A libertação das cores e o renascer da Arte


Aurora colorida. #PraCegoVer

Uma terrível feiticeira resolveu aprisionar todas as cores. Aquele mundo colorido, afrontava a escuridão do seu ser. Aquela alma tisnada de maldade e amargor, começou a capturar as cores, uma após outra. Como cada cor representa uma porção da luz, tudo foi pouco a pouco escurecendo, até que a humanidade abismou-se numa tenebrosa escuridão.


Mas, para seu desgosto e incompreensão, a trevosa criatura não conseguiu encarcerar o branco. A megera
Não entendia o que o diferenciava das demais, por que não o encontrava em parte alguma? Um misto de inveja e medo, torturava o soturno ente, ante a simples lembrança daquela alva claridade que se contrapunha a obscuridade de seu pretume.


Contudo, as cores não aceitavam passivamente o cativeiro: Num instante era um espocar de vermelho, noutro um raio azul, um facho amarelo, um fleche verde, um foco laranja... Assombrando a tirana, desafiando sua opressão. Até que um dia, conseguiram se manifestar juntas. Agrupadas, unidas, consorciadas, irmanadas, misturadas... Produziram ao mais brilhante e clarificante luz branca. O preto da falta de luz absoluta, dissolveu-se, a vilã fugiu aturdida. Foi refugiar-se nos subterrâneos, no submundo do próprio vazio.


Àquele magnífico branco produzido pela inconformação das cores, podemos dar o nome de: Arte. A Bruxa? Censura!


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

8 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Adorei a criatividade do seu texto, Apon! Me fez pensar que a união é sempre fortalecedora e dissipa qualquer opressão. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como bem sintetiza esses dois trechos da música "O sal da terra" de Beto Guedes e Ronaldo Bastos: "um mais um é sempre mais que dois" e "vamos precisar de todo mundo, pra banir do mundo a opressão". Para os defensores do tal "controle social da mídia" e outros eufemismos disfarçados de boas intenções. Cabe uma só resposta: Censura nunca mais!

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  2. Oi, António!

    Tudo bem?

    Agradeço sua visita a meu blogue, tal como as gentis palavras que lá deixou.

    Cá estamos, PELA PRIMEIRA VEZ, EM 2014 (creio não estar enganada) para continuarmos a trocar ideias e opiniões, que devem ser diversas e com cores.

    Olha, a vida tem de ser multicolor, caso não, fica sem graça. Imagina, o mar. É enorme e é azul, mas olhamos a praia e há areia, que não é azul, lógico, mas creme clarinha. As pessoas à nossa volta vestem de cores diferentes e a tonalidade de suas peles não é toda igual. Aí, é que reside a beleza dessa terra. A feiticeira sabia/desconhecia o BEM, e por isso aconteceu a chamada "REVOLTA DAS CORES".

    Lindo fim de semana.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano algum, certamente continuaremos nesse intercambio de amizade e literatura, essa reciproca troca de saberes e ideias.

      O mundo precisa e deve ser multicolorido e multi tons. Só os tiranos e os patologicamente amargurados é que intentam descolorir o existir, tornar endêmicas suas sombrias desilusões.

      Um abração e uma felicíssima semana.

      Excluir
  3. Bom dia, António!

    Tudo bem?

    Fica faltando, sempre, qualquer "coisinha" no meu comentário. E o quê?

    Nem reparei na imagem, que encima seu texto. não me parece o arco-íris, mas as cores são lindas.

    Imagino, um crepúsculo, visto ao longe, e visualizo arbustos verdes, de pequena porte, por isso mesmo se chamam arbustos, e sobre eles se eleva mais verde. Depois o céu, para adocicar o verde, e finalmente, aquele tom cerise rosa forte, quase roxo, que nem sei como classificar, mas que dá muita cor e vida à imagem, ah, isso dá.

    Lhe desejo um bom domingo, primeiro dia da semana.

    Aquele abraço, de luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom domingo! Na verdade, a imagem mostra uma aurora boreal, um espetáculo da natureza que estimula a imaginação humana a adivinhar formas e passear por paisagens oníricas.

      Um abração.

      Excluir
  4. Absolutamente adoráveis, suas palavras!!! Receba meus sinceros aplausos, amigo!
    Que 2014 te seja uma ano abençoado, beijos,
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos aplausos e votos, aos quais retribuo em múltiplos desejos de um bom e doce 2014.

      Um abração.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.