Postagens

Mostrando postagens de julho, 2013

Hoje é dia de quê?


Para Dominguinhos (Com alguns de seus títulos)

Imagem
Chora a sanfona, de Garanhuns se cala o canto, vai Dominguinhos fazer par com “Seu Luiz”. Nesse “Forró do sertão”, Nesse “Lamento sertanejo”, Pergunta a gente entristecida: - “Saxofone, por que choras?” - “Carece de explicação” tal “Contrato de separação”? - Foi para “Além da última estrela”, “De volta pro aconchego”, quando Deus a ele disse: - “Vem ficar comigo”.

Passa tempo, tempo passa

Imagem
Corre a vida, ciranda insana dos ponteiros, ciclo avante sem reciclo. Apreçada pressa; devorando calendários, engolindo agendas, desfolhando a folhinha. Jaz o agora a cada hora, consumindo mais um dia, que voa qual uma só andorinha, sem ter com quem “fazer verão”.

O dia em que o Sabe-tudo descobriu que não sabia

Imagem
Robson (que não era o Crusoé), julgava saber tudo, entendia de estrume a física quântica, de jogo do bicho a mercado financeiro internacional... Grande aficionado por almanaques, fanático por bricolagem, incansável leitor de bula de remédio... Achava-se entendido em tudo e mais alguma coisa, um autodidata “pós-doutorado pela universidade da vida”. Seu amigo e “fiel escudeiro” Daniel (que não era o Defoe), vivia a consertar as lambanças do sabichão e aturar as adjetivações diminutivas daquela “inteligência superior”. Um dia, o Gênio resolveu construir um pequeno barco para se aventurar na Baía de Todos os Santos. Consultou seus alfarrábios, leu trocentas revistas e fez-se “Engenheiro Naval”. Calculou, rabiscou, projetou... Em algumas semanas, a “obra prima da náutica universal” estava pronta, ignorando os conselhos de um experiente carpinteiro, que discordara sobre o tipo de madeira e outros materiais empregados. Até mesmo a opinião de um experimentado saveirista, foi arrogantemente...

Amizade

Imagem
Amizade é tesouro da alma, alquimia do bem querer, conspiração do cosmos a nos anelar em fraterno amor.