A cruz do Cristo ou o Cristo da cruz?


A amorosa cruz do Cristo é o grande convite ao infinito bem. O dolorido Cristo da cruz é um brado de alerta contra todos os males. Sigamos a carregar a cruz do Cristo, aprendendo com o Cristo da cruz.


Paisagem florida de um amanhecer com a cruz no horizonte, em meio ao sol que ilumina o campo. #PraCegoVer #ParaTodosVerem

A cruz do Cristo é o símbolo inequívoco da vitória do espírito sobre a matéria, da vida ante a morte; inegável ícone da resiliência e da fé, da esperança e do amor. Ressurgido das sombras do túmulo, o Mestre resplandece, testificando o Deus de amor, que, substituindo o obsoleto “Senhor dos Exércitos, exorta a humanidade para um tempo novo, de tolerância e paz. A Cruz de Jesus nos remete ao redentor, o Salvador que rompendo as grilhetas da obscuridade ignorante, esclarece as mentes, aclara os corações, norteando para um futuro de transformações, do despir o homem velho para, enfim, vestir o homem novo.”


O Cristo da cruz é o mais loquaz testemunho do consórcio espúrio da religião que conspira, com a política que lava as mãos no vale-tudo por poder e dinheiro. Hoje, como ontem; a desonestidade e a hipocrisia, o egoísmo e a truculência, a ladroagem e a imoralidade... Neofariseus e repaginados Pilatos, trevosos fantasmas reaparecem vomitados das catacumbas para replicar o mal. Certamente, se o Divino Amigo, estivesse hoje encarnado entre nós, seria novamente assassinado numa reedição moderna do Gólgota, pois se afiguraria uma pedra no sapato dos que mercadejam o sagrado para garantirem seus teres e haveres mundanos no promíscuo e leviano “nós contra eles” promovido por religiosos e políticos venais. Fazem-se de desentendidos ao: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”, “Meu reino não é desse mundo”...


Como a turba de outrora, que, manipulada pela malta criminosa de então, escolheu sentenciar Jesus; muitos hoje se permitem arrastar por discursos odientos, travestidos de falseada religiosidade, usando e abusando de mentiras, eufemismos e meias verdades, num doloso golpismo contra o cristianismo que, hoje tentam solapar por dentro, já que os externos facínoras do passado, foram derrotados pela ressurreição.


A amorosa cruz do Cristo é o grande convite ao bem, à paz, concórdia, solidariedade, fraternidade, tolerância, respeito, humanidade… O dolorido Cristo da cruz é um brado de alerta contra o mal, o preconceito, racismo, misoginia, intolerância, politicagem, mentira, infâmia, hipocrisia, falsidade…


Que nos deixemos iluminar pela cruz do Cristo, sem esquecermos que o sofrido Cristo da cruz, é o retrato de quão baixo podem descer criaturas mesquinhas e apequenadas para consolidarem suas ambições delituosas. Como asseverou Jesus: “Haverão falsos Cristos e falsos profetas”, “Esse povo me honra de lábios, mas mantêm longe de mim o coração”.


Lembremos de Saulo de Tarso, o terrível fariseu, que se converteu em Paulo, o grande divulgador do cristianismo ante o Cristo ressurgido da cruz. E perante as ladainhas e vociferações dos estelionatários da fé, não esqueçamos do que disse o Apóstolo da gentilidade: “Tudo posso, mas nem tudo me convêm”, “A letra mata, o espírito vivifica”.


Jesus, o de verdade, conosco ontem, hoje e sempre. Paz e luz.

Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

10 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Texto e imagem deslumbrantes. Parabéns pela escolha e inspiração.
    Votos de uma Páscoa muito feliz.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de o ler.
    Um Domingo de Ressurreição muito feliz,
    junto dos seus amados parentes e amigos.
    O meu abraço pascoal.
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Antonio,
    O seu texto é repleto de verdades, o que se tornou a humanidade depois que Cristo esteve na cruz! Não seguimos os seus ensinamentos, não amamos ao próximo como a ti mesmo, não temos empatia e sensibilidade com a dor alheia, sem contar naquelas pessoas que só pensam em ganância, poder, dinheiro e não estão preocupados com quem sofre, com os mais necessitados, falo da classe política na sua maioria. Precisamos de mais amor e compaixão no mundo! Te desejo uma Feliz Páscoa!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos uma triste desumanização, capitaneada por ideologias golpistas de extrema estupidez que dolosamente confundem tudo para parir o caos. Falsos religiosos e politiqpolíticos nefastos, usando e abusando do nome de Deus em vão, um "cristianismo" caricato e farsante, transbordante de interesses terrenos inconfessáveis e nada das verdades do Cristo; o de verdade, é claro.

      Jesus conosco, hoje e sempre.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  4. Boa noite de Paz, amigo Antônio!
    Em seu texto, você relata tanta discrepância entre a Cruz de Cristo e o Cristo da Cruz...
    E em meio à divergência de significado, estamos nós...
    O Sacrifício Salvífico de Jesus é bem aproveitado por muitos e jogado ao chão por outros tantos.
    Tenha uma Santa Semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos resgatar as verdades cristães, soterradas pelas farsas e tantas mentiras dos discursos venais e interesseiros de insepultos fariseus, vendilhões do sagrado, estelionatários da fé. Com Jesus, só verdadeiramente com ele: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

      Jesus conosco, hoje e sempre.

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
  5. P assagem para a vida
    A luz de Cristo Jesus
    S eja nossa guia
    C om amor por todos nós
    O amor venceu, enfim
    A vida ganha novo tom

    Abençoada Páscoa, amigo Antônio
    Abraços fraternos pascais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amor de Deus manifesto no Cristo, venceu a morte para legar vida eterna para toda alma humana. Feliz páscoa!

      Um abraço. Tudo de bom.
      APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Clique na imagem acima para ler uma postagem sorteada especialmente para você.


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.

Clique na imagem do escultor para ler: A pedra. Nosso poema que tem sido plagiado.




Fale conosco.


Assista nossos vídeos, inscreva-se no Apon na arte do viver.



Se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal, clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.