População bandida


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Não sem razão, diversos políticos são criticados e execrados por sua “folha corrida”: Estelionato, corrupção, roubo, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro... Enfim, todo tipo de maracutaia, imaginável e inimaginável. Mas, como gente assim é eleita e reeleita? Como conhecidos e afamados pilantras, conseguem “perpetuar-se” no poder, construindo longa carreira na politicagem?! Será que brotam do chão? Caem do céu, Descem de disco voador? Nada disso! São “paridos” das urnas, crias dos votos de muitos dos seus críticos.


Durante cerca de 48 horas de greve da Polícia Militar da Bahia, multiplicaram-se os saques e depredações na capital e no interior. A população, reunida em verdadeiras hordas, aguardava os ladrões propriamente ditos, arrombarem as casas comerciais, para invadir e “fazer a limpa”. Idosos, mulheres, crianças, famílias agindo como quadrilhas de reles salteadores, materializando deploravelmente um velho ditado: “a ocasião faz o ladrão”. Gente hipócrita e sem caráter, que se vende por qualquer trocado e costuma eleger seus iguais.


Gente que acha normal saquear, se apropriar do que não lhe pertence, também deve achar normal o assalto aos cofres públicos. Se criticam e esbravejam contra os males perpetrados por seus eleitos. Certamente, não lastimam pelo mal feito, lamentam apenas não serem eles os detentores da oportunidade de se locupletar.


O caso da Bahia chama a atenção pela dimensão da coisa. Mas, país a fora são cada vez mais comuns os saques em acidentes de trânsito, a donativos para necessitados, áreas de risco... Gente que posa de pai e mãe de família, trava o tráfego da cidade, protestando por isso ou aquilo; adora linchar qualquer “ladrão de galinha”... No entanto... Se a educação não presta, se a saúde é caótica, se a segurança dá medo... Grande parte da culpa é sua! Que elege gente como você, que pensa e age como você.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

9 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Olá, Apon! Essa incoerência de atitudes que envolvem nosso povo resulta no fracasso dos sistemas públicos. As pessoas não sabem o que significa a palavra "respeito", estão centralizadas demais em si próprias e tiram proveito de situações como essa. Um abraço, ótima páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Incoerência" e inconsciência alimentadas por um sistema político predador e amoral.

      Um abração e uma Páscoa de paz.

      Excluir
  2. Brasil caótico onde os valores que aprendemos... sumiram do pacote de "bons e honestos cidadãos"... Até quando?
    Abraço na esperança de uma Páscoa verdadeira em seus valores naturais, não consumistas...

    ResponderExcluir
  3. Esperança sempre! Um dia os "Pilatos e Judas" que infelicitam a política e fomentam a inconsciência popular, vão para o seu devido lugar: O lixo da História.

    Um abração e uma Páscoa feliz.

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Antonio, bem escrito seu texto/poema, que moral pode ter um povo assim para exigir que o Governo cumpra com os seus deveres?
    Mesmo porque é esse mesmo povo que coloca seus representantes, esses nem sequer ligam, nem cuidado tomam, tudo as claras pelo mal, leis? Que leis?
    É uma pena mesmo, democracia seria para nos libertar da tirania e no entanto...
    É, só nos resta mesmo entrar para a História como um povo digno de seus Governantes, mais pena, que pena né amigo poeta, também sinto a mesma indignação!
    Abraços e tenhas um lindo domingo de Pascoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os políticos são o retrato de uma triste sociedade hipócrita e corrupta que segue a "lei de Gerson": "Quer levar vantagem em tudo". E a máxima maquiavélica: "Os fins justificam os meios".

      Um abração e uma boa Páscoa.

      Excluir
  5. Meu amigo

    Hoje passando para desejar uma Feliz Páscoa , plena de amor e paz, junto de todos que te são queridos.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  6. Triste realidade amigo!

    Acabei de postar no blog da amiga Célia Rangel, no país dos "beneficiados" fica muito difícil falar em em escolha consciente!

    Grande abraço

    Leila

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.



Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.