A arte da vida. Apon HP

Obrigado por sua visita. Boa leitura!

Clicando na imagem, você lê uma postagem sorteada pelo sistema.

Datas comemorativas de junho. Hoje é dia de que?



Vem chegando o inverno, mas os namorados aquecem os corações, espalhando romance no ar. Como anda sua vida? Que tal dar uma repaginada? O ano está no meio, você tem aproveitado bem as oportunidades? Tem se cuidado? Cuidado dos outros? Da natureza? ... O sexto mês do calendário gregoriano tem 30 dias e o nome desse mês, reverencia a “toda poderosa” do panteão romano, Juno. Esposa de Júpiter, guardiã do casamento e do bem-estar de todas as mulheres. Por volta do dia 21, o Sol atinge o ponto mais ao norte em sua trajetória pelo céu; é o solstício de junho, começo do verão no Hemisfério Norte e do inverno no Sul. É o mês das festas juninas, assim denominadas no Brasil as festas comemoradas em junho em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. Bem provável que a influência portuguesa em nossa cultura, explique o comemorar a esses Santos. Outra possibilidade, pode ter sido a inspiração em antigos povos como os celtas, os Greco-romanos e seus rituais com fogueiras e folguedos em homenagem aos deuses da colheita, já que junho nos países do hemisfério norte marca o início do verão, sendo propício ao plantio.


Paisagem de inverno.


Que tal colocar o widget de datas comemorativas abaixo, em seu Site ou Blog? Ele se integra automaticamente à largura da coluna aonde for inserido e além dos acontecimentos do dia atual, seus visitantes encontrarão sugestões de leitura para cada dia. São crônicas, poesias, mensagens, contos ou artigos, acompanhando dias cívicos, feriados, fatos históricos, aniversariantes famosos, santo do dia, datas que não devem ser esquecidas... Enfim, respostas para uma recorrente pergunta: Hoje é dia de que? Basta inserir o código seguinte no local desejado de sua página.


<script src="http://feeds.feedburner.com/aponhphoje?format=sigpro" type="text/javascript" ></script><noscript><p>Subscreva aos destaques RSS de: <a href="http://feeds.feedburner.com/aponhphoje"></a><br/>Powered by FeedBurner</p> </noscript>



Dia: 01|02|03|04|05|06|07|08|09|10|11|12|13|14|15|16|17|18|19|20|21|22|23|24|25|26|27|28|29|30|


Comemorações móveis esse mês em 2017:
15, quinta-feira, Corpus Christi.


01 de junho. Hoje É:

Dia Nacional da Imprensa e de Prevenção de Incêndios Florestais, de Caxias, Internacional da Criança.


Nasceram:

Marilyn Monroe (1926-1962), a cantora Alanis Morissette, os atores Jonathan Pryce e Morgan Freeman, o guitarrista Ron Wood.


Aconteceu:

Criado o Conselho Nacional do Meio Ambiente (1983), lançamento do Correio Braziliense, o primeiro jornal brasileiro (1808).


ReligiÃo:

Dia de São Justino, Santo Aníbal Maria di Francia e São João Batista Scalabrini.


Leitura do dia:


... Será você? ... Ou alguém, que esses versos não lê?! Estará ali? Aqui?! Ou se foi, por entre os ventos da vida como folha despercebida de um poema outonal?! Onde ela está? ...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


02 de junh. Hoje É:

Dia Internacional do Pólen e da Prostituta.


Nasceram:

O ator Caio Blat, o baterista Fabrizio Moretti.


Aconteceu:

Morre Giuseppe Garibaldi, herói da Guerra dos Farrapos (1807-1882). É assassinado o jornalista Tim Lopes (Rio de Janeiro 2002). Guglielmo Marconi recebe a patente da sua invenção, o rádio (1896), a Agência Espacial Europeia lança a sonda Mars Express do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão (2003).


ReligiÃo:

Dia de Santo Erasmo e Santos Marcelino e Pedro.


Leitura do dia:


... é lágrima, orvalho, pedra, asa ou mero amor! É céu, inferno, fogo ou água, caminho, descaminho quem não trilhou? O poeta, o guerreiro, a prostituta, o padeiro, o negro, o branco, o asno, o professor. Atire a...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


03 de junho. Hoje É:

Dia Mundial do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social.


Nasceram:

A atriz Luiza Curvo e a cantora Suzi Quatro.


Aconteceu:

Morrem: o músico austríaco Johann Strauss Jr. (1825-1899), o escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), o ator Antony Quinn (1915-2001), o Aiatolá Khomeini - líder espiritual da República Islâmica (1902-1989) , o pugilista americano Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr. (1942-2016). Montenegro proclama formalmente a sua independência após o resultado do referendo de 21 de maio, separando-se da Sérvia e terminando a última união jugoslava (2006).


ReligiÃo:

Dia de São Carlos Lwanga e 21 Companheiros.


Leitura do dia:


... Jamais esqueça que o amor existe e que existe uma pessoa nesse imenso universo a quem a vida ensinou a... (Com mp3).


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


04 de junho. Hoje É:

Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão.


Nasceram:

As atrizes Angelina Jolie e Fernanda Paes Leme, o ator Hugo Carvana (1937-2014), o empresário Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014).


Aconteceu:

Morre o arquiteto, paisagista e pintor Roberto Burle Marx (1909-1994). Impressa a Primeira Bíblia na América (1743), fundada a cidade de Nova Friburgo (RJ- 1819), a TV Tupi realiza a primeira transmissão experimental (1950).


ReligiÃo:

Dia de Santa Clotilde, São Francisco Caracciolo.


Leitura do dia:


... Tudo é pura poesia: Como o sol tecendo o dia e a lua com prata linha bordando o manto da noite. Nossos olhos se abraçam, os corações se enlaçam, fazendo o tempo calar. Não importa...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


05 de junho. Hoje É:

Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia.


Nasceram:

O cantor Erasmo Carlos, a apresentadora Sandra Annenberg, a cantora Wanderléa.


Aconteceu:

Morrem: A atriz de teatro, cinema e televisão Lilian Lemmertz (1938-1986), o ator e político americano Ronald Reagan (1911-2004). Albert Einstein publica o artigo apresentando a Teoria da Relatividade (1905), Chico Mendes recebe o Prêmio Global 500 da ONU (1987).


ReligiÃo:

Dia de São Bonifácio.


Leitura do dia:


... passou a manhã, a tarde passou, chegou a noite, só você não chegou; se foi o sol, o calor do dia se foi, vieram as estrelas, a lua veio, só não veio...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


06 de Junho. Hoje É:

Dia Nacional de Conscientização da Triagem Neonatal (Teste do pezinho), Internacional da Logística.


Nasceram:

O cineasta Fábio Barreto, a política Heloísa Helena, as cantoras Maysa (1936-1977), Simone Moreno; a modelo Yasmin Brunet.


Aconteceu:

Morrem: O cientista Miguel Couto (1865-1934), o psicanalista suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), o compositor e cantor Moreira da Silva (1902-2000). Fundada a Associação Cristã de Moços, em Londres (1844) , criado o Museu Nacional do Rio de Janeiro por D. João VI (1818), inicia-se o Dia D com o desembarque na Normandia de 15 000 soldados das tropas aliadas - Segunda Guerra Mundial (1944), fundada em Nova Iorque a National Basketball Association (NBA - 1946).


ReligiÃo:

Dia de São Norberto, São Marcelino Champagnat (Fundador da Congregação dos Irmãos Maristas), São Gerardo Tintori.


Leitura do dia:


... já não somos mais eu e você, somos nós! Sob o influxo desse amor que nos enlaça anelando as gêmeas almas, até então desencontradas: Nos labirintos do tempo, nos descaminhos da vida... Não nos percamos, não matemos o sonho...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


07 de junho. Hoje É:

Dia da Liberdade de Imprensa.


Nasceram:

Nascem: O pintor francês Paul Gauguin (1848-1903), o dramaturgo Aguinaldo Silva, o ator e apresentador Bruno De Luca, as atrizes Carla Marins, Cláudia Rodrigues, Flávia Alessandra, , o músico Prince (1958-2016), a tenista russa Anna Kournikova.


Aconteceu:

Morre a cantora Nara Leão (1942-1989). O Vaticano torna-se um Estado soberano com a assinatura do Tratado de Latrão (1929), o vulcão Pinatubo entra em erupção, levantando uma coluna de 7 km de cinzas (1991).


ReligiÃo:

Dia de Santo Antônio Maria Gianelli.


Leitura do dia:


... ela a quem nem se percebia agora é figura vital; visita constante na memória fazendo o coração reinventar o adolescer, quando já é tempo da...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


08 de junho. Hoje É:

Dia do Citricultor, Mundial dos Oceanos (celebrado pela primeira vez, coincidindo com a ECO-92, realizada no Rio).


Nasceram:

O educador Antônio Ferreira de Almeida Júnior (1892-1971), o ator Eduardo Moscovis, os cantores Kanye West, Seu Jorge, a atriz Sônia Braga.


Aconteceu:

Átila, rei dos hunos, invade a Itália (452), Herman Hollerith recebe a patente da sua calculadora a cartões perfurados (1887), Suspensa a censura prévia à imprensa (1978), Gustavo Kuerten conquista o título de campeão de Roland Garros (1997).


ReligiÃo:

Dia de Santo Efrém, São Medardo, Bem-aventurado Pacífico de Cerano.


Leitura do dia:


... amor virtual, irreal. Diverso do amplexo estreito, do aconchego no peito, da conexão total; corações e corpos em rede. "Download" de afeto...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


09 de junho. Hoje É:

Dia da Imunização , do Porteiro, do Tenista.


Nasceram:

Os atores Johnny Depp, Michael J. Fox, o cineasta Jorge Furtado, a atriz Natalie Portman, a escritora e jornalista Patrícia Rehder Galvão, ou Pagu (1910-1962).


Aconteceu:

Morrem: O imperador romano Nero (37-68), o beato José de Anchieta (1534-1597), o escritor britânico Charles Dickens (1812-1870). Fundada a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, por Joaquim Nabuco (1880), pela primeira vez no cinema, aparece o Pato Donald (1934), Guerra do Kosovo: a República Federal da Jugoslávia e a OTAN assinam um tratado de paz (1999).


ReligiÃo:

Dia de José de Anchieta Bem-aventurado, Ana Maria Taigi Bem-aventurada .


Leitura do dia:


... Coração sem juízo qual menino traquino desafia o perigo de brincar com o destino, amar seu amor ainda que ele ame ela e ela ame...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


10 de junho. Hoje É:

Dia da Língua Portuguesa, de Portugal, de Camões, das Comunidades Portuguesas, da Raça, da Artilharia: Exército Brasileiro.


Nasceram:

As atrizes Mylla Christie, Elizabeth Hurley, o músico João Gilberto, a atriz e modelo Mariana Kupfer.


Aconteceu:

Morre o poeta português Luís Vaz de Camões (1524- 1580), o físico e matemático francês André Marie Ampère (1775-1836), o arquiteto espanhol Antoni Gaudí (1852-1926). Fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (1948), início da Revolução de 1842, em Barbacena (MG), os irmãos Lumière conseguem as primeiras fotografias coloridas (1907).


ReligiÃo:

Dia de Santa Olívia, Eduardo Poppe Bem-aventurado, B. João Dominici.


Leitura do dia:


... O amor que se vai na verdade nunca aqui esteve, foi quimera fugaz a voejar no jardim das paixões. Aprende a se amar e verá que o amor dá asas ao coração...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


11 de junho. Hoje É:

Dia da Marinha Brasileira, dos Escoteiros do Mar, do Educador Sanitário.


Nasceram:

O explorador e inventor francês Jacques Cousteau (1910-1997), o cantor Di Ferrero, os atores Reginaldo Faria, Hugh Laurie, as atrizes Isabela Garcia, Isadora Ribeiro, o técnico de futebol Mano Menezes, o compositor alemão Richard Strauss (1864-1949).


Aconteceu:

Batalha Naval de Riachuelo (1865), início das obras da estrada de ferro Central do Brasil (1855), o inventor americano Edwin Armstrong faz a primeira demonstração de transmissão de rádio FM (1935).


ReligiÃo:

Dia de São Barnabé e Santa Paula Frassinetti.


Leitura do dia:


... sobrevive à distância; é o que não passa mesmo tendo passado, é chama que não se exaure, silêncio que grita, grito que não cala. Não importa...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


12 de junho. Hoje É:

Dia dos Namorados, do Correio Aéreo Nacional.


Nasceram:

A modelo Adriana Lima, a atriz Carmem Verônica, o ex-pugilista Maguila, o cantor Xandy.


Aconteceu:

Nelson Mandela é condenado a prisão perpétua (1964), começa a Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil.


ReligiÃo:

Dia de São Onofre, São Bernardo de Menton, São João de Sahagun, São Gaspar Bertoni.


Leitura do dia:


... O sentimento é atemporal, o amor é transcendente quando no coração da gente não permitimos o hálito da...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


13 de junho. Hoje É:

Dia do Turista e do Turismo.


Nasceram:

As atrizes Mary-Kate e Ashley Olsen, o patriarca da independência José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), o poeta, jornalista e crítico português Fernando Pessoa (1888-1935),o diplomata sul-coreano e Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon (1944).


Aconteceu:

Morrem: O conquistador do mundo antigo e Rei da Macedónia Alexandre, o Grande (356 a.C.- 323 a.C.), o cineasta e comediante Mazzaropi (1912-1981), o arquiteto e urbanista Lúcio Costa (1902-1998). Instituído o estado do Maranhão, independente das demais capitanias (1621), insurreição Pernambucana (1645), criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (1808), inaugurada a Escola de Belas Artes da Bahia (1880), criação do Serviço Nacional de Informações (1964), publicado o romance 1984, de George Orwell (1949), a sonda americana Pioneer 10 torna-se o primeiro objeto fabricado pelo homem a sair do Sistema Solar (1983).


ReligiÃo:

Dia de Santo Antônio de Pádua, Santo Ávito , Beato Inácio Maloyan.


Leitura do dia:


... esculpe abstratas formas da mais concreta beleza. Pintor de crepúsculos e alvoradas, coreógrafo do revoar da passarada...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


14 de junho. Hoje É:

Dia Universal de Deus, dia do Solista, da Manicure, Mundial do Doador de Sangue.


Nasceram:

O revolucionário argentino Che Guevara (1928-1967), o cantor Boy George, as atrizes Camila Pitanga, Lavínia Vlasak, o empresário Donald Trump, o ator Marcos Pasquim.


Aconteceu:

Morrem: O presidente Afonso Pena (1847-1909), as atrizes Cacilda Becker (1921-1969), Leila Diniz (1945-1972), o escritor argentino Jorge Luis Borges (1889-1986). Posse de Nilo Peçanha, presidente do Brasil (1909), o Vaticano anuncia a abolição do Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos), originalmente instituído em 1557 (1966), termina a Guerra das Malvinas: Rendição incondicional das forças militares argentinas às forças inglesas em Port Stanley (1982).


ReligiÃo:

Dia de Santo Eliseu, Profeta, Iolanda da Polônia Bem-aventurada.


Leitura do dia:


... comuns os saques em acidentes de trânsito, a donativos para necessitados, áreas de risco... Gente que posa de pai e mãe de família, trava o tráfego da cidade, protestando por isso ou aquilo; adora linchar qualquer “ladrão de galinha”... No entanto...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


15 de junho. Hoje É:

Dia do Paleontólogo, Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.


Nasceram:

As atrizes Courteney Cox, Helen Hunt, o rapper Ice Cube.


Aconteceu:

Morre a cantora norte-americana Ella Fitzgerald (1917-1996). Os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegam ao Rio num hidroavião, fazendo a primeira travessia aérea do Atlântico Sul (1922), constituída a Computing Tabulating Recording Co., a antecessora da International Business Machines Corporation – IBM (1911), a Union of European Football Associations (UEFA) é formada na Basileia-Suíça (1954), o divórcio foi aprovado pelo Congresso Nacional Brasileiro (1977).


ReligiÃo:

Dia de São Vito, Albertina Berkenbrock Bem-aventurada.


Leitura do dia:


... diversos dos “imunes”, impunes pelo poder ou pela grana; acoitados nas brechas da lei. Farta legislação, parca justiça, injustiça tenaz! Quem sonega, quem só nega! ...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


16 de junho. Hoje É:

Dia da Criança Africana, da Unidade Nacional.


Nasceram:

O músico Ivan Lins, a apresentadora Ticiane Pinheiro, o dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna (1927-2014).


Aconteceu:

Morre o compositor Lamartine Babo (1904-1963). Naufrágio da nau Nossa Senhora de Ajuda, que seguia para Lisboa, com o primeiro bispo do Brasil, D. Pero Fernandes Sardinha (1556), inaugurado o Maracanã, maior estádio de futebol do mundo (1950), Valentina Teréshkova torna-se a primeira mulher Astronauta (1963), ocorre o levante de Soweto, uma das mais sangrentas rebeliões negras durante a vigência do apartheid na África do Sul (1976).


ReligiÃo:

Dia de Santa Julita e São Ciro.


Leitura do dia:


... Comemorar tem uma significância que vai bem além dos festejos, efemérides, eventos e solenidades. É o compartilhar boas lembranças, o dividir memórias difíceis; é a equação dos momentos que nos fazem...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


17 de junho. Hoje É:

Dia do Funcionário Público Aposentado, DO Médico Veterinário Militar, Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca.


Nasceram:

O compositor russo Ígor Stravinski (1882-1971), a Atriz Arlete Salles, o Empresário João Marcelo Bôscoli, o estilista, apresentador de TV e político Clodovil Hernandes (1937-2009).


Aconteceu:

Morrem: O líder religioso japonês Masaharu Taniguchi (1893-1985), o humorista Bussunda (1962-2006). Protocolo de Genebra proibiu o uso de armas químicas e bacteriológicas em guerras (1925) Noel Rosa se apresenta pela primeira vez em público, no Tijuca Tênis Clube (Rio de Janeiro - 1929), chega a Nova Iorque a Estátua da Liberdade, obra do escultor francês Auguste Bartholdi (1885), independência da Islândia constituindo-se uma república livre da Dinamarca (1944), Escândalo de Watergate: cinco funcionários da Casa Branca são detidos após arrombamento dos escritórios do comitê do Partido Democrata para fazerem escutas ilegais de membros da oposição (1972).


ReligiÃo:

Dia de São Ranieri de Pisa.


Leitura do dia:


... “irreparáveis”, possuem grande vocação, enorme “clarividência” para perceber defeitos alheios. Contudo, parecem alheias aos próprios. Não hesitam em sacar o dedo indicador, para apontar as culpas, os erros dos outros. Mas, parecem ignorar os três dedinhos que se voltam para as...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


18 de junho. Hoje É:

Dia do Químico, do Imigrante Japonês (Início da Imigração Japonesa para o Brasil, com o desembarque de 781 pessoas em Santos após viagem no Kasato-Maru - 1908).


Nasceram:

As atrizes Fernanda Souza, Isabella Rossellini, o humorista Hélio de la Peña, o ator Lúcio Mauro Filho, a cantora Maria Bethânia, o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o músico Paul McCartney.


Aconteceu:

Morrem: o ator Procópio Ferreira (1898-1979), a atriz e cantora Dircinha Batista (1922-1999), o escritor português José Saramago (1922-2010). A Batalha de Waterloo leva Napoleão Bonaparte a abdicar ao trono pela segunda e última vez (1815), o general Muhammad Naguib declara o fim da monarquia egípcia e proclama a República do Egito (1953).


ReligiÃo:

Dia de São Gregório João Barbarigo.


Leitura do dia:


... Quem se embriaga de invernos, desaprende a saborear verões; quem cultiva outonos, não pode querer colher primaveras. Ser...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


19 de junho. Hoje É:

Dia do Cinema Brasileiro.


Nasceram:

O cantor e compositor Chico Buarque, o ator Daniel de Oliveira, as atrizes Stephany Brito, Kathleen Turner, Letícia Spiller, a cantora Paula Abdul, o cantor Sidney Magal.


Aconteceu:

O YouTube, originalmente em inglês, ganha mais idiomas (2007); então Príncipe de Astúrias, Felipe de Bourbon, é proclamado Rei da Espanha, reinando como Felipe VI (2014).


ReligiÃo:

Dia de São Romualdo, Santa Juliana Falconieri, Santos Gervásio e Protásio, Santa Ema de Gurk.


Leitura do dia:


... estrada do existir, não tem atalho seguro nem se opta impunimente por uma via marginal. Não adianta tentar usar o acostamento para furar um eventual congestionamento, nem arriscar aquela...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


20 de junho. Hoje É:

Dia do Revendedor, Mundial do Refugiado, Internacional do Surf.


Nasceram:

Os atores John Goodman, Josh Lucas, Kadu Moliterno, o cantor Lionel Richie, o apresentador Marcos Mion, a atriz Nicole Kidman, cineasta Stephen Frears.


Aconteceu:

Alexander Graham Bell inaugura o primeiro serviço comercial telefónico em Hamilton, Canadá (1877), Berlim volta a ser a capital da Alemanha após a unificação (1991).


ReligiÃo:

Dia de Santo Adalberto de Magdeburgo, Margarida Ebner Bem-aventurada.


Leitura do dia:


... quem, como a água, aprendeu a contornar, encontrar brechas para transpor às pedras. Quando falta um caminho pronto, a água inventa o seu próprio caminho; infiltra-se e gota a gota, segue...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


21 de junho. Hoje É:

Dia da Mídia , nacional do combate a asma, de Luta por uma Educação sem Discriminação, do Intelectual, Início do Inverno no hemisfério Sul e Verão no Norte.


Nasceram:

O compositor alemão Johann Christoph Friedrich Bach (1732-1795), o escritor Machado de Assis (1839-1908), o filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), a atriz Juliette Lewis, a jornalista Lorena Calábria, o cantor Nelson Gonçalves (1919-1998), o apresentador Otávio Mesquita, o Príncipe William de Gales.


Aconteceu:

Morre o historiador e cientista político italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527). Seleção brasileira de futebol conquista no México, o tri e recebe definitivamente a taça Jules Rimet (1970), a Organização Mundial de Saúde declara a Europa livre da poliomielite (2002), novas luas descobertas de Plutão são oficialmente chamadas Nix e Hidra (2005).


ReligiÃo:

Dia de São Luís Gonzaga.


Leitura do dia:


Acordar da natureza, desacordar da cidade. Paradoxais despertares. A calma, o tropeçar da pressa, a dicotomia da paisagem na moldura da janela...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


22 de junho. Hoje É:

Dia do Aeroviário, do Orquidófilo.


Nasceram:

As cantoras Cyndi Lauper, Joelma Mendes, a modelo Joana Prado, a atriz Meryl Streep, o ator Michael Lerner.


Aconteceu:

Morre Fred Astaire (1899-1987). A Congregação para a Doutrina da Fé em Roma obriga Galileo Galilei a negar que viu o Sol no meio do Universo (1633), inaugurado o cabo submarino telegráfico entre o Brasil/Europa (1874), Constituição Provisória dos Estados Unidos do Brasil (1890), Câmara dos Comuns do Canadá extingue a pena de morte no país (1976), NASA encontra sinais de água em Marte pela primeira vez em 2000.


ReligiÃo:

Dia de São João Fisher, São Paulino de Nola, São Tomás More e Santo Albano da Inglaterra.


Leitura do dia:


... sou bicho urbano! Faz-me falta a rua e seus burburinhos, os rumores vizinhos. Minha "toca" conectada em banda-larga, plugada, eletrificada... O mundo emoldurado na telinha. Tudo perto, sem demora. Sem silêncio muito, sem comodidade pouca. O relógio e sua...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


23 de junho. Hoje É:

Dia do Lavrador, dia Olímpico, do Atleta Olímpico, das Nações Unidas para o Serviço Público, Nacional do Desporto - Criado pela Lei Pelé (art. 86).


Nasceram:

A atriz/comediante Dercy Gonçalves (1907-2008), as cantoras Duffy, Elza Soares, os cantores Jason Mraz, Sérgio Reis, o jogador Zinedine Zidane.


Aconteceu:

Fundado o Comitê Olímpico Internacional na Sorbonne, em Paris, pelo barão Pierre de Coubertin (1894), Fernando Collor de Mello vai à televisão desmentir que tivesse a intenção de renunciar (1992), lançado o álbum "Mamonas Assassinas", o único oficial de estúdio da banda (1995), PC Farias, tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor, é assassinado (1996).


ReligiÃo:

Dia de São José Cafasso.


Leitura do dia:


... As flores corporificam a poesia da criação. As estamos sufocando. Se não cuidarmos, logo só as encontraremos numa pálida saudade, gravada na "retina" de nossas lembranças. Estamos extinguindo paisagens, "semeando" o concreto do inconcreto progresso. Mas progresso que mata e retrocesso! É a vertigem da grana, a falta de senso, insustentável delírio de quem destrói o próprio...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


24 de junho. Hoje É:

Dia do Observador Aéreo, das Empresas Gráficas, Internacional do Leite, da Aviação de Ligação, Observação e de Reconhecimento.


Nasceram:

O guitarrista Jeff Beck, as atrizes Betty Lago, Nancy Allen, o piloto argentino Juan Manuel Fangio (1911-1995).


Aconteceu:

Primeira exposição, em 1901, do pintor espanhol Pablo Picasso, unificação do Vietnã, em 1976, Gordon Brown sucede a Tony Blair como primeiro-ministro da Inglaterra (2007).


ReligiÃo:

Dia de São João Batista.


Leitura do dia:


... Dissipada a noite escura, sai a luz de sua clausura, vem as cores despertar. Acorda o verde para falar da esperança, e o azul dizer da bonança, inspirada no céu. O amarelo dourando a água calma, o vermelho rosando a rosa. E o branco todo prosa, Proseando a paz...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


25 de junho. Hoje É:

Dia do Imigrante, dia do Quilo.


Nasceram:

A cantora Carly Simon, a atriz Fernanda Lima, o cantor George Michael, o arquiteto espanhol Antoni Gaudí (1852-1926).


Aconteceu:

Morrem: O oceanógrafo francês Jacques Cousteau (1910-1997), o cantor Michael Jackson (1958-2009). Adoção no Brasil do Sistema Métrico Francês (1862).


ReligiÃo:

Dia de São Próspero de Aquitânia, São Guilherme de Vercelli e São Máximo de Turim.


Leitura do dia:


... Tenho sede, tenho sede de poesia! Babel de grana e interesses, globalizada insensatez. Fukushima nos ensombra, Hiroshima faz lembrar. Chernobyl em triste sombra, persiste o átomo em assombrar. Bélica apolítica do capital, tem nas guerras seu lucro. Comunidade internacional. Caiado sepulcro...


Leitura sorteada. Clique para ler:
Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!


26 de junho. Hoje É:

Dia do Metrologista, Internacional do Combate às Drogas e das Nações Unidas de Apoio às Vítimas da Tortura; dia da Aviação de Busca e Salvamento.


Nasceram:

O cantor Chris Isaak, o ator Chris O'Donnell, os músicos Gilberto Gil, Manu Chao, a cantora Luiza Possi.


Aconteceu:

Morre Tobias Barreto (1839-1889). É fundada a Organização das Nações Unidas (ONU) (1945), o genoma humano foi decifrado (2000).


ReligiÃo:

Dia de São Pelágio, São José Maria Robles Hurtado, São João e São Paulo, São Vigílio, São Josemaria Escrivá de Balaguer, São Sigismundo Gorazdowski.


Leitura do dia:


... com o nick de sonho teclou mil perguntas e às minhas silenciou. Igualmente em silêncio chegou como um verso; incógnita compondo a poesia daquele momento. Presença em silêncio que se revelou; num jeito sem jeito, perfeito instante imperfeito...


Leitura sorteada. Clique para ler:

Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!

Ajude. Faça uma doação:

Clique para doar.

27 de junho. Hoje É:

Dia dos Artistas Líricos, Nacional do Progresso e do Vôlei, Internacional do Diabético.


Nasceram:

A atriz Isabelle Adjani, o ator Wagner Moura,a atriz e cantora Zezé Motta, o escritor João Guimarães Rosa (1908-1967).


Aconteceu:

Morre o ator Jack Lemmon (1925-2001). Entra em funcionamento a primeira central nuclear do mundo, em Obninsk, próximo a Moscow (1954), instalado o primeiro caixa automático, (Londres, 1967), primeiro acordo nuclear do Brasil com a Alemanha (1975), Polícia Militar do Rio invade as favelas do Complexo do Alemão (2007).


ReligiÃo:

Dia de São Cirilo de Alexandria.


Leitura do dia:


... espinhos são os carinhos não feitos, são meros defeitos, o medo imperfeito, a falta do bem. Mas é bela a bela rosa, é poema a flor formosa, tem sorriso de criança e encantos de mulher...


Leitura sorteada. Clique para ler:

Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!

Ajude. Faça uma doação:

Clique para doar.

28 de junho. Hoje É:

Dia da Renovação Espiritual, Internacional do Orgulho Gay e Lésbico.


Nasceram:

O escritor suíço Jean Jacques Rosseau (1712-1778), o cantor e compositor Raul Santos Seixas (1945-1989), os atores Daniel Dantas, Mel Brooks, a atriz e modelo Grazielli Massafera, o 33º presidente do Brasil Itamar Franco (1930-2011).


Aconteceu:

Inaugurada a ligação por barcas entre Rio de Janeiro e Niterói (1862), chegam ao Brasil os primeiros 781 imigrantes japoneses no navio Kasato Maru (1908), Francisco Fernando, arquiduque e herdeiro do trono austro-húngaro, é assassinado em Sarajevo, desencadeando a Primeira Guerra Mundial (1914), Alemanha e as potências aliadas assinam o Tratado de Versalhes (1919).


ReligiÃo:

Dia de Santo Irineu de Lion, Santa Vicência Gerosa e Santo Atílio.


Leitura do dia:


... Perdida entre os adultos que ainda não são e as crianças que já deixaram de ser, nossa juventude se desencontra nas incertezas de uma sociedade dúbia, inconstante e novidadeira. Costumes teleguiados por modismos colocam a civilização a mercê da ditadura dos interesses da grande mídia, das mil e uma teorias e invencionices que inspiram pais e educadores esquecidos, de que entre a teoria e a prática, está a vida real, onde não há...


Leitura sorteada. Clique para ler:

Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!

Ajude. Faça uma doação:

Clique para doar.

29 de junho. Hoje É:

Dia da Telefonista, do pescador, do Papa.


Nasceram:

Antoine de Saint-Exupéry, em Cyan, França. (1900-1944), a atriz Maria Maya, os atores Pedro Paulo Rangel, Richard Lewis, o apresentador Serginho Groisman.


Aconteceu:

Lampião entra para o cangaço para vingar a morte de seu pai (1920), Benito Mussolini é nomeado primeiro-ministro da Itália, pelo rei Vítor Emanuel III (1922), Brasil vence a copa de 1958.


ReligiÃo:

Dia de São Pedro e São Paulo.


Leitura do dia:


... a rasteira erva da mediocridade precisa ser extirpada. Para que a flor, a mais bela flor possa perfumar os corações...


Leitura sorteada. Clique para ler:

Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!

Ajude. Faça uma doação:

Clique para doar.

30 de junho. Hoje É:

Dia do Caminhoneiro, do Economiário.


Nasceram:

A atriz Dira Paes, o pugilista Mike Tyson, o piloto Ralf Schumacher, o músico Tony Bellotto.


Aconteceu:

Morrem: O médium espírita Francisco de Paula Cândido Xavier (1910-2002), o comunicador, José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha (1917-1988). Primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil (1980), Seleção Brasileira ganha a Copa do Mundo de 2002, tornando-se a primeira seleção a conquistar o pentacampeonato da FIFA.


ReligiÃo:

Dia dedicado aos primeiros mártires.


Leitura do dia:


... Somos verdadeiramente "Eu", quando aprendemos a viver o Nós! Somos partes de um todo: Gotas de um mar, ilhas de um arquipélago, grãos de uma cordilheira, partículas de um átomo...


Leitura sorteada. Clique para ler:

Textos para todos os dias. Curta a arte da vida!

Ajude. Faça uma doação:

Clique para doar.


Subscreva aos destaques RSS de:
Powered by FeedBurner

0 Comentários::

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar nosso texto. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.