Flor de sorriso, sorriso de flor


Flor sorriso. #PraCegoVer

Na galeria da memória, num recanto da infância guardo a imagem de umas florezinhas, parecidas com pequeninas margaridas, com o sugestivo e peculiar nome de: Sorriso. Pois é... Sorriso! Foi lembrando do sorriso flor, que resolvi escrever sobre a “flor” do sorriso propriamente dito.


O sorriso colore a face, empresta um quê de poesia ao fugidio instante. O sorriso faz “desdoer”, acalma, tranquiliza, contagia; o sorriso é detox, é antioxidante e jamais démodé. Sorrir espanta a tristeza, descomplica, desestressa, despreocupa e desapressa.


Cara feia só assusta, susta tudo que é bom: Envelhece, enruga, entontece; complica, implica, intoxica... Coisa de endoidecer!


Sorria como o sorriso flor. Ponha no rosto a “flor” desse seu sorriso!


Postado aqui em 23 de abril de 2016.

Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Bom dia meu amigo Antonio, que lindo poetar por aqui, estou sorrindo para ti, concordo plenamente, adoro sorrir, sou o sorriso assim como a flor, não que eu tenha de forçar, sou assim, vivo sempre pensando no melhor dos lados da Vida, isso me possibilita exercer o que mais gosto de fazer, sorrir!
    Seu belo poema/reflexão alegrou ainda mais meu coração, rsrs, estou rimando por aqui!
    Abraços bem apertados repletos de boas energias que nos dá o sorrir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorrir sempre! Sorrir para a vida, para que ela responda com um outro sorriso.

      Um abração florido e sorridente.

      Excluir
  2. É só observarmos o rostinho de uma criança, em geral sempre sorrindo... e quando o faz retrata o rosto divino do Criador!
    Linda Flor Sorriso!
    Um domingo sorridente para você!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. Deus está no sorrir da criança. Também no sorriso sincero e franco de quem busca a sintonia do bem.

      Um abração e uma sorridente semana.

      Excluir
  3. olá, António...

    um texto muito bonito e até reflexivo.

    o sorriso, sem dúvida alguma, ajuda em qualquer situação, quando SINCERO, claro.
    o povo brasileiro tem quase sempre um sorriso no rosto, e mulher, então, o tem de orelha a orelha. genético, propositado, ensaiado... não sei.
    o povo português, é mais sisudo e formatado. quando querem vender algo é que sorriem muito, aliás, até em excesso, para meu gosto.
    eu gosto de sorrir, mas naturalmente, sem exageros.

    o sorriso pode aliviar qualquer situação menos boa, mas no caso da minha mão, é o tempo e os tratamentos de fisioterapia que irão ajudando, mas nunca mais ficarei como dantes, embora o cirurgião me diga, SORRINDO, que daqui a uns meses vai ficar tudo bem.

    amanhã, aqui é feriado. Se comemora o dia da liberdade, ou seja, terminou um regime com ordem, disciplinado e naturalmente imperfeito, e se seguiu outro de nome democracia. os primeiros anos foram conturbados, ninguém se entendia, retiraram-roubaram bens imobiliários a quem os tinha, honradamente, os governos se sucediam com frequência, e lembro até do mais pequeno, curto, que durou 99 dias. era pequena, mas me lembro das lágrimas de minha mãe ao ver o Prof. Dr. Marcelo Caetano a entrar num carro blindado. Mais tarde, foi para o Brasil, e aí morreu e foi sepultado, porque NUNCA mais quis voltar a Portugal. imagino a dor e as saudades que ele deve ter sentido.
    eu jamais senti falta de liberdade, nem opressão, te digo, francamente, porque liberdade para mim é ter deveres e direitos, ser honesta, viver do meu salário, não prejudicar ninguém e não invejar se o fulano A ou B são ricos ou muito ricos.
    veja o que aconteceu com o cantor Prince e com tantos antes dele. mas para que serve ter TUDO, ponto de interrogação.

    me despeço com um sorridente abraço, mas regrado.

    bom domingo e melhor semana.

    ResponderExcluir
  4. Brasileiro ri a toa, até parece que tudo está bem, correndo às mil maravilhas. Nesse sentido, pode-se afirmar: "Esse não é um país sério"! O problema, é que no sentido pejorativo, a frase também se aplica.

    A liberdade da verdadeira democracia não tem preço, ainda que os politiqueiros, tisnem o poder com seus interesses subterrâneos e inconfessáveis, pouco a pouco, as sociedades tendem a evoluir e prosperar a cidadania. Uns povos com mais agilidade, outros com maior vagar. Mas "a pior democracia, é preferível, à melhor ditadura".

    Nada melhor que o passar do tempo para sarar, fé em Deus e e confiar na ciência humana. Tudo há de dar certo e a recuperação surpreender. Pensamento positivo!

    Um abração. Sorridentes dias.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.