Umbigos do universo. “…Audaciosamente indo, aonde...”


Nave Enterprise de Jornada nas estrelas.

Não, não se trata das aventuras do Capitão James T. Kirk e a tripulação da Enterprise na saga Star Trek. Vamos tratar aqui, da difícil arte das relações humanas, no que toca a gente com incrível competência para adivinhar, descobrir e julgar as falhas alheias. Mas, sem qualquer vocação para lidar com seus próprios equívocos.


Encastelados em suas “certezas”, Dormitam na voluntária e conveniente ignorância(?) de que ninguém é inteiramente perfeito, nem absolutamente imperfeito. A vaidade, o orgulho e a teimosia, tornam míope a percepção da realidade, engendrando verdades “altistas”. Uma espécie de isquemia de humildade, não lhes permite aceitar, que o universo é infinitamente maior que seus umbigos. E que o diferente, pode ser apenas diferente; não uma ameaça, afronta, pirraça, perseguição...


Psiquicamente “engessados” por suas “convicções”, alienados por suas “crenças”. Evocam para si, o monopólio da razão. Deliberadamente apercebidos de que Querer ter razão não é necessariamente tê-la. Gente que carece de coragem (ou vontade) para mergulhar em si, descobrir seu alterego, um seu eu melhor. Que pode e deve estar trancafiado nas catacumbas de seu ego imperioso. Ou como o Capitão Kirk. Que em muitos momentos, encontrou externamente a sensatez, dando ouvidos à racionalidade do Sr. Spock.


"Vida longa e próspera"!



Postado aqui em 15 de setembro de 2012.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Isso é o que eu acho difícil, Antonio... argumentar com "os ideais engessados" que não se libertam para uma nova visão de mundo!
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil mesmo. Tais criaturas, são algozes de si mesmas e das relações com as outras pessoas.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  2. Nossa, que texto forte! Uma analogia espetacular! E o pior é que estamos cercados por esses seres engessados nos diferentes ambientes que frequentamos.

    Um abraço, querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querer ter sempre razâo, é o mais curto atalho para desencontrar-se da razão. Mas essas pessoas não percebem isso.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  3. OLá meu caro,

    que coincidência! Acabei de mandar o texto dessa semana para o Jornal e falei exatamente disso, o reinado do alter ego. Estamos vivendo essa era. Cada um se sentindo a última e a única bolacha do pacote. Eu ficaria aqui falaqndo com você até amanhã... rsrs, vou postar o texto na terça.

    Grande abraço, boa semana para você

    Abraços

    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Leila. Temos vivido o absurdo de tantos "sem noção". Lerei seu texto.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.