Coragem é assim

Coragem

Por: Antonio Pereira (Apon)

 

Coragem não é ausência de medo. É apesar dele, não desistir de seguir em frente. Dar menor importância ao tamanho do caminho e valorizar mais o caminhar. Saber que por muitas vezes iremos

errar, tropeçar... Mas nunca desistir de buscar os acertos.

É não sufocar nosso "Peter Pan" para satisfazer quem nos quer "Capitão Gancho". Ignorar os "mantras" da grande mídia, a tirania da moda, a ditadura das agendas e dos relógios.

É sermos nós mesmos. Sinceros em nossos sims e nãos, mesmo quando a mentira é mais cômoda ea dissimulação faz-se mais conveniente. Mostrar a cara sem máscaras, fazer o que é preciso ser feito, sem a preocupação em agradar nem desagradar ninguém.

É "aprender" tanta física, química, matemática... Depois, esquecer tudo, descobrir que "existe mais coisas entre nós e nossa realização profissional, do que sonha nossa vã educação". (Que Shakespeare me perdoe pela paráfrase).

São formas de coragem ante a mediocridade covardemente estabelecida: Crer sem dogmas, desacreditar qualquer "verdade" que se pretenda absoluta, desconfiar dos extremismos, desafiar os preconceitos, fugir da acomodação, combater a preguiça, duvidar do impossível... Cultivar uma fé que raciocina, a esperança sem devaneios, o sonho sem quimeras, o ideal sem utopias...

O heroísmo é fruto da coragem. Heróis são pessoas comuns, que tiveram a coragem de fazer algo incomum, insólito, diferente... Transpor limites, transcender o óbvio, ser a solução, ter a resposta... Não cabem no caricato, no estereotipado nem no sobrenatural, passam despercebidos no vai e vem vulgar do cotidiano.

A coragem não busca holofotes, é sutil, espontânea e natural. Manifesta-se sem espalhafato, premeditação nem ocultas intenções.

A coragem é assim...

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original: Antonio Pereira (Apon) (Além do nome do autor, cite o link para o site http://www.aponarte.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato