Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2020

Hoje é dia de quê?


Um diálogo entre Deus e a Inspiração

Imagem
O mundo acabara de ser criado, Deus passeava o olhar sobre a dimensão onde viviam os bons sentimentos, virtudes e os elementos naturais. Uma espécie de “centro de controle” do Planeta Terra. O Criador viu uma menina triste e chorosa... Era a Inspiração: - Por que choras minha amada filha? - Senhor! Nada tenho para fazer, sinto-me inútil... O Criador sorriu carinhosamente: - Tenha calma pequenina. Prepara-te, pois serás uma das mais requisitadas de minhas servidoras. Serás uma espécie de diplomata dos bons sentires, quereres e fazeres. Será a minha “Embaixatriz” entre a humanidade. Quando eu quiser falar com os homens. Quem você acha que vai levar os meus recados? - Eu, Senhor? - Pois é... Você será a grande intermediária entre o imaterial e os seres humanos encarnados. O mundo está pronto. Ao Tempo. Artífice do destino, entreguei a chave da evolução. Logo o homem acordará do obscuro sono da ignorância... Alguém precisará inspirar-lhe as primeiras luzes da consciência, o alvor...

Barulhando

Imagem
Olvidados, os silêncios gritam; tentam, intentam ser ouvidos. Mas barulham: Os cismas e as cismas, complexos e fobias, medo, inveja, antipatia, nossas agonias.

Jesus no elevador

Imagem
Você já deve ter visto um desses sujeitos, que de Bíblia em punho, berram dentro dos ônibus ou em plena via pública, dizendo eles que estão pregando a "palavra de Deus". Epitáfio era desse tipo, rapaz jovem, até algumas semanas, era ferrenho devoto da "Maria Joana", mas foi pego pela polícia e após o tratamento vip, então dispensado aos seguidores da "cannabis", ele resolveu trocar a maconha pelo fanatismo e botou a boca no mundo. Certo dia entrou Epitáfio num prédio antigo, desses mais velhos que promessa de político, quando foi alertado pelo porteiro: - meu rapaz, esse elevador ta meio esquisito, pode parar a qualquer hora, já até chamei o técnico... - tem nada não, eu sou um homem de Deus, a mão do Senhor está sobre mim, nenhum mal me alcança. – bravateou o destemido crente. Ele fechou a velha porta pantográfica e o mais que velho elevador começou a subir, porém logo a luz começou a piscar e a cabine parou, o cidadão foi logo gritando: - está re...

Reta torta

Imagem
A vida é reta torta, rumo incerto, enceta a rota; inexata geometria, prosa e poesia, alegoria do viver. E a gente se desencontra no quebrar da esquina, uma sentença assina a sina; destino? O que nos destina? Quando o desenredo fecha a porta, tudo tarda ou não mais volta, fica um não ficar. A sorte não é prenda;

Livro, livra-nos

Imagem
O livro é lavra. Palavra! Livra-nos dos nós, da ignorância a sós. Nós, aos sóis dos escreveres. Desarmando desalmados desamados, libertando atidos ensimesmados. Livro, lavra; livrai-nos! Ó poesia, passarinho! Livra-nos, leva-nos; empresta-nos livros pra voar. Viajar nas páginas do espaço-tempo, alento; entre a ficção e a realidade, sonhar paisagens pra morar, realizar paragens pra sonhar.

Suicídio. Não quebre o relógio, não adianta!

Imagem
Um homem se aproximou de um precipício. Quando estava pronto para atirar-se, na intenção de por fim à vida. Uma mão o deteve, segurando em seu ombro: - Não faça isso! - Me deixe. Já não suporto tantos problemas... Um senhor de meia idade com um olhar de singular doçura, calou suas palavras envolvendo-o num abraço que lhe pareceu anestesiar o espírito: - Tenha calma, tudo passa. Muitas vezes as dificuldades são bem menores do que imaginamos e a nossa impaciência é que superlativa as dores. - Eu já não aguento mais... - "Calma, cautela e perseverança". Empreste-me teu relógio! Ainda que estranhando o pedido, o moço prontamente atendeu. O relógio foi colocado sobre uma pedra e outra o espatifou. - Por que o senhor fez isso? - O tempo parou quando eu quebrei o relógio? - Não, claro que não! - Pois é. Assim como o tempo, a vida é imaterial, não finda com o aniquilamento do corpo. Teus problemas seguirão contigo para onde vá tua alma, acrescidos pela culpa de teres d...

Como perder barriga e ganhar um amigo acima da média?

Imagem
Calma! Não é nada disso que você pensou. Pare de assistir aos vídeos errados e pensar, “naquilo”! É que, diante do número de inscrições e likes, que vão pingando feito conta-gotas em nosso novo canal do YouTube e sabedora que: não sei fazer música, ainda mais, musiqueta ruim; não tenho vocação, nem anatomia, para mexer os glúteos até o chão, Não sou dado a bizarrices, apelações, nem a performances de gosto duvidoso… Essas coisas que fazem chover inscrições e brotarem likes aos borbotões. Uma amiga lá de Portugal, em tom de brincadeira, propôs: “se tu fizesses um vídeo com o tema, por exemplo, como ficar com a barriga chapada tomando esse chá todos os dias à noite, durante uma semana, tu terias "n" likes e comentários. Já pensaste em algo assim "bombástico?” As pessoas vivem buscando soluções miraculosas, panaceias mágicas que contemplem o menor esforço, na resolução de seus problemas e ou futilidades. “Pedindo” para serem enganadas, encontram gente a propagandear f...

Quem te ensinou, professor?

Imagem
Quem te ensinou, a ser de um tudo, para conseguir ser professor? Aturar tanta autoridade, sem nenhuma autoridade em educação? E as teorias novidadeiras, pacotes que caem de paraquedas, só para encher esse ou aquele bolso? O tal "sistema" apostando em deseducar, parindo números fingidos? Quem te ensinou, professor? Você, que para ser professor, precisa se virar em: Psicólogo, advogado, babá; palhaço, apresentador, animador; delegado, juiz, detetive; inventor, mágico, malabarista; padre, pai de santo, pastor, exorcista, pai, mãe… O que for preciso!

Cuidado. Desejos se realizam

Imagem
Desejamos ter, cada vez mais, esquecidos de ser. Nessa coisificação de tudo e todos; ter, ou não ter, acentua o vazio existencial: deprimindo, angustiando, desatinando… Não que o ter em si, seja errado, mas a sua supervalorização em detrimento do ser… Ter sem ser, é débil e insuficiente. Queremos ter riquezas, despreocupados em ser ricos de valores reais; desejosos de acumular conhecimentos, descuidamos de ser sábios; ávidos pelo poder, ignoramos o que é ser verdadeiramente poderoso… E não raro, queremos por querer, movidos pela aparência, por ouvir dizer; pela inveja, cobiça, luxúria, inconsequência…

Trem da vida

Imagem
segue perseguindo seu destino de ser árvore fértil e frondosa. Observa a pedra bruta, que sem se acovardar perante a dor da lapidação, se permite a preciosidade da joia rara.

Trem do tempo. Estação da ilusão

Imagem
Quando tardamos distraídos na estação da espera. O trem do tempo passa e a gente nem vê. O existir segue sem detença, e o tempo esse expresso sem ré. Não se demora, não tolera nem transige. O tempo tem seu tempo. A vida não atrasa ou adianta. Vive! Mas tem gente que insiste, persiste em indefinida espera. Estagnados no ontem, quando o hoje já vislumbra o amanhã. Aguardam a hora passada, almejam um dia ido. Estacionam em antigas primaveras, quando, findo o outono, o calendário já há muito invernou.

A piração da bicharada

Imagem
Um texto para crianças de 5 a 105 anos! Um dos sete contos do nosso livro: Coleção Graziela . Assista a animação experimental/amadora: Havia uma floresta muito verde e bela, onde nasciam os frutos mais saborosos, as flores mais singelas. Lá, a brisa sempre fresca, brincava com as águas cristalinas do rio, e os animais corriam em paz pelos campos. Tudo era harmonia e tranquilidade, até que um dia, o rei leão, resolveu ser astro de cinema: - Estou cheio de ser o rei dessa floresta, aqui é tudo muito parado, não acontece nada de novo, eu quero ser famoso, sair nos jornais, ser capa de revista, falar na TV... Assim, o nosso amigo, rei leão, fez as malas, colocou seus óculos escuros e partiu, deixando vago o trono real.

Alegria e felicidade. Qual a diferença?

Imagem
Fazendo uma analogia com um precioso perfume, podemos dizer que a alegria é o frasco, felicidade é a essência nele contida. Pessoas que vivem de aparências, experimentam muitas alegrias, contentamentos que vem e vão ao sabor das circunstâncias. Tais criaturas, são como um belo e sofisticado frasco vazio. Conservam apenas um resíduo de felicidade. Um criminoso sente alegria no êxito do seu delito, um alcoólatra exulta em beber, um viciado em outras drogas ilude-se em saciar o vício. O violento compraz-se em ferir, um consumidor compulsivo busca contentamento em comprar, o egocêntrico... O egoísta... O tirano... Essas "alegrias" representam felicidade? Tais indivíduos são como vidros ocos e prestes a estilhaçar.

Pandemia? Qual pandemia?

Imagem
A do individualismo? Que nos torna egocêntricos e egoístas, indiferentes, negligentes e omissos? A da politicagem sem noção? Que nos coloca uns contra os outros, em favor de nossos algozes? Estupidamente ideológicos, debilmente negacionistas, burramente polarizados? A da pressa, tão mal apreçada? A sanha antropofágica do consumismo? O “todo poderoso” ter, nos tornando fúteis, frívolos e artificiais?

Navegar, viver... “Toca o barco!”

Imagem
Muitos estranham, não compreendem a antiga frase: “navegar é preciso, viver não é preciso”, adotada pelo infante D. Henrique, como lema da "Escola de Sagres". Celebrizada pela poesia de Fernando Pessoa, a lendária frase foi originalmente proferida pelo general romano, Pompeu: "Navegar neceasse; viver e non est neceasse". Aqui, a palavra “preciso”, aparece como um Homônimo perfeito, ou seja, tem a mesma grafia, o mesmo som, mas, com significados diferentes. Primeiro no sentido de necessidade, depois referindo-se à precisão, exatidão. Assim, é necessário navegar no mar da vida, enfrentar as tormentas, afrontar as dificuldades, aproveitar o hoje, o instante presente; pois o momento seguinte, o amanhã é impreciso, inexato, pode não acontecer...