Eles não! Por eles, nunca!


Tela de fim do voto na urna eletrônica.

Quem inventou essa treta?

Quem pariu tal mutreta, de que política é razão para brigar?

Nós contra eles, dividir, afastar?

Depois, a politicalha acochambra!

Segue sujando e andando,

e a gente brigando, para nada ganhar.

Não, não voto feito gado,

não sigo de pesquisa o resultado;

armadilha do inútil voto útil,

o votar “no mais votado”.

Voto em quem acredito,

é minha consciência e mais nada!

O meu voto não edito.

Influenciar não me permito,

não sigo efeito manada.

Não acredito em promessa, não procuro um “salvador”.

Não sou devoto;

sou cidadão,

sou eleitor!

Direito, centro ou esquerda?

Quem nos traga menor perda!

Meu partido é a nação.

Amigo, vizinho, parente…

Essa sim! é a minha gente!

Não qualquer político indecente,

mercador de ilusão.

Por essa corja não brigo,

não vou criar inimigo,

a cata de circo e pão;

circo ordinário,

pão bolorento,

excremento que o político amassou.

Eles não! Por eles, nunca!

Quem está contra nós,

quem se presta a algoz,

quem falseia nossa voz;

para alimentar grandes quadrilhas,

faz o país nanico.

Acorda!

Urna não é penico.

Eles não! Por eles, nunca!

Por nós, sempre!

Por nosso amigo, vizinho, parente…

Brigar por nossa gente!

Eles não! Por eles, nunca!


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

20 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Olá, Tonico!

    A Justiça Eleitoral não é perfeita em nenhum lugar do mundo, excetuando na Coreia do Norte e em menor escala na Venezuela (Risos).

    Tua gente é teu vizinho, amigo, inimigo, família e até aquele em k vais votar é tua gente, pke é povo, tb. O clero e a nobreza, como classes sociais, não existem mais.

    Apesar de tudo, eu tenho k dizer que alguém para se candidatar a qualquer cargo político é preciso ter coragem e "tins tins" no sítio -rs. Por que razão são esses homens e não outros, que ao longo da História do Brasil se atrevem a tanto? Esperando dividendos e facas espetadas na barriga, e mesmo homicídio? É preciso coragem em países pequenos e calmos, qto mais aí, nesse continente em turbilhão. Ele não, dançavam e diziam alguns e algumas numa perfeita confusão. Vi até na TV um individuo na casa dos 20 e tal, 30 anos, com o cabelo enorme, tipo trança, mas k já tinha dado "n" voltas e que há anos o não lava. Elas dando, badalando o bumbum e viva a folia nas ruas. É isso, que tem k amenizar. Eu sei k mtos tem África no sangue, mas é preciso educar e na escola a gente até leva puxão de orelha, né?

    Então, teu poema está direto e dizes aquilo k pensas, mas gostarias de ter filho gay? Gostarias k tua filha e seu companheiro com bastantes dificuldades económicas tivessem 7 ou 8 filhos, que andassem pedindo alg. dinheiro junto aos semáforos? Gente pobre é aquela k menos pode e mais filhos tem. Há k esclarecer e caso continuem há k os assistir medicamente. Isso não é nenhum papão.
    A maneira como as coisas são ditas é k tem importância e isso Bolsonaro, pke foi, é e será militar não sabe fazer. É preciso uma voz mais serena, embora determinada, que explique isso para as pessoas.

    Em África, NOS DIAS DE HOJE, mais propriamente em Moçambique, ex colónia portuguesa, homi -rs, diz: não uso preservativo, quero ter 5 mulheres e 20 filhos. Posso até contrair doença, mas ter o prazer por inteiro. Ora, esse homi -rs precisava de ser castrado, em vez de fazerem mutilação genital às meninas pra não terem prazer.
    NÃO VAI A BEM, VAI A MAL, TONICO!

    A QUINTA RÉPÚBLICA DO BRASIL já teve o seu tempo e entre 01-04 de 1964 e maio, creio de 1985, não houve tanto acontecimento maléfico, qto se diz. É como em Portugal no regime, a k chamaram ditadura. Tanta coisa inventada! Eu era menina, mas nunca fui impedida de usar saia bem curta, decotes, cores berrantes, produzidíssima e falar com meus companheiros, embora mantivesse certos pudores, as regras, que sempre são precisas.

    Tu votas no povo, pke eles são povo tb, embora eles tenham mto mais mordomias k o clássico povo. Eles têm seu programa eleitoral, k mtas vezes não cumprem e votar em candidato brando, k não adianta, nem atrasa, então, fiquem em casa, pke o voto no teu país é obrigatório e não é, ou seja, caso não votes, pagas uma pequena multa.

    Soube k o PC da Lourdes estava com vírus, sim, e k t e k teve k haver uma pausa forçada. Acho bom parar por uns tempinhos. É preciso descansar a cabeça e não obedecer à imagem "x" ou "y", mas cada qual tem sua opinião.

    Abracinho e boa semana, que queremos calma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui, candidatura, não é questão de coragem, apenas ambição, o jogo do poder pelo poder. Esse cidadão, não é diferente dos outros. É só conversa fiada, nada vai mudar senão para pior. Como também acontecerá, se ganhar o outro candidato que com esse, lidera as pesquisas. Vão ser mais quatro anos de faz de conta e muita farsa, factoide. Mas o povo gosta e merece.

      Um abraço e boa semana.

      Excluir
    2. É também. Coragem e ambição são os dois fatores predominantes. É preciso ter um pouquinho de ambição na vida, pke vidas amorfas, não fazem sentido. Falem bem ou mal de mim, mas não me ignorem, FALEM!

      Evidente que esses cidadãos, que concorrem à campanha eleitoral não são diferentes dos outros, são gente, povo e têm raivas, prantos, doenças, saúde, sorrisos, discutem com suas mulheres, se divorciam, voltam a encontrar companheira, têm filhos, enfim, tudo mais k normal.

      Conversa, eu sei k parte dela é fiada, mas a política é mesmo assim. Tudo vai ficar como estava: samba no carnaval, futebol q.b. mulherada, qta vier, homi, não se desaproveita -rs e gente da Bahia, com sua cultura, que nem obrigado, por favor e com licença dizem, a menos, que vejam turista. Parecem alentejanos -rs. Tudo lento e lentinho. Trânsito desorganizadíssimo, pior que na Índia -rs e cada um vai levando a sua vida, calmamente. Ora, por isso, é que uma "amiga" minha de S. Salvador, ainda não tirou de minha casa seus pertences e já vaí pra dois anos, mas ela é cheia de boas palavras, só k é lenta mesmo e é dessas k diz: deixa estar como está, k está bem. Um dia, ponho tudo no contentor, pke sou europeia e talvez ela acorde e rebole o bumbum.

      Não sei quem vai ganhar, mas se ganhar Bolsonaro, o terrível, o temível, etc. e tal-rs, é natural que ele ponha alg. ordem nesse labirinto de corrupção e desorganização. Se for Haddad, vocês passam a ter tudo quase gratuito. Lula até vai oferecer o triplex dele a duas famílias carenciadas -rsrsrssssssssssssssssssssssssssss.

      Vão ser mais 4 anos de abundância, ordem e progresso -risosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss.

      Abracinho a ti e a Cirinhio -rs.

      Excluir
    3. Você não faz a menor ideia do que são essas figuras da politicagem tupiniquim, como esse, já apareceram outros iguaizinhos e com as mesmas bravatas.

      Estou gostando dessas diretas indiretas...
      https://www.youtube.com/watch?v=Es_gmCNtnJU

      Aqui é tudo esterco do mesmo pasto. Espero estar errado. Mas, ganhando um desses dois que despontam nas pesquisas, o Brasil perde feio.

      Inté!

      Excluir
    4. Acredito que não, pke em Portugal as coisas, embora empoladas, são bem diferentes.
      Então, o vidente está sentado no chão em cuecas?

      O vídeo é uma paródia, mas aqui se mostra como falta respeito pelo adversário.

      Nenhum desses dois vai ganhar, portanto o teu país vai continuar na mesmice. A maioria assim o quer.

      Abracinho.

      Excluir
    5. Infelizmente, tudo indica é que uma dessas duas faltas de opção vai ganhar. E seja dos dois qual for, nada vai ficar na "mesmice". Vai piorar! E muito! Mas, se é assim que o povo quer...

      Inté!

      Excluir
    6. Não acredito e nós vamos estar em contacto no domingo um com o outro. Não sei se logo no domingo à noite, pela meia-noite, se sabe quem venceu a 1ª volta/1º turno, mas penso k não, visto k o teu país é um gigantão. Depois, me elucida, por favor!

      Caso vencesse o 17, o teu país, passaria por muitos ajustes, tinha de ser, mas tu k és pai, deste a melhor educação pra tua filha e ela, embora seja adulta, se comporta, devidamente e te obedece, no geral.

      Pior do k já está? É difícil, Tonico. Nenhum deles (13, 17) vai vencer, pke sondagens são o k são. Vai haver 2º turno e vence o k não faz onda -o Ciro.

      Até logo!

      Excluir
    7. Por essa hora já devemos ter o resultado, a apuração é rapida por conta das urnas eletrônicas.

      Espero que não aconteça, mas, pior pode ficar... Sim , haverá segundo turno. O problema é que podem ir 13 e 17, que além de serem péssimos, vai se manter essa hedionda polarização, essa divisão insana que tanto vem prejudicando o país.

      Vamos esperar para ver. Não adianta ficar conjecturando...

      Inté!

      Excluir
    8. Acho k tens razão. Conjeturar não vale nada. Aguardemos, então, amanhã.

      Inté!

      Excluir
  2. Adorei! Falaste tudo! Nem de longe vale brigar por causa de política e político! Pra eles, o pinico!!! Nele farão, seja quem ganhar, suas aprontações! Não confio em nunhu e nehuma mudança com o cenário que temos pela frente. abraços, chica e feliz outubro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os eleitores brigam, depois a politicalha se une em seus velhos conluios contra o país e a favor das quadrilhas partidárias. As pesquisas revelam um cenário aterrador, que se não for revertido, teremos no segundo turno a opção da mais absoluta falta de opção, a ameaça de mais quatro anos dessa divisão e ódio, tão insanos e que só servem aos politiqueiros e aquilo que depositam no penico da politicagem mais rasteira.

      https://www.youtube.com/watch?v=4pXLawtKgxQ

      Excluir
  3. Tonico, não vejo nem meu comentário, o 2º, nem tua resposta, se é k já a deste. Que coisa estranha! Vamos ver se aparece, agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eta portuguesa impaciente! 😊 Tem que esperar carregar os comentários...

      Calma...

      https://www.youtube.com/watch?v=4GFtjl6Gsjk

      Inté!

      Excluir
    2. Ó meu querido, deixa eu te explicar: eu venho ao teu blog para ler tuas respostas, e venho uma vez, duas vezes e nada. Além disso, em baixo indica o número de comentários, vãos imaginar k indica seis, mas só lá estão visíveis 2. Achas isso normal?

      Eu não desespero, coisa nenhuma, mas me custa saber k fiz os comentários, tê-los lido na hora e passado um dia, eles não estão lá, nem a tua resposta.

      Não gosto do nome Lenine, não sei bem a razão (risos), mas achei a letra mto interessante. tenhamos paciência, pke, desse jeito, somos mais felizes e temos mais saúde.

      Beijinho bem calmo.

      Excluir
    3. Normal eu não acho, mas, são coisas da internet, do Blogger e não nos resta senão, ter paciência de Jó, quando isso acontece.

      Não implique com o nome do "homi"... Rs rs rs...

      Um abracinho zen.

      Excluir
  4. Outra coisa, Tonico, k nada tem a ver com esse teu post. Ontem, morreu o Sr. Charles Aznavour e eu vi, que tu colocaste na lateral direita de teu blog um vídeo ele cantando com suas netas: Fiquei tão triste, apesar de ele já não ter morrido jovem, como todo o mundo sabe, mas a história de vida dele, impressiona. Já pesquisaste? Era franco-arménio. A autopsia deu edema pulmonar.

    ADIEU, MONSIEUR CHARLES AZNAVOUR! JE VOUS AIME! (adeus Sr. Charles Aznavour. Eu o "amo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passaram alguns documentários sobre ele. Pena que artistas assim, não sejam imortais como sua obra.

      Temos o pequeno consolo de a tecnologia nos permitir revisitar momentos como esse:

      https://www.youtube.com/watch?v=W_8JU9UoR3k

      Adeus não. Até algum dia, Charles Aznavour.

      Inté!

      Excluir
    2. Oi, Tonico!

      Também na TV portuguesa. Charles Aznavour é o "monumento" francês.
      Todo o mundo, especialmente os franceses, pensavam k ele nunca morreria, pke tinha um força interior e exterior incomparáveis. Já tinha concertos agendados para breve e veio há poucos dias de uma tournée no Japão.

      Gostei mto do vídeo, k colocaste e k já conhecia. As netas são amorosas, mas não chegam, em matéria de voz, de postura, aos calcanhares do avô.

      Cogito. Ok. Tonico. Até um dia, meu querido Sr. Charles Aznavour.

      Excluir
    3. Artista desse quilate não morrem, apenas, saem de cena.


      Um abraço. Inté!
      Oração pela lucidez.

      Excluir
    4. É verdade. Ele SIM, ele SIM -rs. Estou me referindo ao cantor falecido, Tonico.

      Beijinho. Amanhã, é feriado aqui. Se comemora a Implantação da República - 05 de outubro de 1910.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.