Um jardim. Mas...


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Uma das coisas mais belas. Um jardim florido, multicolorido; bem cuidado, arrumado com esmero e bom gosto. A harmonia do toque humano, artístico, consorciado com o espetáculo da natureza. Mas, para tal resultado, é preciso: Estudo, trabalho, arte, dedicação, talento, vontade, obstinação, perseverança, zelo… Sem isso, as ervas daninhas e outras pragas, ameaçam a existência do horto, anulando expectativas, nulificando desejos, inviabilizando possibilidades…


No possível jardim de cada coração humano, a realidade não é diversa. Sem que se cuide para que floresçam as virtudes de todo o bem, a paisagem degringola ante a ação deletéria das forças contrárias. Assim, vemos pessoas maravilhosas; capazes, bondosas, talentosas, honestas, humanas… Perderem, destruírem seu jardim íntimo, sob a ação pestilenta do orgulho, da vaidade e do ego. Assistimos patologias comportamentais, devastarem belíssimas florações existenciais: O preconceito, a intolerância, o “amor próprio” exacerbado, uma “aptidão” especial ao melindre; a empáfia de quem se perde de tanto “se achar”, delirando, imaginando-se o último acarajé do tabuleiro, a senha do Wi-Fi, o derradeiro biscoito do pacote… Vai minando afetos, superlativando antipatias, fortalecendo daninhos vícios, manias, excentricidades… que negligenciadas e incontidas, transformam o que tende ao belo num tenebroso terreno baldio, perigoso espinheiro, insalubre lixão, depósito de reclamações, lamúrias, queixumes e desilusões.


Precisamos cuidar das flores externas e internas. E como incansáveis jardineiros: Extirpar as brotações danosas, combater todo tipo de praga, lidar… A vida é bela, é um jardim. Mas...


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. "...A vida é bela, é um jardim Mas..."
    Tudo depende do "mas", sim, ver com os olhos da alma é a melhor forma de acertar, sentir e acreditar nos próprios sentimentos com honestidade, ah, isso é difícil, sim é, mas não impossível!
    Amei ler como sempre, aqui aprendo mais um pouco e tudo o que é bom é para se colocar em prática, até as críticas negativas têm como nos ensinar!
    Abraços apertados amigo Antonio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver é aprender, crescer, transformar para o melhor, não se acomodar; é cultivar virtudes, combatendo tudo que for daninho.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  2. Que lindo texto e trilha sonora, Antônio! Motivadores para novas ações e conceituações da essência da vida! Parabéns!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida pede jardineiros proativos no cultivo do jardim do existir. Fazer florir o nosso melhor sempre.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  3. Olá, António!

    Um texto, dessa vez em prosa, mas que me cheira a flores, rosas, mais propriamente. LINDO E BEM DIRECIONADO!

    Tens toda a razão. Precisamos tratar dos jardins, ou seja, dos públicos e dos privados com mui esmero e atenção, para que nos passeemos com à-vontade, prazer, felicidade e segurança. Teremos, desse jeito, um mundo multicolor.

    Abracinho, menino e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso cuidar dos jardins para que a vida possa florir.

      Um abraço. Bom restinho de final de semana.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.