Dezembro, fazendo a "conta"


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Um ano a findar, outro a começar, a vida seguindo na ininterrupta “contabilidade” do existir. O calendário parece nos convidar a fazer um balanço; computar débitos e créditos, lucros e prejuízos, inventariar ativos e passivos, analisar o “fluxo de caixa”, o desempenho das “aplicações”...


Nessa “aritmética” existencial, onde ser é bem mais que ter, os valores não costumam ser numéricos. Prevalece o qualitativo sobre o quantitativo, em equações e inequações de razões e emoções, teoria e pratica... Multiplicar o bem, subtrair o mal, adicionar virtudes, dividir possibilidades...


Bem mais que números: Segundos, minutos e horas; dias, semanas ou meses. Um ano é feito de: Sentimentos, pensamentos e anseios; ditos e feitos, lembranças e esquecimentos, alegrias e tristezas, verdades e mentiras, concretudes e abstrações, vida e morte, chegadas e partidas, tempestades e calmarias, caminhadas e tropeços, vitórias e derrotas, efemérides... É a escritura que imprimimos com a tinta do tempo, no capítulo mais recente de nossa indelével biografia. Se esse átimo de trezentos e sessenta e poucos dias, nos fez melhores, mais sábios, justos, humildes; se aprimorou nossos reais valores e desinflacionou nossos defeitos. É sinal que estamos no rumo certo. Se não, eis um bom momento para traçar nova Rota, começar a rascunhar um feliz ano novo, verdadeiramente novo.


Leia mais escritos para seu fim de ano:




Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

11 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Estou a contar o meu sentir, este foi um anos de emoções, algumas tristes, outras alegres, mas ainda consigo sentir, isso é bom. Feliz Ano Novo! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante é tirarmos de cada ano o seu melhor, aprender com tudo e todos a sentir e pensar a vida como ela é e pode ser. Assim podemos viver e sonhar felizes anos novos.

      Obrigado. Um abração.

      Excluir
  2. Amigo poeta, amo a vida como ela é, não a conto em anos, pra mim um ano se emenda ao outro, assim, sucessivamente, se é bom ou não, tenho de viver como tem de ser.
    Quando se pode mudar algo é bom, senão, é por ter de ficar como é, assim, bem assim, os anos passam, com ele amadurecemos, os sentimentos são os que pra mim têm maior valor!
    Desejo-lhe e à sua família um lindo ano novo, de novo meu amigo muito querido!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim mesmo. Os anos são uma didática divisão dos capítulos de nossa existência. A vida segue em fluxo continuo, qual rio a desaguar no infinito.

      Obrigado. Um abração.

      Excluir
  3. Oi, António!

    Ano Novo, Vida Nova, se costuma dizer por cá, e é isso que TODOS temos de tentar fazer.

    Seu texto está matemática e inteligentemente bem escrito. Não é novidade para mim, por isso sigo seu blog já faz tempo.
    Você percebe de tudo, um pouco, ou um pouco mais que muito.

    Vamos balançar, ou seja, fazer o balanço desse ano, que está quase findando? Eu estou fazendo o meu, e chego à triste conclusão de que estou ficando mais velha (aqui, só entre nós, não me consigo ver nos entas, não me enquadro. Tenho dito)!

    Dias bem balançados.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fica velho quem passa a vida assistindo o tempo passar, contemplando feito mero espectador. Nós outros, ficamos apenas mais vividos a cada ano. Quanto aos "entas", o canalha do tempo não livra nenhum vivente.

      Obrigado pelos elogios, meu ego vai precisar de cirurgia bariátrica de emergência. Já sofre de obesidade mais que mórbida. Rs rs rs...

      Um abração.

      Excluir
  4. Olá, António!

    Que bom que seu ego sofra de obesidade mais que mórbida, à custa, também de meus elogios, mas você não precisa de elogios, porque é um homem "BOM". De qualquer jeito, nos sabe bem ouvir.

    Que seu físico esteja, mais ou menos, elegante. Isso é também importante para nossa saúde.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  5. Não me fale em velhice, que eu fico "louca". Depois as pessoas para se autoestimarem dizem que já tem um aprendizado, etc. etc Tudo bem, que até têm, mas não deixam de ter cabelos brancos, dente com cárie, reumático no joelho, aqui e ali. VALHA-ME, NOSSA SENHORA.

    Abraço JOVIAL.

    ResponderExcluir
  6. O final do ano sempre é o momento daquele balanço pessoal! Linda e reflexiva sua msg,Antonio! Bjs e um Natal de muitas alegrias a vc e sua familia!

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo

    Que neste Natal a magia da criança que fomos esteja presente nos nossos corações...que não seja apenas uma comemoração de um dia, mas que se prolonguem por todo o ano...unindo almas com o carinho de uma palavra...o calor de um abraço...a doçura de um sorriso.

    FELIZ NATAL junto de todos os que amas

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  8. Há anos em que fazemos coisas muito positivas e outras menos. Eu ao longo do ano, vou fazendo o balanço, para que possa melhorar. Umas vezes, consigo, outras não.
    Que o Universo me ajude a ser correta com todos,

    Feliz Natal, cheio de amor e sinceridade.

    Abração.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.