Um jardim. Mas...


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Uma das coisas mais belas. Um jardim florido, multicolorido; bem cuidado, arrumado com esmero e bom gosto. A harmonia do toque humano, artístico, consorciado com o espetáculo da natureza. Mas, para tal resultado, é preciso: Estudo, trabalho, arte, dedicação, talento, vontade, obstinação, perseverança, zelo… Sem isso, as ervas daninhas e outras pragas, ameaçam a existência do horto, anulando expectativas, nulificando desejos, inviabilizando possibilidades…


No possível jardim de cada coração humano, a realidade não é diversa. Sem que se cuide para que floresçam as virtudes de todo o bem, a paisagem degringola ante a ação deletéria das forças contrárias. Assim, vemos pessoas maravilhosas; capazes, bondosas, talentosas, honestas, humanas… Perderem, destruírem seu jardim íntimo, sob a ação pestilenta do orgulho, da vaidade e do ego. Assistimos patologias comportamentais, devastarem belíssimas florações existenciais: O preconceito, a intolerância, o “amor próprio” exacerbado, uma “aptidão” especial ao melindre; a empáfia de quem se perde de tanto “se achar”, delirando, imaginando-se o último acarajé do tabuleiro, a senha do Wi-Fi, o derradeiro biscoito do pacote… Vai minando afetos, superlativando antipatias, fortalecendo daninhos vícios, manias, excentricidades… que negligenciadas e incontidas, transformam o que tende ao belo num tenebroso terreno baldio, perigoso espinheiro, insalubre lixão, depósito de reclamações, lamúrias, queixumes e desilusões.


Precisamos cuidar das flores externas e internas. E como incansáveis jardineiros: Extirpar as brotações danosas, combater todo tipo de praga, lidar… A vida é bela, é um jardim. Mas...


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. "...A vida é bela, é um jardim Mas..."
    Tudo depende do "mas", sim, ver com os olhos da alma é a melhor forma de acertar, sentir e acreditar nos próprios sentimentos com honestidade, ah, isso é difícil, sim é, mas não impossível!
    Amei ler como sempre, aqui aprendo mais um pouco e tudo o que é bom é para se colocar em prática, até as críticas negativas têm como nos ensinar!
    Abraços apertados amigo Antonio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver é aprender, crescer, transformar para o melhor, não se acomodar; é cultivar virtudes, combatendo tudo que for daninho.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  2. Que lindo texto e trilha sonora, Antônio! Motivadores para novas ações e conceituações da essência da vida! Parabéns!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida pede jardineiros proativos no cultivo do jardim do existir. Fazer florir o nosso melhor sempre.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  3. Olá, António!

    Um texto, dessa vez em prosa, mas que me cheira a flores, rosas, mais propriamente. LINDO E BEM DIRECIONADO!

    Tens toda a razão. Precisamos tratar dos jardins, ou seja, dos públicos e dos privados com mui esmero e atenção, para que nos passeemos com à-vontade, prazer, felicidade e segurança. Teremos, desse jeito, um mundo multicolor.

    Abracinho, menino e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso cuidar dos jardins para que a vida possa florir.

      Um abraço. Bom restinho de final de semana.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.