Depressão. Saia desse quarto! ...


Quarto escuro com vista para paisagem externa. #PraCegoVer

Desensombre! Não se assombre em suas indevidas sombras, não conspire contra si; destranque-se para destrancar a vida, destrave, desentrave, não sabote-se! Você é bem mais que um quarto, é um todo, é um parto da amplidão. A sorte não visita a quem dela foge, e ninguém e nada acode quem não se permite acudir. Não condicione nem condicione-se; nada de desertar, não deserde-se; a vida nos faz herdeiros da esperança e da fé. Acreditar faz parte do superar de quem supera-se.

Qual vivente não tem problemas? Quem não tem dilemas a resolver? Quem disse que a coragem desconhece o medo? A força não transita pelas fraquezas? O viver é uma equação que intentamos resolver dia a dia, todos os dias; é como o sol, que não está nem aí para noite escura ou as nuvens pesadas, elas passam e ele foca no seu desiderato de brilhar. Não desiste! Insiste, persiste; faz e faz-se acontecer na paisagem, pintura de cada novo alvorecer.

O rio não se deixa intimidar pelas pedras do caminho, ele contorna ou passa por cima; não se aclimata, não se acomoda nem descansa, avança! Água parada estagna, estraga-se e a tudo estraga. Tudo é difíscio enquanto não nos dispomos a facilitar; enquanto nos desconfiamos como problema e não nos descobrimos como solução.

Quarto é feito para dormir e sonhar. Acordar e viver é o grande barato de uma realidade que pulsa e nos impulsiona; com seus altos e baixos, ônus e bônus… A terapia ajuda, a terapêutica pode remediar, mas a autoria e o protagonismo da sua vida, são seus e intransferíveis oportunidades. Escolha, decida, transforme, transforme-se, saia do quarto, da toca, do esconderijo, da furna… Viva! Pare de apenas sobreviver.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:



Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

4 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Respostas
    1. A depressão torna a pessoa escrava de si mesma, algoz do seu próprio destino; pássaro cativo numa gaiola de ilusões.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  2. Boa tarde de paz, amigo Antonio!
    Pensei haver comentado aqui ontem.
    Vim ler outro post e vi que não.
    Somos muito maiores do que o limite de um quarto... Precisamos partir para outros cômodos de corpo e alma.
    Muito bom sempre o que escreve.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autolibertação, transpor as provincianas fronteiras do ensimesmamento, esse o caminho para resgatar o tempo perdido, acordar a vida e sair do quarto escuro da depressão...

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.