Quimera. Do mito à palavra


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Algumas palavras por nós usadas, guardam uma origem por muitos desconhecida e insuspeita. Um desses casos é o substantivo feminino: Quimera. Normalmente usado para designar aquilo que é fruto da imaginação, o impossível, utópico, sonho, fantasia... Mas, de onde veio esse vocábulo?


Segundo lendas e versões, Quimera era um monstro, resultante da união de Equidna (monstro metade mulher, metade serpente) e o gigante Tifão (deus dos vendavais. Filho de Gaia e Tártaro). Há quem diga ser ela filha da hidra de Lerna e do leão da Nemeia. Soltando fogo sem parar, destruía tudo por onde passava. Até (segundo a mitologia grega), ser abatida pelo herói Belerofonte, e seu cavalo alado Pégaso.


Na arquitetura e demais artes, na alquimia... A quimera ganha formas e significados diversos: Voando ou não, com cabeça e corpo de leão, trazendo como apêndices uma cabeça de cabra e outra de dragão; com dupla cauda, de serpente e de leão; com asas, de dragão no seu corpo de leão... Com o tempo, a imagem da quimera cede espaço aos dragões. Por falar nisso! São Jorge matando o Dragão, seria uma releitura de Belerofonte e a quimera?


Aprendemos um pouquinho sobre esse mito e essa palavra, mas outros mitos e palavras, vieram reforçar a tese de que quanto mais sabemos, descobrimos que muito mais temos a saber. Pois é! Talvez em outro escrito...


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

2 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Amei a postagem, Mitologia é o meu ponto fraco, amo demais, tanto em ler como em tentar escrever sobre o tema, por mais que queiramos fugir dos mitos são eles os que alimentam nossas almas em alguns momentos!
    Abraços meu amigo poeta Antonio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mitologias, parábolas, lendas... Muitas delas escondem profundos ensinamentos e grandes lições.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.