Passado, presente e futuro



... O passado, já foi! O futuro, pode vir a ser! Só o presente, já é! Bem ou mal, alegre ou triste, mais fácil ou mais difícil… Tudo só pode ser vivido, transformado, modificado, escrito, reescrito é nesse presente, dádiva de...




As Meninas é uma pintura de Diego Velázquez. #PraCegoVer

Dois meses de isolamento social e Romeu, sem sua Julieta, já estava avexado, reclamando de Deus, tudo e todo mundo. Apoquentado da vida, azuretado, já “virado no estopô”; praguejava, mal dizia, blasfemava… Num surto saudosista, pensava no quanto tudo era melhor no passado; naquele tempo isso, naquele tempo aquilo… Foi quando surgiu em sua frente um menino, montado numa espécie de prancha flutuante com jeitão modernoso, futurista:

- Quem é você moleque? - Perguntou Romeu.

- Eu sou o tempo, tio! - Respondeu o garoto.

- O tempo?! Mas, o tempo não é um velhinho de barba longa com uma ampulheta na mão?

- Esquece! Isso é coisa que colocaram na cabeça de vocês. Esse visual démodé e tão deprê, já era! Fiz programação neurolinguística, dei uma repaginada e agora, esse é o meu look lacrador. Afinal de contas, como já cantou o Mano Caetano: “O tempo não pára no entanto ele nunca envelhece”. Captou brother?!

- Captei. Mas, o que você está fazendo aqui?

- Eu estou sempre aqui. Contudo, porém, todavia. Como tu tá aí na pilha com o presente, todo desgostoso da vida, entre seus delírios pretéritos, resolvi me explicitar para atender seu desejo e te mandar para algum lugar do passado…

Assim, O nosso amigo se viu de volta ao passado. Após os primeiros instantes que lhe saciaram a nostalgia, ele passou a estranhar tudo: os cortes de cabelo, as roupas, aparelhos, automóveis… Tudo tão antiquado, naquele mundo retrô, não podia interagir com nada nem ninguém, se sentia imerso num filme antigo; pronto, acabado, onde nada mais podia ser mudado, modificado, editado. Só assistir e pronto! Desiludido e ainda mais aborrecido, pediu ao tempo para visitar o futuro, achava que lá se encontraria.

No futuro, uma sensação de incompletude o dominou. Tudo era novo, moderno, avançado. Mas, nada estava pronto, tudo estava incompleto, por fazer: cabelos indefinidos, roupas mal alinhavadas, aparelhos, automóveis que não funcionavam… Se sentiu dentro de um jogo de videogame sem um só life para viver; uma névoa de esquisitice pairava no ar... Desenganado, retornou ao presente ouvindo o tempo dizer:

- O passado, já foi! O futuro, pode vir a ser! Só o presente, já é! Bem ou mal, alegre ou triste, mais fácil ou mais difícil… Tudo só pode ser vivido, transformado, modificado, escrito, reescrito é nesse presente, dádiva de todas as oportunidades e possibilidades que a vida pulsa e pode fazer acontecer. Se lamuriar, praguejar, entregar-se à revolta e ou ao desespero; é desaproveitar a preciosa chance de fazer a diferença...

Romeu acordou do seu cochilo em frente á TV, ouvindo: “Já fui banda mel!”

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

4 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Boa tarde, Apon!
    Mais uma publicação de nos encher a alma!
    -
    Intempéries no sentimento imaturo

    Beijo, e um excelente dia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem no passado nem no futuro. É no presente que avida acontece e faz acontecer.

      https://www.youtube.com/watch?v=3eVHpoCiOwo

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  2. O passado deve servir como conhecimento e estimulo para viver o presente e preparar a vivência do futuro. Nada mais que isso. O que lá vai... lá vai.
    .
    Cumprimentos
    Proteja-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo tem seu tempo e não há tempo, pra quem vive a tempo perder.

      https://www.youtube.com/watch?v=an40tNFfqVs

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.