O Príncipe, a verdade e os espelhos


Ponte ao alvorecer. #PraCegoVer

“...conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Jesus - João 8:32.


Após grande hesitação, aquele Rei permitiu que o Tribunal do Santo Ofício, se instalasse em seu país. Presente na execução de uma jovem, sumariamente condenada pelos inquisidores por crime de feitiçaria. Na verdade, a desafortunada criatura, até ali não fizera nenhum mal, usara seus genuínos dons mediúnicos para o bem. Mas, dotada de uma exuberante beleza, Veritas cometeu o “pecado” de não ceder aos caprichos de um dissoluto Bispo. Injustiçada, desesperada ante a tocha flamejante na mão do Carrasco e o olhar cúmplice e permissivo de Sua Majestade. Antes de arder na ignominiosa fogueira. A desafortunada mulher lançou uma maldição sobre o Soberano: Seu filho, o pequeno príncipe cresceria sem conseguir ver a própria face espelhada. Se sentiria o ser mais horrendo sobre a superfície da Terra. Tal feitiço só se quebraria se Sua Alteza enxergasse a pura e cristalina verdade, capaz de libertar a todos do julgo da intolerante ignorância. Caso contrário. O reino seria consumido por suas próprias sombras.


Assim, espelhos se quebravam e qualquer superfície polida se turvava ao simples olhar do belíssimo rapaz. Os mais renomados artistas foram contratados para pintar e esculpir a real beleza principesca, exaltada por todos. Porém, o infante que não conseguia se ver, torturava-se, não se convencia de sua tão decantada formosura. A despeito das constatações de toda a corte, ele se percebia qual monstruoso Zumbi, errante abominação da natureza.


No auge do desespero, ensombrado por uma profunda depressão, o infeliz decidiu pôr termo à vida naquele bucólico fim de tarde. Atou uma pedra ao pescoço e do ponto mais alto de uma ponte, estava pronto para atirar-se nas águas profundas da morte. Nesse instante, dois olhos tristes, refletidos na placidez do lago, revelaram ao moço toda sua beleza, quebrando enfim a dolorosa magia.


O Rei abdicou em favor do filho. O novo Monarca tornou o país laico, passou a combater toda forma de preconceito, intolerância, injustiça e censura. Homenageando a mocinha assassinada pela sanha inquisitória, deu ao lago que quase lhe servira de túmulo, o nome de Espelho de Veritas (Espelho da verdade).


Pois é. Não basta saber da verdade, ouvir falar dela, teoriza-la... É preciso conhecê-la e vivencia-la.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

11 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Antonio, amigo poeta, lindíssimo texto, sim, a verdade é absoluta, não há meias verdades ou verdades relativa como muitos querem nos fazer entender, portanto é preciso vivenciá-la, encarar a verdade é mesmo um grande desafio!
    Abraços amigo querido, tenhas lindos dias e feliz Natal com sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora da verdade não há salvação. O resto, são resquícios de ilusão.

      Obrigado. um natalino abração.

      Excluir
  2. Um exemplo vale mais que mil palavras! Excelente reflexão para os dias de hoje em que é mais fácil teorizar que praticar! Parabéns, Antonio!
    Abraços natalinos.
    Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é o caminho reto. O mais, é andar em círculos para lugar algum.

      Obrigado. um natalino abração.

      Excluir
  3. Olá, Apon! Ler o texto me fez pensar em quantas pessoas são assim, não conseguem enxergar a si mesmo, seja em aparência, seja interiormente, e sofrem em cima do que imaginam, nãos do que corresponde a verdade.
    Desejo a você um Natal maravilhoso, com saúde, paz, alegria e sentimento de união.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buscar se conhecer, é alforriar o espírito, resgatando a "verdadeira verdade" que deve iluminar o ser.

      Obrigado. um natalino abração.

      Excluir
  4. Olá, António!

    Estive lendo a história que aqui nos relatou, com olhos de menina de quatro ou cinco anos.
    Estive, sempre, muito atenta, encantada, pois desejava saber o que iria acontecer ao pequeno príncipe.
    Não sei se é ou não lenda, mas, o que eu sei é que nos faz pensar e nos dá uma lição de moral.

    Só conseguimos perceber e aceitar determinadas situações, quando elas passam nas nossas vidas, ou melhor, em nós.

    Agora, vou imaginar: um dia, o príncipe, que agora já era rei, se reencontrou com uma bela moça, por quem ficou, imediatamente apaixonado, desconhecendo ele, que ela era a tal menina, que tinha sido condenada à fogueira, acusada de feitiçaria.
    Se enamoraram, de imediato, um pelo outro. Casaram, tiveram filhos/as lindos/as e foram felizes para sempre.

    Excelente dia, com amor.

    Aquele abraço.

    PS: não há novidades, em meus blogues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa possível sequência dessa minha lenda, misto de "capa e espada" medieval, com mitologia greco-romana e uma pitada de crítica político-religiosa. A moça reencarna como a Princesa Sophia, filha do nosso Príncipe/Rei, sucedendo seu pai num reinado de justiça e sabedoria. Já na condição de Rainha, através da reencarnação, ela trará ao mundo como filhos; aquele que fora seu avô e o tal Bispo que a mandou para a fogueira. Numa combinação de perdão, resgate e amor, todos os desvios e desatinos serão corrigidos e todos viverão felizes para sempre.

      Obrigado, um abração.

      Excluir
  5. António, eu de novo!

    Amei a imagem, que encima seu texto. Me parece um pôr do sol. Será que é?
    Se pensarmos na história que aqui nos contou, acho que pode ser também nascer do sol, porque o rei renasceu das cinzas, digamos assim.

    Abraço, com estima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Originalmente é um alvorecer, mas aqui, cabe também como crepúsculo. É a ambivalente magia da literatura, inspirando o olhar de cada leitor.

      Um abração já natalino.

      Excluir
    2. Sim, António, também vi a história com dupla face.
      Quando a narrativa é aberta, a imaginação do leitor é que ganha, e o autor, também, logicamente.

      Voltarei, se Deus quiser, antes do natal, e depois lhe "dou" um abraço e um beijo, igual a todos os que lhe dei durante os 364 dias do ano, nem mais, nem menos.

      Até breve.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.