Precisa de tinta para escanear?



... como gosto de paráfrases, me inspiro em Shakespeare: Não existem mais coisas entre o cartucho e o scanner do que sonha...


Antonio Pereira Apon.


#PraCegoVer: Imprimindo uma paisagem - Composição de Antonio Pereira Apon.


Não ria não. A coisa é séria! Parece até brincadeira, mas duas pessoas me perguntaram isso no mesmo dia. Uma pediu para a outra escanear uns documentos, pois a sua multifuncional estava “sem tinta”. Ingenuamente, perguntei se havia algum defeito além da falta de tinta, e a resposta: “ E pode escanear sem tinta? Eu pensava que tinha algum mecanismo que precisasse da tinta para aparecer a imagem no monitor”...


Não contive uma crise de risos e quase apanho quando falei que iria escrever essa crônica. Quando a que pediu o escaneamento chegou, perguntei provocando: - Fulana, o que é que tem sua multifuncional além de estar sem tinta? A resposta: - “Eu até ia perguntar isso. Precisa de tinta para escanear”? ... Como me pediram por tudo que é mais sagrado, não as posso identificar, guardo os nomes nessa hilária lembrança.


Mas, para esclarecer a quem eventualmente cultive a mesma dúvida: Uma multifuncional, precisa de tinta para imprimir e copiar. Para escanear não. Por fim, como gosto de paráfrases, me inspiro em Shakespeare: Não existem mais coisas entre o cartucho e o scanner do que sonha sua vã tecnologia.



Postado aqui em 08 de junho de 2014.


Nota em 24 de julho de 2018: Plenamente compreensível a dúvida. Apenas aproveitei a questão, para de maneira bem humorada, abordar o tema e esclarecer. Inclusive, alguns fabricantes, em seus modelos mais novos, estão embutindo de um jeito criminoso, abusivo e absolutamente desnecessário, a "necessidade" de cartuchos em bom estado, para que se consiga digitalizar, o que antes se fazia sem precisar disso. Viva o capitalismo selvagem!


Sugestão em 10 de abril de 2020: Quando for trocar sua multifuncional, considere adquirir um modelo tanque de tinta. Esse é um equipamento mais caro do que o convencional, mas, compensa, e muito, em relação aos famigerados, e caros, cartuchos. Os refis de tinta, que dão em média sete mil cópias, custam o mesmo, ou menos, que um par de cartuchos, que imprimem muuuuuuuuiiiiiiiiitooooooooooooo menos que isso. Além do que, você não precisa comprar todos de uma vez e sim à medida que cada cor for acabando.


Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:




Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

30 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Bom dia, Apon, como vai?
    Ri aqui com sua história do cotidiano, kkkk! Pior que também tenho de vez em quando uns lapsos desses, acabamos nos sentindo o "ó", kkk... às vezes falta tinta é no pensamento para funcionar, hahaha. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem de nós nunca protagonizou um desses lapsos risíveis? As vezes, é "pagando mico" que aprendemos. No mais, tudo bem.

      Um abração.

      Excluir
  2. Antônio! Essa foi ótima! Comigo aconteceu de me perguntarem por que o e-mail dela não dava certo... Sabe? ela escrevia: o nome, arroba, ponto com... assim tudo por extenso... Detalhe uma jovem, ok? Quase precisei ser internada para passar a crise de risos... Sensacional!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tropeços informáticos fazem parte do aprendizado. É rir, aprender e seguir em frente.

      Um abração.

      Excluir
  3. Olá, amigo. È realmente engraçado algúem agir assim. Más as vezes são pessoas distraidas, esquecem de pensar. Obrigada Antonio por partilhar! Felicidades a Grazi. uma ótima semana. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém está imune a esses deslizes/esquecimentos. Levando tudo com bom humor vamos aprendendo. Obrigado a você pela visita, comentário e gentileza.

      Um abração.

      Excluir
  4. Minha canon multifuncional mg 5410 se os cartuchos nao estverem com tinta, da erro e nao abre a opcao de escanear. Existe algum macete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe. É o primeiro caso que tenho conhecimento. Normalmente, a função de imprimir e escanear são independentes.

      Obrigado pelo contato. Se eu encontrar alguma solução, posto aqui.

      Um abraço e um feliz natal.

      Excluir
    2. Amigo, a epson tambem não escanea sem tinta. Eles colocaram isso nos dados internos da impressora para forçar o usuário comprar tinta. Eles dizem que precisa ter tinta pra nçao queimar os cabeçotes. MAs vejam https://www.reclameaqui.com.br/epson-do-brasil/scanner-nao-funciona-se-a-impressora-estiver-sem-tinta_KM1Tmvr80hay2tL9/

      Excluir
    3. Lamentável, como essas empresas procuram subterfúgios para ganhar a qualquer custo. O consumidor não pode mais, apenas digitalizar se o quiser, antes não era assim e mesmo sem tinta, a digitalização funcionava e não queimava nada; os equipamentos duravam até mais do que hoje.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
    4. Pois é, diante disso, a pergunta já não me parece mais tão idiota assim!

      Excluir
    5. Isso mesmo. Perdemos a piada e nos tornamos todos idiotas, subjulgados pelos interesses do capitalismo selvagem.

      Obrigado pela interação. Volte sempre.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  5. Na verdade, boa parte das multifuncionais são assim. Se não existir cartuchos ou cartucho queimado, simplesmente a multifuncional trava a opção de escanear. Acontece com a Canon e a HP. Na teoria não deveria ocorrer isso, mas na prática acontece para forçar as pessoas a comprarem os cartuchos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos, os quatro modelos da HP e um da Epson que já usei, não apresentaram essa limitação. Escaneiam normalmente, mesmo sem cartuchos, que apenas são indispensáveis para copiar e imprimir.

      Um grande abraço. Obrigado por sua visita e comentário.

      Excluir
  6. A minha HP 110 séries foto smart perde todas as funções se o o cartucho não estiver em bom estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tenho dado sorte. Os modelos que já usei não apresentaram essa limitação. Isso pode ser algum problema ou um artifício do fabricante para obrigar a troca dos cartuchos. A tinta nada tem a ver com a função digitalizar/escanear.

      Obrigado pela interação. Um abraço.

      Excluir
    2. A digitalização não depende da tinta em sim , mas depende dos cartuchos
      em bom estado, se um deles estiverem queimados o sistema não libera a digitolização

      Excluir
    3. Infelizmente, de algum tempo para cá, os fabricantes começaram a imbutir esse artifício absolutamente injustificável, senão para vender mais e mais. Um abuso contra o consumidor.

      Excluir
  7. Olá Antonio, tudo bem com você?
    Pois é! Engraçado, mas compreensível!
    Imagine eu, que fiz até curso de datilografia!
    Também tenho duvidas parecidas!
    Beijo carinhoso, feliz semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plenamente compreensível. Apenas aproveitei a questão, para de forma bem humorada, abordar o tema e esclarecer. Inclusive, alguns fabricantes, em seus modelos mais novos, estão embutindo de forma criminosa, abusiva e de forma absolutamente desnecessária, a "necessidade" de cartuchos em bom estado, para que se consiga digitalizar, o que antes se fazia sem precisar disso. Viva o capitalismo selvagem!

      Datilografia? O que é isso? Rs rs rs... Brincadeirinha... Também já fiz curso dessa coisa...

      Um abraço.

      Excluir
  8. infelizmente a pergunta e pertinente.. hoje as empresas de impressora multifuncionais tem colocado algoritmo onde a impressora não localiza o cartucho ou uma certa quantidade da tinta colorida a funções do multi para. Que mais interessante e vinculo com a colorida que seria o cartucho mais caro. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Infelizmente as coisas vão mudando para pior, a pilantragem dos fabricantes, rompendo limites da sensatez e o consumidor desrespeitado, tendo que se submeter à sanha do capitalismo antropofágico e irracional.

      Um abraço. Tudo de bom.
      💙 Corruptela, abreviação vocabular, combinação, contração e outras falas.

      Excluir
  9. Minha impressora esta sem cartucho, então deveria ainda assim scanear, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! E era assim. Mas, um estratagema sórdido das empresas, hoje, obriga a troca dos cartuchos, mesmo par escanear, o que nada depende deles. Ou seja, safadeza contra o consumidor!

      Obrigado pela visita e interação.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta rápida! Sacanagem né? Então acho que vou comprar pelo menos uma multifuncional atual. Indica alguma marca? Fora Canon, kkk.

      Excluir
    3. Pelo que sei, todas estão aplicando esse estratagema sórdido. Mas, prefiro HP e Epson, sendo que a Epson, se ficar algum tempo sem uso, costuma entupir as cabeças de impressão.

      Um abraço. Tudo de bom.
      💙 Leia uma postagem sorteada para você.

      Excluir
  10. Vamos ser FRANCAMENTE SINCEROS: PICARETAGEM DA PIOR ESPÉCIE essa da HP e outras. Talvez o melhor seria comprar um scannear planetário.. Mas HP na minha vida, NUNCA, NUNCA, NUNCA E NUNCA MAIS.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou obrigado a concordar. E de quando escrevi esse post até aqui, a coisa piorou muito. Safadeza pura dessas empresas.

      Obrigado por sua interação. Volte sempre.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.



Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.