O dia em que o Sabe-tudo descobriu que não sabia


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Robson (que não era o Crusoé), julgava saber tudo, entendia de estrume a física quântica, de jogo do bicho a mercado financeiro internacional... Grande aficionado por almanaques, fanático por bricolagem, incansável leitor de bula de remédio... Achava-se entendido em tudo e mais alguma coisa, um autodidata “pós-doutorado pela universidade da vida”. Seu amigo e “fiel escudeiro” Daniel (que não era o Defoe), vivia a consertar as lambanças do sabichão e aturar as adjetivações diminutivas daquela “inteligência superior”.


Um dia, o Gênio resolveu construir um pequeno barco para se aventurar na Baía de Todos os Santos. Consultou seus alfarrábios, leu trocentas revistas e fez-se “Engenheiro Naval”. Calculou, rabiscou, projetou... Em algumas semanas, a “obra prima da náutica universal” estava pronta, ignorando os conselhos de um experiente carpinteiro, que discordara sobre o tipo de madeira e outros materiais empregados. Até mesmo a opinião de um experimentado saveirista, foi arrogantemente ignorada e muitas das instruções dos manuais, “reinventadas” por aquele aloprado “padre-mestre”.


Como era de se esperar, a uns mil metros da costa, a “inovadora” embarcação começou a apresentar problemas, “fazer água” e terminou por naufragar. Ainda sobrou para Daniel salvar o intelijumento do amigo, que nem mesmo nadar sabia.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

4 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Oi Antonio,

    "Quem pensa que tudo sabe"...
    Legal o texto! Me fez lembrar o "padre do balão"!
    ...A arte imita a vida ou...
    Beijos!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferenciando, quem sabe e quem pensa que sabe, costuma existir um monte de orgulho e vaidade. Saber é ser eterno aprendiz, pretensão e arrogância são coisas de gente burra.

      Um abração e uma boa semana para ti também.

      Excluir
  2. Olá, amigo, Bom dia! Quero desejar um bom feriado e uma feliz Pàscoa para vc. Obrigada pelo carinho e por nos proporcionar sempre uma boa leitura! Linda melodia. Meu abraço carinhoso! bjos.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.