Seja feliz e siga em frente



... Quem tem a verdadeira compreensão da vida, transita incólume às “sabotagens”, que afligem as almas distraídas, desencontradas...


Antonio Pereira Apon.


Caneta nos ares. Composição de Antonio Pereira Apon.


Porque dar ouvidos a arenga do desânimo e escutar os condicionamentos das adversidades? Porque cair nas tocaias da vaidade e do orgulho ou se embriagar nas miragens do egoísmo? Porque estagnar em dogmatismos pueris, “certezas” incertas ou movediças “convicções”? Se a má vontade e a preguiça ficam a espreitar, se a inveja e a traição armam infame bote. Porque não alçar voo acima dos rasteiros intentos? Porque complicar o simples, se entorpecendo de preconceito, presunção e egocentrismo? Porque entulhar a brevidade do existir, com “urgentes” inutilidades, detritos emocionais e tantas fictícias “necessidades”.


Quem tem dentro de si a verdadeira compreensão da vida, transita incólume às “sabotagens”, que afligem as almas distraídas, desencontradas do seu eu interior. Quem quer ser feliz de verdade: Sofre, apanha, cai... Mas não se demora mais que o necessário na tristeza. Não se acomoda nas lamentações, nem tarda nas perdas, não superlativa a dor nem desdenha da esperança, não condiciona a fé nem reclama por milagres. Levanta. Sacode a poeira das vicissitudes e segue adiante; não desespera nem desnorteia, não desatina, não perde o foco; não terceiriza, não transfere nem culpa. Ser feliz é uma tomada de decisão, um estado de espírito, uma aspiração da alma.


O que você está esperando? Porque você está esperando? Por quem você está esperando? Assuma a autoria do seu destino! Seja feliz e siga em frente!


Sol sorrindo afastando as nuvens.


Subscreva aos destaques RSS de:
Powered by FeedBurner

Comentários

  1. Bom dia amigo poeta, amei esse post, pareceu que me retratastes na alegria do viver sem máscaras e sem sofrer,pois é, sofrer é mesmo opção e eu optei e opto por não sofrer, chorar um pouquinho é válido, desabafa as dores que são inerentes ao ser humano, mas ficar indeterminadamente a sofrer, isso jamais, é grande perda de tempo precioso!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Quem verdadeiramente deseja ser feliz, faz a felicidade acontecer. Não se demora cultivando lamentações.

      Um abração e um sorridente fim de semana.

      Excluir
  2. Oi, Antônio!

    Que lindo, está em seu blog.

    Seu texto está riquíssimo de intenção, de reflexão e de atitude.

    POSITIVISMO, é o que todo o mundo está precisando.

    Em Portugal se diz: "Vamos pra frente, que atrás, vem gente".

    Tenha um resto de dia feliz, tal como o fim de semana.
    Abraço da Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em frente sempre! Essa frase também é muito usada aqui no Brasil. Infelizmente, muitos se acostumam a reclamar e esperar que tudo aconteça por "obra e graça". Conforme a "lei" do menor esforço.

      Um abração e um bom fim de semana para ti também.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar nosso texto. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.

+ lidas nesses 30 dias

Apedra. Poema de Antonio Pereira (Apon). O distraído nela tropeçou...

A gente (Paródia de: A casa - Vinicius de Moraes)

Precisa de tinta para escanear?

Felicidade e as estações da vida

Tempo e amor