Anistia. O Plural voltou



... Já estou me articulando para fundar o PRLP, Partido do Respeito à Língua Portuguesa.


Mãos batendo palmas.


Após treze anos, o último e único “exilado político” (pós-ditadura), retorna ao Brasil. O plural. Ele está de volta e nos concedeu uma entrevista exclusiva:


- Senhor Plural. O que gostaria de dizer nesse seu retorno ao país?


- Como disse Fernando Pessoa e cantou Caetano: "Minha pátria é minha língua". E complementou o “filósofo” Zagalo: “Eles vão ter que me engolir”!


- Quais os seus planos a partir de agora?


- Pretendo criar a bancada do Plural no Congresso Nacional. Construir uma ampla maioria legislativa como base da governabilidade linguística


.

- O senhor Não Teme uma nova cassação e possível exílio?


- Com uma boa base parlamentar, farei que seja aprovada uma emenda constitucional que me garanta no poder independente de quem ou de que ideologia esteja no governo.


- Então o senhor. Vai se filiar ao PMDB?!


- Não, não... Já estou me articulando para fundar o PRLP, Partido do Respeito à Língua Portuguesa.


- E sobre o Gerúndio?


- Esse sujeito vive extrapolando suas atribuições, articulando para manter uma posição que não lhe é de direito, manobrando para validar vícios de linguagem. Tem que ser cassado por falta de decoro idiomático!


- Quanto a “Presidenta”?


- Uma antiga regra diz que as palavras com os sufixos ente, ante e inte são comuns de dois gêneros, valendo para o masculino e o feminino. Essa forma tradicional, não implica em qualquer discriminação. Alguns dicionários aderiram a essa invencionice, mais política que linguística. A palavra pode não estar errada, mas ofende aos ouvidos. Para mim, é carta fora do baralho...


- Com que frase o senhor encerraria essa entrevista?


- Com o perdão da imodéstia, cito mais uma vez Pessoa: “Sê plural como o universo”!


Subscreva aos destaques RSS de:
Powered by FeedBurner

Subscreva aos destaques RSS de:
Powered by FeedBurner

Comentários

  1. Plural, metafórica e inteligente é essa sua crônica-entrevista que na certa colherá muitos adeptos!
    Aplausos ao "Plural" que não TEME em falar o mais correto possível!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos resgatar, não só o plural. Mas o bom trato em geral com a língua portuguesa.

      Um abração.

      Excluir
  2. Voce já se está ARTICULANDO e eu PERGUNTANDO se as inscrições já se encontram abertas para a formação desse tal partido em defesa da Língua Portuguesa. Se sim, eu estou já ADERINDO, SALIVANDO, SENTINDO E CONTRIBUINDO.

    Adoro gerúndios, até porque na província onde nasci, Alentejo, Além do Tejo - nome de rio - como sabes, só quase se usa essa forma verbal, que serve de gozo, troça aos portugueses de outras províncias. Nós, alentejanos, dizemos - está chovendo, está fazendo sol, está comendo, etc. Quando vim para Lisboa, com dois anos de idade, fui perdendo essa forma verbal, primeiro na escrita e depois na oralidade, para não fazerem troça da minha linguagem.
    A ideia de ação que está a decorrer, expressa pelo gerúndio, seduz-me, ou me seduz, como se fala aí. Eu estou amando. Não é lindo...

    Teu post está muito bem feito e sobretudo bem pensado, engendrado. Claro que a crítica social não poderia faltar.

    Tu não és imodesto, nem deves ser, António, és, sim, talentoso. Teus textos são sempre muito interessantes, mas, logicamente que há assuntos, temática que te e nos satisfaz mais que outra. É normal. Por esse andar, e com tanta pluralidade cultural e não só, não te aposentas tão cedo.

    E não se esqueça de que está sendo avaliada por uma professora, também. O ano letivo, aqui, está quase findando, é já no próximo mês. E o Verão nunca mais vem. Hoje, está uma ventania danada. Me apetecia voar para o Dubai - risos -

    O que significa PMDB... suponho que seja um partido político. Se tu, por favor, me disseres, escuso de ir ao Google. Obrigada.

    Um dia mega feliz.

    Abraço, Sr. Professor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o "Plural" que está articulando o tal partido. Ele quer cassar os direitos políticos de quem o maltrata. E tem muitos que não usam o plural, ignoram a concordância... Sobretudo um certo ex-presidente.

      Interessante, aqui usamos normalmente o gerúndio como no Alentejo. O problema é uma invencionice do povo de telemarketing, eles dizem: "vou estar resolvendo, vou estar anotando, vou estar isso, vou estar aquilo"... Irritante. Não?

      Obrigado pelos elogios e pela avaliação.

      O PMDB é o partido político que está sempre no poder. Seja qual for o governo, a ideologia: Direita, esquerda, centro... Se Jesus ou o capeta assumissem qualquer governo, com certeza. O PMDB estaria do lado de qualquer um deles. É também o partido do Presidente Michel Temer.

      O calor aqui já é demais, que dirá em Dubai.

      Um abração e muitas felicidades Professora.

      Excluir
  3. Olá, cheguei cedinho, para que o Professor não me marcasse falta. A assiduidade é muito importante, no Ensino e não só.

    ah, é.... faz ele mto bem. O Partido de Defesa da Língua Portuguesa, bem, saiu, desse jeito, com rima e tudo, tem de ensinar primeiro uma disciplina que eu fiz chamada Dição. Depois, tem de explicar que linguagem escrita é bem diferente da oral e ir avaliando a progressão da aprendizagem dos diferentes conteúdos, portanto, aplicação de conhecimentos transversais. Educação para Cidadania é outra matéria a ser, também, ensinada, para que distingam singular de plural, conotação de denotação e concordância correta e isenta.
    falas do Lulinha... Qui homi tão culto... risos

    essa gente de telemarketing, não sabem Português, meu querido. Sabem um pouco de marketing e de TV. Então, eles usam, o Presente, no Modo Indicativo, seguido de um Infinitivo Impessoal e finalmente um gerúndio. Nossa! Tanta forma verbal para dar ideia de que estão tratando do assunto, com muito profissionalismo e rapidez.

    Não tens que me agradecer, porque corresponde à, com acento grave, verdade. Quando as pessoas não escrevem corretamente, eu indico os erros e as pessoas nunca mais comentam meus poemas. Te digo que indico lapsos ortográficos, não para me insinuar, porque eu estou longe de saber escrever tudo muito bem, mas para ajudar a melhorar o Português das outras pessoas, que não entendem minha intenção.

    Acho que Michel Temer fala, discursa bem. Influências de sua mulher, só pode... risos. Ela foi Carmelita descalça até ao pescoço, não foi... Li isso, algures. Agora, está grávida, outra vez. Li nas Notícias ao Minuto. não sei se é verdade ou não. Tu também não sabes, porque não és o pai do nené. É O Dr. Michel Temer.

    Meu sonho é ir ao Dubai, só k são tantas horas de avião. Nunca menos que 40ºg. Maravilha.

    Abraço e até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarefa hercúlea a de fazer essa gente parar de maltratar a língua portuguesa, e principalmente, nossos ouvidos. Quanto à primeira dama, a opinião publicada, diz que ela é "bela, recatada e do lar", o resto... Me inclua fora dessa. Kkkkkkk...

      Um abração e um bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar nosso texto. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.

+ lidas nesses 30 dias

Apedra. Poema de Antonio Pereira (Apon). O distraído nela tropeçou...

Dia internacional da mulher

Precisa de tinta para escanear?

A gente (Paródia de: A casa - Vinicius de Moraes)

Você tem fé? Ou…

Aposentadoria póstuma. Uma reforma de morrer