Postagens

Mostrando postagens de julho, 2017

Hoje é dia de quê?


Experiência de Quase Morte. O mito de Er

Imagem
Transmitido pela tradição oral, Platão, discípulo de Sócrates, traz-nos em A República, um relato de alguém retornado do Hades. O mito de Er, no qual, independente das injustiças, erros e prejuízos provocados, os espíritos errantes resgatavam, expiavam o mal perpetrado na Terra, para assim purificarem a alma em consonância com uma inteligência cósmica, essencialmente moral. Er, habitante arménio, Panfílio de nascimento, guerreiro morto em batalha ressuscitou 12 Dias depois da própria “morte”, narrando o que vira no além: Desprendida do corpo, sua alma viajou com outras até chegar a um espaço etéreo com duas aberturas para a Terra e outras duas, similares para o céu, entre as quais, juízes decidiam o destino de cada ser. Os justos iam para a direita, que subia ao céu; injustos, para a esquerda, desciam... Cada alma recebia uma nota, sentenciada conforme seus feitos.

Imperfeita percepção

Imagem
Tem gente que vive sem viver, sobrevive sem um querer. De tudo reclama, por tudo faz drama, já “mortos” sem morrer. Corpos perfeitos !

Um até...

Imagem
Quem disse que a morte é um fim? A vida segue numa outra dimensão. Recomeço, novo começo; navegar no espaço-tempo para aportar no infinito, onde o eterno se explicita em encontros e reencontros. Para trás, os instantes doridos, os momentos sofridos, sob as pegadas dos passos deixados nessa Terra; as lágrimas que entristeceram a alegria. Em frente, colher nos braços os abraços furtados, adiados. Recolher a floração do bem semeado, das palavras benditas, das emanações de amor. E ali mais em frente, ver a felicidade ressorrir, ressurgir qual uma Fênix sobre as cinzas de todas as dores passadas.

É você

Imagem
Se penso, meu pensamento é você. Se sonho, meu sonho é você. Se desejo, meu desejo é você. Se amo, meu amor é você. Você já faz parte de mim, parte bela de mim. parte inteira do meu coração; você é do sol o calor, é da lua o clarão, do mar o rumor,

Inimigo

Imagem
Inimigo. Inimigo é o amigo, que ainda não fizemos; é a pedra bruta que desconhece a mão do artista, é a terra inculta aguardando a dádiva do plantio;

Sobreviventes urbanos

Imagem
Vamos sobrevivendo, fingindo, querendo viver. Bandidagem liberta, cidadãos numa semiaberta, imposta “prisão domiciliar”. No bolso, tem que ter “o do ladrão”; para arriscar a sorte, tentar fugir da morte na hora de não reagir.

Vidas por um cinto. Sinto...

Imagem
Hoje não tenho uma poesia nem uma prosa literária, mas, uma literal e triste crônica da vida real: segunda-feira, 03 de julho de 2017, pouco mais de nove da noite, um amigo nosso levava uma amiga para casa, quando perdeu o controle do carro e chocou-se contra um poste. Com o impacto, ambos foram projetados contra o para-brisa; ela teve ferimentos leves e moderados, ele entre outras contusões, bateu o abdome violentamente contra o volante. Os dois estavam sem o cinto de segurança. Socorridos pelo SAMU, ele deu entrada no hospital com forte dor na barriga… Na mesa de cirurgia, os médicos não puderam resolver aquela extensa lesão no fígado, uma forte hemorragia o tirou dos amigos, da família, dessa vida. Não costumo me apegar ao: se… Ao talvez…

Querido defeito de estimação…

Imagem
A Rainha Má do conto de Branca de Neve, consulta o “Demônio Familiar” do seu espelho mágico , para saber quem era a mulher mais bela. Quando a resposta do “Gênio Mal”, contraria suas expectativas, ela se toma de ódio e tenta exterminar sua “adversária”, o seu “problema”. Todo ser humano, carrega seu lado obscuro que precisa ser domado, educado e por fim; dominado, devidamente vencido. É aquela sombra, remanescente de nossos atavismos, aquilo que sobrevive nos guetos do inconsciente intentando se insurgir, roubar as rédeas da consciência e pôr suas “manguinhas de fora”: O orgulho inconfesso, a vaidade apercebida, a arrogância insuspeita...