Passado, presente e futuro



... O passado, já foi! O futuro, pode vir a ser! Só o presente, já é! Bem ou mal, alegre ou triste, mais fácil ou mais difícil… Tudo só pode ser vivido, transformado, modificado, escrito, reescrito é nesse presente, dádiva de...




As Meninas é uma pintura de Diego Velázquez. #PraCegoVer

Dois meses de isolamento social e Romeu, sem sua Julieta, já estava avexado, reclamando de Deus, tudo e todo mundo. Apoquentado da vida, azuretado, já “virado no estopô”; praguejava, mal dizia, blasfemava… Num surto saudosista, pensava no quanto tudo era melhor no passado; naquele tempo isso, naquele tempo aquilo… Foi quando surgiu em sua frente um menino, montado numa espécie de prancha flutuante com jeitão modernoso, futurista:

- Quem é você moleque? - Perguntou Romeu.

- Eu sou o tempo, tio! - Respondeu o garoto.

- O tempo?! Mas, o tempo não é um velhinho de barba longa com uma ampulheta na mão?

- Esquece! Isso é coisa que colocaram na cabeça de vocês. Esse visual démodé e tão deprê, já era! Fiz programação neurolinguística, dei uma repaginada e agora, esse é o meu look lacrador. Afinal de contas, como já cantou o Mano Caetano: “O tempo não pára no entanto ele nunca envelhece”. Captou brother?!

- Captei. Mas, o que você está fazendo aqui?

- Eu estou sempre aqui. Contudo, porém, todavia. Como tu tá aí na pilha com o presente, todo desgostoso da vida, entre seus delírios pretéritos, resolvi me explicitar para atender seu desejo e te mandar para algum lugar do passado…

Assim, O nosso amigo se viu de volta ao passado. Após os primeiros instantes que lhe saciaram a nostalgia, ele passou a estranhar tudo: os cortes de cabelo, as roupas, aparelhos, automóveis… Tudo tão antiquado, naquele mundo retrô, não podia interagir com nada nem ninguém, se sentia imerso num filme antigo; pronto, acabado, onde nada mais podia ser mudado, modificado, editado. Só assistir e pronto! Desiludido e ainda mais aborrecido, pediu ao tempo para visitar o futuro, achava que lá se encontraria.

No futuro, uma sensação de incompletude o dominou. Tudo era novo, moderno, avançado. Mas, nada estava pronto, tudo estava incompleto, por fazer: cabelos indefinidos, roupas mal alinhavadas, aparelhos, automóveis que não funcionavam… Se sentiu dentro de um jogo de videogame sem um só life para viver; uma névoa de esquisitice pairava no ar... Desenganado, retornou ao presente ouvindo o tempo dizer:

- O passado, já foi! O futuro, pode vir a ser! Só o presente, já é! Bem ou mal, alegre ou triste, mais fácil ou mais difícil… Tudo só pode ser vivido, transformado, modificado, escrito, reescrito é nesse presente, dádiva de todas as oportunidades e possibilidades que a vida pulsa e pode fazer acontecer. Se lamuriar, praguejar, entregar-se à revolta e ou ao desespero; é desaproveitar a preciosa chance de fazer a diferença...

Romeu acordou do seu cochilo em frente á TV, ouvindo: “Já fui banda mel!”

Postado aqui em 20 de maio de 2020.


9 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Boa tarde, Apon!
    Mais uma publicação de nos encher a alma!
    -
    Intempéries no sentimento imaturo

    Beijo, e um excelente dia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem no passado nem no futuro. É no presente que avida acontece e faz acontecer.

      https://www.youtube.com/watch?v=3eVHpoCiOwo

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  2. O passado deve servir como conhecimento e estimulo para viver o presente e preparar a vivência do futuro. Nada mais que isso. O que lá vai... lá vai.
    .
    Cumprimentos
    Proteja-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo tem seu tempo e não há tempo, pra quem vive a tempo perder.

      https://www.youtube.com/watch?v=an40tNFfqVs

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  3. Verdade verdadeira! O passado serve de lição, aprendizado, o futuro a gente planeja, mas não se sabe se dará certo...O único momento em que as coisas acontecem é no presente.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia de Paz , amigo Antônio!
    O pressente é muito mais apetecível de se viver.
    Museu gosta e precisa de passado...
    O futuro a Deus pertence.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso. O presente é o grande presente do tempo, dádiva para se dar proveito ao viver. O passado já foi, o futuro há de ser, ou não. Só Deus o sabe.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato