As portas, as janelas e a vida


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Portas entrefechadas,

vidas entreabertas,

janelas a espreitar.

Quem sabe pouco de si;

dos outros,

sabe demais.

Os olhos ouvem,

os ouvidos enxergam,

a língua curte e compartilha:

Fulano faz,

Beltrana acontece,

Sicraninho...


Um dia a Polícia.

Alguém sai algemado.

Não sabia de nada?!

A vizinhança sabe de tudo!!!

Portas entre abertas,

vidas entrefechadas,

janelas...


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. As portas e janelas da alma sabem de tudo e transcendem informações. Quem tem sensibilidade capta, não tenho dúvida alguma.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, muitos embotam os sentidos da alma, materializam as percepções, canalizando para a frivolidade, a fofoca e a maledicência. Esquecidos de si e dos seus, patrulham a vida alheia até serem surpreendidos pelo inesperado.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  2. Olá, António!

    Tudo rolando e domingo quase passado.

    Pois é, as portas, as janelas e a vida têm muito em comum. Até parece que não, mas a vida é uma janela aberta ao mundo, e a porta, lugar por onde nela se entra.

    Mas os sentidos estão todos trocados e baralhados, assim como a própria vida, onde as pessoas fazem que são "outras" pessoas, não sabem "nada" da vida do vizinho ou da vizinha ( e aquela menina, que é "fresca", diz uma que passa os dias à janela e na rua, observando tudo o que se passa, que não passa e que ela inventa, também). Quando colocados frente às autoridades, ninguém sabe de ninguém. É o que eu chamo de "boa" vizinhança.

    Poema bem certeiro, inteligente e crítico.

    Boa semana.

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só os sentidos se embaralham. Temos vivido tempos da mais absoluta inversão de valores,onde tratar da vida alheia, parece ser mais relevante do que da própria. Sabe-se de tudo o que não é da conta. Do necessário e devido? Uma abissal ignorância! Futilidade, fofoca e maledicência, temperadas com generosa porção de mediocridade, parecem inspirar as relações humanas, cada vez mais superficiais, descartáveis e artificiosas. Assim, vai-se superlativando as mazelas dos outros, para esconder aquelas próprias, que a todo custo se intenta minimizar, justificar e desculpar. Errado, imperdoável, criminoso... É sempre o outro.

      Um abração e uma boa semana para ti também.

      Excluir
  3. Oi Antonio!
    É, a vida está assim mesmo! Escancarada!
    Acho que as pessoas nem percebem, pois estão muito "ocupadas".
    Belo post!
    Abraço carinhoso, feliz semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Vive-se muito ocupado em patrulhar e escancarar a vida alheia. Para os próprios desatinos, faz-se cara de paisagem, de aé? Joga-se o lixo de casa para baixo do tapete e o do vizinho se espalha por toda a rua. "Gente estúpida! Gente hipócrita!" Já dizia aquela música de Gil.

      Um abração e uma bela semana.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.



Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.