Postagens

Mostrando postagens de março, 2023

Hoje é dia de quê?


A caverna do eu

Imagem
Cultivar sombras de estimação é ensombrar-se, assombrando a vida; enclausurado ego numa velha "caverna de Platão", averso à luz, imerso na escuridão. Como na caverna de Platão , ensimesmados, acorrentados às nossas sombras de estimação; enclausurados, aclimatados à escuridão. A luz nos desafora, tudo lá de fora, se afigura subversão. Obstinada ignorância, enfurnada vil caterva, fora da treva, não percebe salvação; a sombra não enxerga a paz, nada além de míope perturbação. Ensombrados nos assombramos, deliramos em nossas miragens; perturbados, perturbamos, desachados, desachamos; enferma apercepção. Tudo está errado! Certas, nossas incertezas vãs, impor o erro como acerto; desconcerto de quem se desconsertou. Aclimatados à escuridão. A luz nos desafora. Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver. , clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com...

Feliz aniversário, São Salvador da Bahia; de Todos os Santos, Orixás, encantos, cantos, améns e axés

Imagem
29 de março, fundação de Salvador, a "Roma negra", eterna cidade da Bahia, primeira capital do Brasil. Você já foi à Bahia? Não? Então vá!” Caymmi tinha toda razão. Então, venha conhecer um pouco da História de Salvador, a eterna “Cidade da Bahia”: 29 de março de 1549, data oficial da fundação de Salvador. Tomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil, desembarca no antigo Arraial do Pereira, a Vila Velha, hoje Praia do Porto da Barra, com a incumbência de fundar uma cidade fortaleza para defender os interesses da coroa portuguesa, protegendo o território brasileiro das invasões estrangeiras. Naquela região, viviam os índios tupinambás, onde, em 1501, Gonçalo Coelho, se entendeu com estes, instalando um marco português, a Ponta do Padrão, na entrada da Baía de Todos os Santos, exatamente, onde mais tarde, seria edificado o atual Farol da Barra. Era 1º de novembro, dia de Todos os Santos, o que inspirou o nome da baía. Dos poucos sobreviventes do naufrágio de um n...

Amor à moda antiga

Imagem
Poético, romântico tempo, qual vento de outrora, aurora de nós dois; um amor puro, djavaniana canção, soprar de imorredoura inspiração. Nosso sonho... Nos sonhei num outro tempo, pintura onírica de nós dois. Como antigamente, a gente: Namorados enamorados; inspirados, integrados na natureza ao derredor. A mão na mão, versejar da estação, do bem-me-quer o bem querer, versos de um amor puro, “djavaniana” canção. A poesia nos abraça, nos enlaçam emoções; amor á moda antiga, aliançar de corações. Tempo de outros tempos, regressão em sonho, vento que refresca o presente tempo, poética inspiração. Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver. , clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.

Tempo para lá do tempo

Imagem
Saga, o tempo; apressando, apreçando; menino, jovem, adulto, idoso... Para além daqui, para lá de algum lugar. Aprendizado. O menino com o tempo brinca, brincadeira que nunca há de acabar; joga, arrelia, pula, traquina, fantasia… Adolescente, dono do tempo se julga; abusa, desdenha; afinal, tem todo o tempo do mundo! Adulto, dominado, escravizado pelo tempo; apressado e mal apreçado, atrás do tempo perdido, corre. Envelhecido, jaz sem tempo. Aprende, que para lá do tempo, é tempo de fazer diferente. Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver. , clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.

Oração do coração, alma da calma

Imagem
No pulsar do coração, o mantra da vida; alma da calma, infinito de todos nós. Poesia que repousa, pousa para além daqui. A oração do coração; tum tum, tum tum; o mantra da vida, que não cessa enquanto a lida não cessar, não descansa enquanto a vida, ida, não repousar, não pousar no infinito, alar o ser até então finito, para a oração do coração poder voar, a alma da calma, a essência se eternizar. Fazer-se poesia a oração, o coração versar para além do peito, a alma calma ascender do vale estreito, novo horizonte vislumbrar: Para além dos livros e das maçãs, dos jardins, dos afãs. Tum tum, tum tum; tum tum, tum tum... Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver. , clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.

Jesus peripatético

Imagem
Jesus nunca foi do paço, dos passos ele sempre foi; caminhando, encaminhando; exemplificando por caminhos sãos. Afirmava: “Meu reino não é desse mundo...” Hoje, falsos cristãos: descaminham, desencaminham; discursando por atalhos vãos. Armados, desamam; desalmados, desalmam; misturam política com religião. Jesus não se encerrou nos claustros, não se entregou aos faustos, nem às mesuras palacianas; qual Aristóteles, que ensinava caminhando, Jesus era peripatético. Essa gente? Patética! Mente em nome de Deus, falseia em nome do Cristo; mefistos fariseus. Joias da hipocrisia, potestades do moralismo falso. “Hipócritas, bem profetizou de vós Isaías”. Jesus nunca foi do paço, dos passos ele sempre foi; caminhando, encaminhando; exemplificando por caminhos sãos. Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver. , clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obri...

Tempo e poesia, amor antigo

Imagem
Absolutamente relativo, o tempo. Imanente e transcendente, a poesia. No espaço-tempo dos versos, balança a memória, num balanço de outrora, galante aurora de antigo amor. Na paisagem campesina sob a árvore, balança a mulher menina, enquanto seu pretendente a admira. O tempo gangorra na poesia, versos de um tempo, em que se tinha tempo, pra poesia de tempo ter. Amor antigo, que aos novos; inspire, dê abrigo; permita ao tempo, se fazer poesia, magia de um poema de amor. Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver. , clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.

Hoje, dia de todo dia

Imagem
Hoje é dia da mulher? E qual dia não é? Dia da mãe, do pai; da oração; da criança, do adulto; dia de uma coisa qualquer. Dia da religião. Dia do religioso e do ateu, do santo, do espírito, do orixá; dia de Deus, de todos os santos. Dia do avô, da avó; tem até dia do riso, como se algum dia pudesse prescindir de um sorriso. E o poeta tem seu dia, como se cada dia não inspirasse poesia. Dia dos namorados, do beijo, do solteiro, do amante; tem até dia do queijo. Tem dia pra todo dia, pra lembrar de não esquecer, que todo dia, é dia de celebrar, homenagear, fazer acontecer Mas que cronológicos, os dias são antropológicos; são o que fazemos ser. Portanto: hoje é dia de todo dia. Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver. , clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.

A poesia é que diz

Imagem
Na penumbra do tempo, dormita uma antiga casinha; conta do viver que se viveu por ali, diz de sonhos e venturas, desventuras talvez. Deambulam fantasmas, amores e dores que passaram por ali. A natureza brinca, cirandeia ao derredor, enquanto o véu da serração veste as montanhas. Como disse Pessoa na pessoa do poeta: “O poeta é um fingidor”. Assim, não sou eu que vos digo, é a poesia que versa, reverso de mim. Capta a inspiração guardada na imagem, interpreta a paisagem; dos homens, das coisas, ausentes i presentes, visíveis ou ocultas. Na penumbra de uma antiga casinha, dormita o tempo. Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver. , clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.

Isso é coisa de mulher!

Imagem
Como ela cuida, ser cuidada; como ela ama, ser amada. Ser bem tratada, respeitada! Isso é coisa de mulher! Ser a cidadã que é, não objeto dos usos e abusos, do atavismo de um machismo qualquer; ter direitos iguais, oportunidades plurais; o ser do ser mulher. Para além de inspiração, ser a sua própria poesia; feminina magia, desmentindo a fraqueza, fortaleza! Isso é coisa de mulher! Ser a pergunta e a resposta, a nova proposta de um tempo melhor; mãe da mãe, do pai, do filho, de todo mundo! Compartilhar o protagonismo, não ser mera coadjuvante; não ser quem sempre vem atrás, compartir o ir adiante; ser sujeito ativo, que não se sujeita, não apassiva. Isso sim, é coisa de mulher! Leia abaixo alguns de nossos escritos tendo a mulher como tema: Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver. , clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.