Mundo para os filhos, filhos para o mundo


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Nos preocupamos com o mundo que nossos filhos vão encontrar no futuro. Mas, que filhos iremos deixar?


Parece que não nos damos conta, ou preferimos ignorar que: guerras, poluição, assassínios, corrupção, pedofilia, promiscuidade, roubo e toda espécie de mazelas, são obras de pessoas. E estamos preparando pessoas melhores?


Crianças mimadas, adolescentes sem limites, jovens egoístas e egocêntricos...


Como desejar um mundo melhor, se legamos ao futuro, pessoas iguais ou piores do que as que tem feito tanto mal ao nosso cansado planeta?


Um mundo melhor, precisa de pessoas melhores. Não existe mágica nem milagre. Tudo é consequência do que fazemos (ou deixamos de fazer). Parece óbvio, mas muita gente demonstra não notar que: o presente é o resultado do passado e o futuro, trará os frutos daquilo que cultivamos hoje.


A suruba política, a pandemia de corrupção, o lixo cultural "todo enfiado" nas mentes, o desapreço pela natureza, a ditadura da grana, a obsessão pelo supérfluo, a indiferença para com o outro, a valorização da futilidade, a coisificação das pessoas, o superficialismo das relações, a embriaguez de ilusões, o vício das fantasias, a institucionalização da hipocrisia, o império da mentira, a derrocada moral...


Esse é o mundo que estamos gestando para nossos filhos, e os filhos que estamos gerando para esse mundo?



Postado aqui em setembro de 2009.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

18 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Olá, Antonio! Perfeita suas colocações! Sentamos no "trono" da nossa existência e apregoamos que o mundo não vai bem, etc e tal... mas o que estamos fazendo para melhorá-lo? "Embriaguez de ilusões" - expressão perfeita para qualificar o momento em que pais e filhos vivem... perdidos nas ilusões que não nos levarão a nada, realmente! Parabéns!
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
  2. É assim mesmo Célia!

    “Sentamos no "trono" da nossa existência” e nos arvoramos a juízes dos erros alheios e esquecemos de buscar corrigir nossos desatinos, de fazermos a parte que nos cabe. Evolução não se improvisa e um mundo de regeneração, depende de pessoas com bons e melhores propósitos.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. O MUNDO está cada dia mais desgovernado e o que podemos fazer é apenas dar o melhor de nós aos nosos filhos - uma base mais sólida, pautada nos reais valores existenciais pra que as futuras gerações prossigam de forma mais coerente e positiva.
    Abraços

    Suas palavras foram certeiras.

    ResponderExcluir
  4. Oi Antônio! Vim retribuir tua visita e conhecer teu Blog.Já me instalei.Vim,gostei e voltarei sempre.Lecionei alguns anos.Hoje estou no serviço administrativo.Me identifico demais contigo.Que tenhas uma semana iluminada, com muito amor,flores e cores para enfeitar tua alma.Forte abraço Eloah

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem António, em primeiro lugar deixe-me dizer-lhe que este é sem dúvida um bom assunto para ser debatido.
    Atual, problemático e polémico que chegue.
    Mas precisamente por ter todos estes adjetivos e muitos outros mais é também difícil de comentar.
    A minha humilde opinião sobre ele aqui vai:
    Enquanto pais que mais fazer? Os pais de hoje, conseguem ser tudo menos pais!: a hora a que saem de casa, a hora a que voltam.Que tempo resta nesse espaço para os filhos?
    Educação? com todos os meios de informação que nossas avós não tinham,e que os pais agora possuem, não creio que não saibam (ou não queiram) fazê-lo. Acredito que tentam educá-los o melhor que sabem.
    As gerações passadas como foram educadas/criadas? com mais/menos qualidade?
    Tivemos grandes mentes, mas também grandes monstros!
    O problema/solução está, acredito eu nisso,no coração de cada um, o seu conjunto (id, ego, e super ego) ditam os nossos comportamentos, com alguns fatores à mistura é lógico, mas principalmente somos nós que nos fazemos.
    Desculpa a minha opinião!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Malú!

    O mundo exterior é um reflexo do nosso mundo interior. Um planeta melhor depende de seres humanos melhores. Enquanto a humanidade não assumir suas reais responsabilidades perante a vida, tardaremos num orbe de provas e expiações.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  7. Seja muito bem-vinda Eloah!

    Também gostei do seu Blog e voltarei a visita-lo.

    Um abração e uma semana com tudo de bom para você também.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana!

    Desculpar o que? Indesculpável é quem não tem opinião.

    Particularmente, acredito que muitos pais têm caído nas armadilhas de “vou dar a meu filho aquilo que eu não tive”. E tentar compensar a falta de tempo com os pimpolhos sacrificando-se para atender todas as suas vontades e caprichos. Assim, perderam o ponto de equilíbrio, substituindo o autoritarismo antigo pela permissividade moderna. Criando uma juventude fútil, egoísta e alienada, gente que veio ao mundo para ser servida e não servir a ninguém. Só direitos, deveres, nada!

    Um abração.

    ResponderExcluir
  9. Olá querido amigo !

    Excelente reflexão !
    Acredito que se os pais se esmerassem ao máximo para criar seus filhos, o mundo seria bem melhor, pois são as pessoas que nele habitam que o transformam no que é. Sei que vamos errar às vezes, mas isso não impede que criemos filhos respeitosos , educados e com valores morais, éticos.
    É preciso começar no lar esta mudança, alimentando nas crianças conceitos de solidariedade, compreensão e amor.
    Sem dúvidas, esta é uma das maiores contribuições que podemos dar para a sociedade e é claro, para nossos filhos que crescerão com um conceito rico e bonito !

    Um abraçãooo e boa semana !

    ResponderExcluir
  10. Antonio, ontem eu estava descansando os pés, sentei-me na frente da TV e fiquei vendo o que passava: a novela das 21H da Globo. Entao, os minutos que seguirão eram repletos de erotismo, semi-nudez, falta de carater, etc... num horario daquele e ao alcance de uma familia inteira! O mundo é isso mesmo, está sem rumo, valores deturpados. Isso é o certo? É complicado quando até em casa somos invadidos e maus exemplos são mostrados com tanta naturalidade. Complicado mudar o que já está ruim neste mundo. Tinha que haver uma campanha para ninguem assistir novelas por uma semana. Não é moralismo, já basta tantas noticias de mortes, sequestros e corrupçoes... parece que falta o bom e o bem no mundo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Samanta!

    Muita gente desconhece ou anda esquecida de um velho ditado popular: “casa dos pais. Escola dos filhos”. A falta de tempo, a pressa moderna, a terceirização da educação (dita doméstica), a degradação da família, blábláblá, blábláblá... I isso tudo, todos já sabem. Mas, o que se tem feito? Cada um de nós em nossos lares precisa fazer a sua parte, contagiar positivamente nossos vizinhos e multiplicar pela comunidade. Mudanças começam na tomada de consciência de cada um.

    Um abração e boa semana para você também.

    ResponderExcluir
  12. Olá Sissym!

    A coisa anda feia mesmo. A TV retrata os desatinos da nossa sociedade fútil e imediatista, fraca de valores éticos... Certo que não temos o poder de mudar o mundo inteiro. Mas podemos começar modificando nosso mundo interior e doméstico, fazendo melhores escolhas no que assistimos, ouvimos e lemos. Exemplificando o nosso melhor, “contaminar” positivamente quem nos cerca.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite querido amigo!
    "o presente é o resultado do passado e o futuro,trará os frutos daquilo que cultivamos hoje."
    Se olharmos por essa visão não estamos errados...
    Bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  14. Boa noite amiga Severa!

    Justamente. Temos que melhorar o semear para ter uma colheita melhor.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Querido amigo,

    Muito sério, correto e sempre oportuno um texto alerta para todos. A conscientização é necessária, mas também a ação através da educação e resgate dos valores básicos familiares que irá refletir na sociedade em que vivemos. A responsabilidade é de todos .

    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  16. Pois é Desnuda!

    A decadência da educação formal e doméstica, é forte fomentadora desse caos social. Quando vamos acordar?

    Um abração.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.



Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.