Educação pra que? criar cobra pra me morder? - A arte da vida. Apon HP

Bom estar com você aqui no A ARTE DA VIDA. APON HP!


Dê um toque. Leia um escrito especialmente sorteado para você. Clique na figura abaixo.
Clique aqui, para ler um texto aleatoriamente selecionado pelo sistema.

Educação pra que? criar cobra pra me morder?

Publicado em quinta-feira, 15 de abril de 2010



... Aqui eu finjo que pago, as iscola faz de conta que funciona, o professor finge que insina, os minino finge que aprende e tá tudo bem...


Antonio Pereira Apon.


Professora dando aula.


Um próspero fazendeiro foi eleito prefeito de uma cidadezinha lá nos cafundós da Bahia. Nepotismo à parte, nomeou sua filha como Secretária de Educação do município.


Diferente do pai, ela era uma pessoa séria e compromissada. Diante do quadro caótico que encontrou, foi conversar com o Alcaide:


- Meu pai as escolas estão uma lástima, falta tudo e mais um pouco. Ainda temos professores leigos, tetos ameaçando cair, esgoto no meio de sala de aula, bibliotecas defasadas. Temos que mudar isso para pudermos dar uma educação com o mínimo de qualidade.


- Minha filha, basta que esse povo aprenda a ler e fazer conta. Insiná muito pra essa gente não dá certo, vão começar a cobrá direito, querer milhô condição... Aqui eu finjo que pago, as iscola faz de conta que funciona, o professor finge que insina, os minino finge que aprende e tá tudo bem.


- Que absurdo papai!


- Ocê acha qui se essa gentalha tivesse instrução, ia me eleger prefeito? E eu ainda quero chegar lá na presidênça do país. Dá bom istudo pra pobralhada, é o mesmo que criá cobra pra mi mordê. Eles gnorante, aceita tudo, não reclama nada e eu tapio com uns agradinho vez in quando.


- Mas eu estudei sempre nas melhores escolas e universidades particulares... Eu queria dar um pouco de dignidade para meus conterrâneos. Mas desse jeito eles nunca vão melhorar de vida...


- Filhinha esqueça dessas coisa que ocê aprendeu na cidade grande. Iscola particulá forma quem manda, iscola pública é pra tapiá quem vai obedecê.


A secretária entregou o cargo e se mudou para a capital. O resto continuou como dantes.



Pena que a metástase da deseducação e da politicagem esteja matando a cidadania de tantos brasileiros. Pense nisso na hora de votar. Procure saber como anda o ensino público na sua cidade, no seu estado.



4 comentários:

  1. Parabéns...Adorei a mensagem verdadeira...
    Será que mudou alguma coisa?
    Olha, em muitos lugares isso acontece ainda....é muito triste, mas fazer o que?
    Mas nessa hora devemos lembrar que podemos mudar sim....sempre tera uma saída, as mentes vão se abrindo..
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Neusa!

    Esse texto retrata a surreal realidade da nossa deseducação, a farsa das “políticas educacionais”, a grande mentira do “ensino público”. Mas as coisas podem mudar, se e quando a sociedade acordar para a importância da educação e por meio do voto cidadão, desratizar a furna política, banindo os “vampiros” do ensino que apostam no “emburrecimento” nacional, para perpetuarem seus “podres poderes”. Mantendo as escolas, no “projeto ribanceira” em que foram jogadas.

    Obrigado por ler e comentar.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Olá Antonio!
    Uma forma de mostrar o descuido com que são tratadas as nossas bases: educação, habitação e saúde... Ignorância certamente não falta, tanto para quem assume o poder, como para quem elege. É preciso, sim, muita educação e discernimento para sabermos diferenciar a cobra que criamos do seu próprio veneno, que tanto pode matar como curar!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Oi Jackie!

    O povo brasileiro precisa acordar e se respeitar mais.

    Um abração.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita. Aqui você pode deixar seu comentário. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.




Rosa da amizade/Afeto enviada pela CÉU.


Rosa da amizade/Afeto enviada pela CÉU.


Troféu rosa da amizade/Afeto.


Rosa da amizade/Afeto do Poetizando e encantando da Professora Lourdes..




Follow
View My Stats

DMCA.com Protection Status


@INSTAGRAM