Adeus, não. A Deus


Barco navegando ao entardecer. #PraCegoVer

Um adeus corporifica um determinismo absoluto, fatal, inapelável; carrega o peso de uma despedida irrevogável, irreversível… Oprime o coração, deprime numa saudade sem termo, inconsolável presença de uma ausência. Mas, sabemos mesmo, o que é definitivo, irremediável? A vida dá tantas voltas e reviravoltas, sabemos tão pouco de tanta coisa; o imponderável, o imprevisto e o improvável nos surpreendem tantas vezes...

Então, em vez de selar com um dolorido adeus, entreguemos a Deus as nossas despedidas, esperançando o tempo que instrumentaliza os acertos e consertos do viver.

Na escrita existencial, parágrafos, vírgulas e toda a pontuação, até podem correr por conta do livre arbítrio de cada um de nós. Porém,  o ponto final…

A Deus, cabe o agendar de encontros e reencontros, as chegadas e partidas, o preciso trânsito do destino, ante nossa imprecisa percepção. Adeus, não. A Deus!

Antonio Pereira Apon.

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

8 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Um Adeus é como o Amor. É irrevogável enquanto dura...
    .
    Tenha um dia de Paz e Amor

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de muita paz, amigo Antonio!
    A Deus devemos sim entregar absolutamente tudo, pois só Ele pode nos dar soluções, pistas de bem viver.
    Tenha diasa abençoados e um ótimo final de semana!
    Abraços fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas mãos de Deus, tudo se resolve, talvez, não como desejamos, mas sempre como necessitamos.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  3. Não sei porquê, mas não gosto da palavra adeus. Não gosto de o dizer nem de o ouvir!:)
    .
    Deambulo no baú dos sentimentos ...

    Beijo e uma excelente Sexta Feira

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tonico!

    Um texto muito bem escrito, inteligente e com um tiquinho de deus, k faz todas as "tarefas" por nós. Era bom se ele viesse me dar uma mãozinha nas limpezas, hoje-rs. Deixo por conta dele e aparece tudo feito num segundo, né? Como tu dizes, deus não é babá de ninguém, nem empregado doméstico de ninguém, concluo eu.

    Alguns brasileiros têm um jeito especial para jogar com as palavras, "brincar" com elas e lhes dar sentidos diferentes e complementares e tu és um deles, talvez mesmo um dos melhores.

    Não me soa lá mto bem a palavra adeus, mas já a tenho dito no sentido de até mais logo, até à próxima, sem qualquer conotação negativa e não me sinto incomodada por proferi-la. Adeus em francês é "au revoir", ou seja, até voltar a ver, o que pode levar um dia ou um ano, mas o até já, qdo as pessoas sabem que vão estar uns bons meses fora ou nunca mais se vão ver, me parece desadequado.

    Até já é "coisa" breve, mas eu tb entendo o desanuviar que algumas pessoas querem dar às palavras e os brasileiros são exímios nisso.

    Como tu escreveste é deus que se despede por nós, e portanto estamos a salvo-rs. Tens imensa imaginação com as palavras e as sabes separar, trocar, fazê-las opostas e mto mais. Escreves bem, resumindo, e com muitas metáforas.

    Grata por teu comentário no meu blogue. O meu poema não dá mto para comentar, pke são divagações e só a última estrofe tem cariz sensual.

    Beijos, abraço desinfetado e bom final de semana et "à bientôt" (até breve ou até já).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em português e espanhol, o adeus tem uma carga de dramaticidade, de finitude muitas vezes desnecessária. Tudo passa e as idas e vindas fazem parte da vida e quando não temos controle sobre os adeuses, resta-nos confiar a Deus. Não o Deus mítico dos religiosos, nem o ser místico, mágico que poderia te ajudar na limpeza ou "quebrar o galho" de muita gente. Falo do Deus, força superior, que não faz o que nos cabe fazer. Mas nos dá força para passarmos por tudo o que precisamos passar.

      Quanto às palavras, elas são alquímicas, encantadas e mesmo encantadoras; preciosas joias que podemos lapidar e lhes dar novas formas e usos, é a magnífica arte de escrever.

      Um abração desviralizado, com votos de um fim de semana com tudo de bom.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.