Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2022

Hoje é dia de quê?


Feliz aniversário!

Imagem
Você que me acorda sorrisos, que no presente do seu abraço, aperta o laço de te bem querer. Que nessa data querida, jorrem muitas felicidades, outros tantos anos de vida, na poética fonte do seu viver. Você que cativa e inspira, faz primaverar a flor que for, djavanear lilás de toda cor; um girassol, o por do só, lindo como ele sol. Hoje faz aurora um novo ano, alvorado pra você; florir da rosa do bem, sem espinhos, pra te perfumar os dias, orvalhada alegria, poesia do seu estar aqui.

Lembre do seu voto, não esqueça jamais

Imagem
Lembre do seu voto: Se a miséria e a fome passearem por suas cercanias, se uma dessas armas distribuídas a mancheias, fizerem salpicar sangue em sua roupa bacana, em sua grana; se seu condomínio fechado ou seu carro blindado não te blindarem suficientemente, se o ódio gratuito te furtar um ente querido, se os ais das dores vizinhas passarem a te incomodar; se não puderes professar sua religião, se expressar livremente… Lembre do seu voto: Se a censura começar a decidir o que você deve assistir, ler, ouvir; se uma ideologia qualquer te for empurrada goela abaixo; se desaparecidos vierem a assombrar a rotina dos seus dias, se o medo for ainda mais constante, se uma saudade democrática te afligir; se a tirania oprimir; se acordares cúmplice de tantas desditas; lembre do seu voto.

Em resumo

Imagem
Eu poderia escrever tantas coisas… Falar da vida, dizer do tempo; esses entes, essas forças que equacionam o destino, o qual nos controla, ao qual intentamos controlar; hora nos destinamos, noutra somos destinados; uma grande história, que em parte já vem pronta, outra nos cabe aprontar. Mas, há uma terceira força, capaz de reescrever a vida, o tempo e o destino; os seus encontros e desencontros, achados e perdidos, idas e vindas… Essa força é o amor, que escreve, diz, fala, ou simplesmente cala.

Aparências enganam, desenganam

Imagem
Verdade que só parece, mente; amor que aparenta, desama; bondade que arma, desalma; brandura que vocifera, dissimula; crença que descredita, desacredita; sonho que delira, enlouquece; fé que fanatiza, blasfema; saber que ensoberba, emburrece; ser ou não ser, dilema; tempo sem proveito, desatina; erro que persiste, teima; quem não aprende a aprender, desensina; querer sem peia, embrutece; maldade sem remédio, conspira; ignorância acomodada, entorpece; medo sem freio, desenfreia; o que não apraz lembrar, esquece!

Professoral - 15 de outubro, dia do professor

Imagem
Para lá de sacerdócio, para além de mero ofício; sem artifício, educador. No viver, a metodologia; na vida, a didática; no ser, a pedagogia: Alquimista dos saberes, menestrel dos afazeres, o ensinar do aprender.

Orgulho nordestino - Pra quem não gosta da gente? Oxente! É só deixar o Nordeste independente

Imagem
Nordestino é um forte, afronta o azar, enfrenta a sorte; como no dito de Euclides, cunha o seu destino; nordestino não se curva, não verga, enxerga para além “da donde” se pode ver. “Cabra da peste”, não se veste da piada alheia, não se aperreia com uma prosa qualquer, não come “migué” de “dotô” ninguém. Faz da lida a sua vida, e não duvida do que é capaz; leva o viver em prosa e verso, sem medo do inverso, faz do seu querer o certo, o acerto do existir. Não gosta de conversa fiada, tem a língua afiada no seu dizer.