Voto de Minerva ou de me enerva?


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Trata-se do mito grego, no qual, a deusa Palas Atena, equivalente à romana Minerva, preside o julgamento do mortal Orestes. Sendo Minerva a deusa da sabedoria, o voto de Minerva refere uma escolha sábia, certa, justa, coerente...


Segundo Ésquilo, tudo começou quando Agamenon ofereceu sua filha em sacrifício aos deuses, no intuito de vencer a lendária Guerra de Troia. Furiosa com a morte da filha, e influenciada pelo amante Egisto, sua esposa Clitemnestra, o assassinou. Como vingança pelo homicídio do pai, Orestes matou a própria mãe e o citado amante.


Conforme a tradição, crimes cometidos contra os seus eram apenados com a morte pelas demoníacas Erínias, que tratavam o matricídio como o mais grave e imperdoável de todos os crimes. Apelando para Apolo, Orestes passou a contar com o Deus como seu “advogado”, conduzindo o julgamento para o Areópago, uma espécie de supremo tribunal, conselho que se reunia ali na Colina de Ares, ao nordeste da Acrópole em Atenas. Na acusação, três Erínias (Tisífone (Castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Infindável)), ficando Atena/Minerva a presidir o julgamento. Tendo terminado em empate a votação do júri composto de doze cidadãos atenienses, coube a Atena/Minerva decidir. O que fez, declarando Orestes inocente, no que foi considerado o 1º julgamento da história.


Por aqui, como tudo se subverte, vez ou outra, graça uma versão tupiniquim do mito: O voto de me enerva. Longe de solucionar dilemas de forma sábia, honesta, ética… Exalta a conveniência, o “jeitinho”, interesses quase sempre inconfessáveis, atentando contra a realidade, a verdade e a justa justiça. Acordando a sensação de que o crime até pode compensar, que “os fins justificam os meios” e que impera um velho axioma: “Para os amigos, tudo. Para os inimigos, a lei”.


Esqueceu que isso aqui é Brasil? Queria o que?! Seriedade?!


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

Postar um comentário

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.