Umbigos do universo. “…Audaciosamente indo, aonde...”


Nave Enterprise de Jornada nas estrelas.

Não, não se trata das aventuras do Capitão James T. Kirk e a tripulação da Enterprise na saga Star Trek. Vamos tratar aqui, da difícil arte das relações humanas, no que toca a gente com incrível competência para adivinhar, descobrir e julgar as falhas alheias. Mas, sem qualquer vocação para lidar com seus próprios equívocos.


Encastelados em suas “certezas”, Dormitam na voluntária e conveniente ignorância(?) de que ninguém é inteiramente perfeito, nem absolutamente imperfeito. A vaidade, o orgulho e a teimosia, tornam míope a percepção da realidade, engendrando verdades “altistas”. Uma espécie de isquemia de humildade, não lhes permite aceitar, que o universo é infinitamente maior que seus umbigos. E que o diferente, pode ser apenas diferente; não uma ameaça, afronta, pirraça, perseguição...


Psiquicamente “engessados” por suas “convicções”, alienados por suas “crenças”. Evocam para si, o monopólio da razão. Deliberadamente apercebidos de que Querer ter razão não é necessariamente tê-la. Gente que carece de coragem (ou vontade) para mergulhar em si, descobrir seu alterego, um seu eu melhor. Que pode e deve estar trancafiado nas catacumbas de seu ego imperioso. Ou como o Capitão Kirk. Que em muitos momentos, encontrou externamente a sensatez, dando ouvidos à racionalidade do Sr. Spock.


"Vida longa e próspera"!



Postado aqui em 15 de setembro de 2012.


6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Isso é o que eu acho difícil, Antonio... argumentar com "os ideais engessados" que não se libertam para uma nova visão de mundo!
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil mesmo. Tais criaturas, são algozes de si mesmas e das relações com as outras pessoas.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  2. Nossa, que texto forte! Uma analogia espetacular! E o pior é que estamos cercados por esses seres engessados nos diferentes ambientes que frequentamos.

    Um abraço, querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querer ter sempre razâo, é o mais curto atalho para desencontrar-se da razão. Mas essas pessoas não percebem isso.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  3. OLá meu caro,

    que coincidência! Acabei de mandar o texto dessa semana para o Jornal e falei exatamente disso, o reinado do alter ego. Estamos vivendo essa era. Cada um se sentindo a última e a única bolacha do pacote. Eu ficaria aqui falaqndo com você até amanhã... rsrs, vou postar o texto na terça.

    Grande abraço, boa semana para você

    Abraços

    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Leila. Temos vivido o absurdo de tantos "sem noção". Lerei seu texto.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato