Religião, religiosos e a realidade


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Dizia Karl Marx: “A religião é o ópio do povo”. Numa paráfrase irreverente, diz o Dr. Gregory House, personagem do ator Hugh Laurie na série House: “Religião não é o ópio da massa, é o placebo dela.”. Mas o problema não está na religião em si, A problemática é uma horda de supostos religiosos que confundem fé com fanatismo e não conseguem distinguir religião de alienação. Daí: Os alucinados terroristas que distorcendo o islã, atentam contra princípios fundamentais que caracterizam a condição humana de ser racional; os “zumbis” caricatos, com suas performances histriônicas, autômatas, logorreicas... Depondo contra a seriedade do ensino judaico-cristão; uns outros tantos que folclorizam, envilecem, prostituem, desvirtuam a religiosidade.


Uma outra “pérola” do Dr. Hous nos faz pensar: “As pessoas escolhem os caminhos que as dão as maiores recompensas com o menor esforço.”. Muitos andam deliberadamente e convenientemente esquecidos de uma importante recomendação de Jesus: “Faze a tua parte que o Céu te ajudará”. Gente que intenta rebaixar Deus à condição de “babá” de preguiçosos, negligentes, acomodados... Pronto a premiar a inação, aos que se prestam à contemplação ociosa, querendo barganhar favores celestiais com orações ocas, ritos artificiosos, dogmas estéreis, e louvores vazios, contrapondo a real lição evangélica. Iludidos que resistem em se melhorar em fazer a parte que lhes cabe na melhoria individual e coletiva. Caem no conto de terceirizar suas culpas e obrigações, aguardando os milagres da intervenção divina. Entorpecidos por engendrações fantasiosas, servem de joguete nas mãos de inescrupulosos que exploram o rentável “mercado da fé”, vendendo “apólices da salvação” sem qualquer compromisso com a verdade.


E quando ao fundamentalismo religioso, se consorcia uma espécie de fundamentalismo político e outros interesses meramente terrenos, surgem aberrações tais quais: “Santa(?) inquisição”, “estado islâmico”, “Boko Haram”, “Al-Qaeda”, “guerras mal ditas santas... Aloprados, dementados matando e morrendo, pretextando o santo nome de Deus em vão. Religião de verdade, precisa ser propositiva. Jamais impositiva! Não pode ser excludente, sectária, discriminatória... deve irmanar, acolher, multiplicar o bem equacionando as diferenças na busca da paz e da harmonia entre todos os seres humanos.


Por fim, a frase que nos inspirou a escrever esse texto. É mais uma preciosidade do Dr. Gregory, falando com um seu colega médico: “Não, se você fala com Deus, você é religioso. Se Deus fala com você, você é um psicótico.”. Pois é. Temos que ter muito cuidado e discernimento em meio a essa “epidemia” de “ouvintes” de Deus, de “emissários do Senhor”. Muitos, antes dos templos, precisariam procurar o psiquiatra, o estudo ou a delegacia. Há a esquizofrenia e outras psicopatias; o charlatanismo, embuste e todo tipo de estelionato da fé; a fascinação, a boa intenção equivocada e incontáveis falsos “profetas”... Não se deixe enganar. Religião é coisa séria!


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

7 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Maravilha de texto, como todos os que escreve. Análise profundamente sensível e verdadeira. Como é bom ler você, meu amigo Antonio. Parabéns pelo talento e pelos conhecimentos que te abastecem.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por suas palavras tão generosas. A verdade é que o grande papel da religião, é espiritualizar o ser, mas muitos religiosos, culposa ou dolosamente, desvirtuam tudo. Triste divórcio da verdade e de Deus.

      Um abração e um bom fim de semana.

      Excluir
  2. Boa tarde amigo poeta Antonio, concordo com tudo o que escrevestes nesse texto, inclusive as frases do Dr House, embora já tenha assistido todos os episódios, de vez em quando assisto de novo na Netflix, sempre aprendo e rio muito em alguns episódios!
    Está comprovado que muitas doenças são muito mais psicológicas e depois sim é que passam a ser físicas!
    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hous tem umas coisas muito interessantes. Quanto ao texto. O ser humano é o autor de suas enfermidades e tantas desditas. Apartada de Deus por seus deliberados desatinos, a humanidade vai tardando na província do atraso e da acomodação espiritual. Cativos da matéria, vamos "empurrando com a barriga" a evolução.

      Um abração e um bom fim de semana.

      Excluir
  3. Espiritualidade é coisa séria. Sem fanatismos. Apenas evolucionista. Praticar o bem como se fosse para nós mesmos. Sairmos da teorização para a prática. Sem rótulos. Sem dogmas. Ver o significado do amor na biodiversidade que contemplamos.
    Parabéns por suas colocações. Excelente reflexão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Espiritualidade". A religião precisa resgatar e desenvolver o lado espiritual e não alimentar os desvarios materiais.

      Obrigado.

      Um abração e um bom fim de semana.

      Excluir
  4. Oi Antonio!
    A lei do menor esforço prevalece nos dias de hoje. As pessoas se iludem com conversas manipuladoras.
    Seu texto é ótimo, como sempre!
    Feliz semana!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.