O Brasil não precisa repetir os erros dos outros



... é melhor prestar bastante atenção, para não repetir erros já conhecidos, e portanto, evitáveis. Valentia, falação e achismos podem ser desastrosos; ante um inimigo voraz, sabedoria, é aprender com os fracassos alheios. Só os insanos empacam, deliberadamente insistem em errar. São como...




Cédulas espalhadas. #PraCegoVer

Diante do vírus, o tolo e criminoso dilema entre vida e economia, ameaça repetir aqui, erros cometidos pela Itália, Espanha, Estados Unidos… Preservar vidas é sim, preservar a economia e o contrário é a grande estupidez que vem espalhando incalculáveis prejuízos pelo mundo. Aprender com os erros alheios, denota inteligência e real sabedoria; bravatas, ganância, egoísmo e teimosia, denunciam letal ignorância, desumanidade, incompetência… Ante o perigo devastador da pandemia; precisamos aprender com o infortúnio alheio. Como na seguinte fábula, atribuída à Esopo:

“Um dia, o leão, o asno e o lobo decidiram sair juntos para caçar. Ficou combinado que qualquer coisa que eles obtivessem seria dividida entre os três. Depois de matar um cervo de bom tamanho, eles resolveram fazer uma grande refeição.  O leão pediu ao asno que repartisse a carne. O asno dividiu a comida em três partes iguais e convidou os amigos a servirem-se. Mas o leão, indignado, atacou o asno e o reduziu a pedaços. Em seguida, voltando-se para o lobo, o rei dos animais pediu gentilmente que ele fizesse a divisão em duas partes. O lobo juntou todo o alimento em uma única grande pilha, deixando de lado apenas uma minúscula parcela para si mesmo.
“Ah, meu amigo”, disse o leão, “como você aprendeu a dividir as coisas de maneira tão justa?”
“Foi fácil! Bastou que eu visse o destino do nosso amigo asno”
– explicou o lobo.”


Assim sendo; é melhor prestar bastante atenção, para não repetir erros já conhecidos, e portanto, evitáveis. Valentia, falação e achismos podem ser desastrosos; ante um inimigo voraz, sabedoria, é aprender com os fracassos alheios. Só os insanos empacam, deliberadamente insistem em errar. São como pedras que tardam embrutecidas, paralíticas, alienadas. Cadáveres são devastadores para qualquer economia.


Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

8 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Perfeito, Antonio! Estamos há quase 15 dias em casa, e agora mais outro decreto de mais 15 dias.
    A melhor vacina, nesse caos, é ficar isolado, em casa. E isso está valendo para todo o Brasil. Não precisamos repetir erros, a saúde está em primeiro lugar, o governo deve encontrar soluções, como de fato encontrou. Penso que agora há um consenso. Mas o mundo inteiro está preocupado, muito!! E não é para menos.
    beijo, cuide-se, fique em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos a oportunidade de fazer diferente e não repetir os mesmos equívocos, governantes e população precisam tomar consciência, acordar para esse momento grave que vivemos.

      Espero que a humanidade, depois desse vírus, se torne melhor, verdadeiramente humana.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
    2. Parabéns pela excelente colocação e comparação com a Fábula. Mas o povo, tá difícil, viu? Muita gente ainda precisando de uma luz. Obrigada! Continue a nos oferecer belas postagens!Saúde e paz!

      Excluir
    3. Muitas autoridades, empresários e mesmo o povo, tateando no breu da ignorância, do egoísmo e da falta de noção. Mas, venceremos o vírus e a humanidade, há de sair melhor dessa.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  2. Olá:- Hoje, em Portugal, foi renovado o Estado de Emergência por mais 15 dias. Pergunto: O que é que os irresponsáveis que que brincam com a sua saúde e com a saúde dos outros, ainda não perceberam?

    FIQUEM EM CASAAAAAAAAAAAAAA
    .
    Saudação de Esperança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só os governantes, a população também precisa acordar, fazer a sua parte sem tardar e sim, para todo aquele que possa: #FiqueEmCasa

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  3. Muito bem. Existem pessoas que são autênticos escroques!
    -
    Amigo, é aquele que te dá a mão quando precisas
    -
    Beijo. Tenham uma excelente tarde. "Vai ficar tudo bem"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem aos montes, gente que não presta e se compraz em ser do mal. A política sobretudo, anda tão mal frequentada...

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.