O tempo, a paisagem… Tudo passa!



... penso na gente, nas indigentes aflições dos momentos que passamos e que certamente passarão, como passarinho a reencontrar o canto num recanto da paisagem. Hoje, nos vemos cativos...




Paisagem com duas árvores que parecem se abraçar; descampado morro, rio e arco-íris no céu. #PraCegoVer

Contemplando a paisagem que contempla o tempo, penso no tanto de vida e de gente, que por ali passou. As árvores, como irmãs quase abraçadas, entrelaçadas pela vitalidade de seus galhos e folhas; quantos sonhos e promessas, quanto cansaço e quanta energia, tristezas e alegrias, elas assistiram passar? Quantos pés passaram, correram, fugiram, brincaram por esses descampados, entre primaveras e verões, outonos e invernos; que também passaram? E o morro, testemunha impávida de quantas histórias, venturas e desventuras? Quantas águas correram e seguem a correr no rio que passa? Quantos arcos-íris, aliançando com a natureza o colorido passar da chuva?

Tão diversa do ser humano, que se põe à parte dela, a natureza não se apressa e nada apreça, não cultiva preocupações, não se pré ocupa com ses, serás e talvez; se desocupa do imponderável futurismo. Dá ao tempo, o seu devido tempo, sabendo que tudo passa.

Inúmeras tempestades açoitaram a paisagem, sacudindo, ameaçando as árvores; amarfanhando a relva, lavando o monte, encrespando as águas do rio, embaçando o céu… Passaram. E incontáveis vezes, um arco-íris, veio reeditar a notícia de que, tudo passa. Como o sol que alheio a qualquer vontade, rascunha uma paisagem nova no horizonte de cada novo dia; como a lua e as estrelas, que persistem, republicando o recado da transitoriedade da noturna escuridão.

Contemplando a paisagem que contempla o tempo, penso na gente, nas indigentes aflições dos momentos que passamos e que certamente passarão, como passarinho a reencontrar o canto num recanto da paisagem. Hoje, nos vemos cativos das semeaduras do passado, na colheita compulsória do desrespeito ao tempo, à vida… Mas, escutemos o discurso eloquente da paisagem; que, com os homens, sem os homens e apesar dos homens. Insiste, resiste no testemunho convicto de que, tudo passa.

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

4 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Fantástico texto! Obrigada pela partilha!
    -
    Desejo contido ...

    Beijo e um excelente fim de semana.
    Bom feriado. Fiquem em casa. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantástica natureza de tantas lições a serem aprendidas, contadas, cantadas em prosa e verso, para acordar nos homens, a certeza de que, tudo passa Por enquanto #FiqueEmCasa.

      https://www.youtube.com/watch?v=6SJ1TD9RXto

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  2. Bom dia:- Uma foto maravilhosa que espelha bem o afastamento social em que nos encontramos
    .
    Feliz 1º de Maio
    Proteja-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natureza que nos acolhe e exemplifica o passar do tempo e que, tudo passa, independente da boa ou má vontade da humanidade, hoje confinada pelo viralizar dos seus desatinos. Mas, vai passar! #FiqueEmCasa.

      https://www.youtube.com/watch?v=GvKo7zKNuMc

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.



Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.