Plantando sonhos



“Cuidado com aquilo que você deseja: você pode conseguir”. A mente é fonte criadora, transborda suas ideações para a vida, “ideoformas” saltam para a realidade. Como no: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” de Exupéry. Você se torna eternamente responsável por aquilo que cultivas. Cuidado! “a semeadura é livre, mas, a colheita é obrigatória” e “quem semeia ventos...




Árvore da vida, pintura de Gustav Klimt. #PraCegoVer

Já imaginou, ter um “pé de sonho” plantado no quintal? Poder a qualquer hora, colher um sonho madurinho, pronto para degustar? Como se chamaria a árvore surreal
? Sonheiro? Sonhador? … Sei lá! Imagino uma árvore encantada, plantada no solo do tempo, regada com vontade e muito querer; cuidada com perseverança e determinação, adubada com esperança, fé, otimismo e proatividade. Uma planta diferente de um abacateiro, que só dá abacates; de um tomateiro, que só dá tomates… Ela dá de um tudo, tudo o que nos permitirmos sonhar. Floração transcendente frutificando no imanente, pois, sonhar é ensaiar realizar.

Mas, para além da metáfora, nossa mente é solo fecundo, onde, “se plantando, tudo dá”, assim, se não soubermos plantar nossos sonhos, podemos colher pesadelos e tragédias, como na parábola de Osho:

“A Árvore dos Desejos”

“Uma vez um homem estava viajando e, acidentalmente, entrou no Paraíso. No conceito indiano de Paraíso, existem árvores dos desejos. Você simplesmente senta debaixo delas, deseja qualquer coisa e imediatamente seu desejo é realizado – não há intervalo entre o desejo e sua realização.
O homem estava cansado, e pegou no sono sob a árvore dos desejos. Quando despertou, estava com muita fome, então disse: “Estou com tanta fome, desejaria poder conseguir alguma comida de algum lugar.”
Imediatamente apareceu comida vinda do nada – simplesmente uma deliciosa comida flutuando no ar. Ele estava tão faminto que não prestou atenção de onde a comida viera. Começou a comer imediatamente e a comida era tão deliciosa… Depois, a fome tendo desaparecido, olhou à sua volta. Agora estava satisfeito. Outro pensamento surgiu em sua mente:
“Se ao menos eu conseguisse algo para beber…”
Como não há proibições no Paraíso, imediatamente apareceu um excelente vinho. Bebendo vinho relaxadamente na brisa fresca do lugar, sob a sombra da árvore, começou a pensar:
“O que está acontecendo? O que está havendo? Estou sonhando ou existem espíritos ao meu redor zombando comigo?”
E os espíritos apareceram, E eram ferozes, horríveis, nauseantes. Ele começou a tremer e um pensamento surgiu em sua mente:
“Agora vou ser assassinado, com certeza!!!!”
Conforme seu desejo, foi o que aconteceu”.


Portanto, “cuidado com aquilo que você deseja: você pode conseguir”. A mente é fonte criadora e transborda suas ideações para a vida, “ideoformas” saltam para a realidade sem a menor cerimônia. Parafraseando o: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” de Antoine de Saint-Exupéry, em “O Pequeno Príncipe. Podemos afirmar: Você se torna eternamente responsável por aquilo que cultivas. Inclusive sua “árvore dos sonhos”, dos desejos; seus pensares, sentires… Cuidado! “a semeadura é livre, mas, a colheita é obrigatória” e “quem semeia ventos, colhe tempestade”.

Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

9 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Boa tarde de paz,amigo Antônio!
    Linda postagem!
    Procuro sempre olhar com muita vontade só de coisas boas e lindas. Dá certo bem como explanou bem aqui.
    Atraio coisas belas, cultivo-as no 💙 e o pensamento as busca com flecha certeira.
    Muito obrigada pelo sábio partilhamento de mente sadia.
    Tenha dias felizes!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A semeadura interior, nossos pensares e sentires é que determinam nossas colheitas na vida. Semear o bem é o caminho para nossa libertação do mal.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  2. Elogio tão maravilhosa e fértil imaginação.
    .
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom saber que nosso artesanato das palavras, toca a mente e o coração do amigo leitor. Obrigado por seu gentil comentário.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  3. Muito, muito bom...Obrigada pela leitura! :)
    .
    Beijos e uma excelente tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semear pensares e sentires é o que buscamos aqui fazer. Espalhar boa leitura. Assim tentamos.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  4. Gostei bastante da sua história, analogias e criatvidade.
    Ao contrário de muita gente, também admiro o citado pensamento
    de ASExupéry.
    Tudo pelo melhor.
    Abraço, amigo António.
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semear e colher fazem parte da vida, da arte do viver. E nós que escrevemos, vamos dando nossa forma ao ditado do existir e suas inspirações.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.