Saber e sabedoria


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Um arrogante professor morreu, chegando no mundo espiritual, julgou-se destinado à uma elevada posição, conforme os títulos acumulados no plano físico. Encaminhado Á uma escola, pensou que seria o diretor ou mestre numa turma avançada... Qual não foi sua surpresa, quando sobre ser "apenas" aluno. Pior ainda quando reconheceu na condição de seu professor, um seu ex-aluno.


- Que brincadeira é essa? _ Bradou surpreso. _ Estudei todas as ciências, fui da física à metafísica (passando pela quântica), domino a filosofia e as religiões, estudei as artes... Como agora ser discípulo de um aprendiz?


- Calma professor. _ Falou seu mestre.


- O senhor tem muito conhecimento e o saber é extremamente importante. Mas se o que sabemos, não se faz útil a nós e aos outros, esse conhecimento não serve para nada. Nas suas aulas, aprendi muita coisa, que por si só, não tinha nenhum significado. Teoria sem prática, é letra morta, cultura inútil, adorno para o ego. Aprendi um pouco a tornar-me  (e a meu saber) útil. Estou aqui para lhe convidar a caminhar comigo em busca da sabedoria, nessa estrada infinita, onde todos somos alternadamente, mestres e aprendizes.


* * *


Pode parecer um paradoxo, mas saber muito, em alguns casos, emburrece tanto quanto o pouco saber. Quem acumula saberes, não se torna necessariamente sábio. A sabedoria não está no simples fato de se armazenar conhecimento, mas em saber usar bem aquilo que se sabe.


As armas, as guerras, a degradação ambiental, a inquisição e tantas outras ideologias caquéticas... Tudo obra do muito saber e de pouca sabedoria. A arrogância cega, a vaidade enlouquece, o orgulho paralisa, a presunção embriaga...


A melhor enciclopédia, um bom dicionário, são "depósitos" de saberes. "Como eles", existe gente que julga tudo saber, PHDs em todos os assuntos, mestres nisso, doutores naquilo... Estagnam na pretensa sabedoria, passam a ver tudo e todos com o preconceito comum aos que julgam-se superiores aos "simples mortais". A ignorância culta, em muitos momentos, os torna mais estúpidos que os ignorantes propriamente ditos. Os verdadeiramente sábios, costumam amealhar entre seus saberes: discernimento, humildade, simplicidade, altruísmo, paciência, compreensão, respeito, calma...



Postado aqui em 07 de dezembro de 2009.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

3 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Aprende-se e muito com os ensinamentos que "pensamos" transmitir. A eficácia é relativa entre ensino e aprendizagem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amei ler essas reflexões, bem assim, a sabedoria é para se viver com simplicidade, com capacidade de resolver problemas simples, cotidianos, eis o que se pode dizer da sabedoria, há pessoas que nem sabem ler, mas são sábias, tremendamente sábias!
    Amei ler aqui querido amigo Antonio, tens grande sensibilidade!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.



Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.