz! Sempre lamentável quem assim age.
    Beijos,
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valéria.

      O resultado disso já está sendo vivenciado. E o que estamos agendando para as novas gerações? Tristes seres desumanos.

      Um abração.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.