Aprendizado. Reflexões de aniversário



Aprendi e sigo aprendendo, vivendo a arte de estar aqui; caminhando meu caminho, semeando e colhendo, compartilhando a vida e o tempo desse nosso viver...


Antonio Pereira Apon.


Caminhante sobre o mar de névoa, pintura de Caspar David Friedrich.


Aniversariar, não é computar os anos passados, é comemorar o tempo vivido, o vívido acervo de nossos aprendizados. Tesouro atemporal e transcendente do nosso existir. Há quem simplesmente assista o tempo e a vida passarem. Mas, há também quem assuma a autoria do seu viver. Tem quem apenas passe alheio a tudo, tem quem aprenda com o passar...


Eu tenho aprendido:


Aprendi que ninguém é melhor do que ninguém e que a verdadeira igualdade é feita do respeito às diferenças.


Aprendi que não posso mudar os outros, corrigir seus defeitos, consertar os seus erros. Mas, posso me trabalhar para ser cada dia um pouco melhor.


Aprendi, que o mundo não é ruim. O ser humano é que ainda não se decidiu a ser bom.


Aprendi que a verdade é única, mas, cada um tenta criar e impor uma versão própria.


Aprendi que pode existir um tênue limite separando o certo e o errado, imperceptível ao orgulho, à vaidade, prepotência, pressa e intolerância. Plenamente discernido pela humildade e a calma.


Aprendi que as noites mais escuras e as mais violentas tempestades, por mais demoradas que sejam, ou pareçam ser. Elas passam, como tudo passa. Mesmo a morte, que nada mais é que um rito de passagem.


Aprendi que Deus está muito acima da caricatura forjada, customizada, formatada por religiões, que o tentam fazer a imagem, semelhança, conveniência e interesses de seus religiosos. Deus é a força motriz do universo, origem, causa de tudo e todos. Não cabe em dogmas, rituais fantasiosos, nem na falsa “fé” que enceguece e fanatiza.


Aprendi que por mais que eu saiba, sempre haverá muito mais para saber. Sábio não é quem sabe muito, quem acumula conhecimentos, mas, quem usa bem aquilo que sabe. Só os tolos “sabem demais”.


Aprendi e sigo aprendendo, vivendo a arte de estar aqui; caminhando meu caminho, semeando e colhendo, compartilhando a vida e o tempo desse nosso viver. Mais que mais um ano, bem mais que mais um 29 de abril.


Subscreva aos destaques RSS de:
Powered by FeedBurner

Comentários

  1. Parabéns, caro poeta! Sua "aprendizagem" de vida só nos enriquece! Você cresce e contagia-nos com seus textos e exemplos de vida! Que muitos outros dias de celebrar a festa de sua vida o dignifiquem com a sabedoria, a inteligência e a gentileza que lhes são peculiares.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico com Gonzaguinha: "... Cantar e cantar e cantar. A beleza de ser. Um eterno aprendiz". Obrigado Célia.

      Um abraço e uma boa semana.

      Excluir
  2. Querido amigo, a Vida bem vivida é assim, acho que os poetas têm algo mais, uma percepção aprimorada das coisas do coração, pois sentimentos são sempre sinceros, seja de quaisquer formas ou manifestações, pois não se pode viver eternamente fingindo ser o que não se é, tens um lindo dom, o de nos passar sua alma, sua essência em tudo o que escreves, isso é o que me faz te admirar e te aplaudir!
    Mais uma vez te desejo tudo de bom em sua caminhada para mais um ano de vida e tantos outros que virão com muita evolução de sua alma e suas percepções!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver é justamente buscar a poesia do existir e superar o demais. Obrigado Ivone.

      Um abraço e uma boa semana.

      Excluir
  3. Um aprendizado muito rico, este que tem vindo a fazer ao longo da sua vida!
    E transmiti-lo a quem o visita só demonstra uma alma generosa, que tenta, com o seu exemplo, modificar o mundo para melhor.
    Obrigada pela partilha.

    Votos de uma semana muito feliz.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos todos aprendizes na escola da vida, no curso da evolução. Ninguém vive nem evolui sozinho. Em frente sempre!

      Um abraço e uma boa semana.

      Excluir
  4. 29 de abril. Fizeste anos'? Ah, Tonico, tudo indica k sim. Nem te vou perguntar se fizeste 30 (rs), pke sei k sim.

    FELIZ ANIVERSÁRIO. PARABÉNS, SAÚDE, VIDA LONGA, FELIZ E CONSCCIENTE!

    A vida é uma aprendizagem constante e morremos, sem a completar, mas tu já aprendeste mto. Depois, me "ensina", pke eu, nem sempre sei entender as diferenças.

    Beijinho de aniversário com velinha e tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos todos o que aprender e ensinar nesse curso sem fim da evolução. Ninguém sabe tudo nem muito sabe, só os tolos acham que sabem o bastante, o suficiente. Saber de verdade, é descobrir que sempre há infinitamente mais o que aprender. Nesses meus "vinte e poucos anos", ainda estou me alfabetizando na escola do existir. Obrigado.

      Um abraço e dias felizes.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar nosso texto. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.

+ lidas nesses 30 dias

Apedra. Poema de Antonio Pereira (Apon). O distraído nela tropeçou...

Precisa de tinta para escanear?

A gente (Paródia de: A casa - Vinicius de Moraes)

Tempo sem pressa, sem preço

Com a palavra, a palavra!