O ponto de vista de cada um e o cada um do ponto de vista



... nem tudo que parece é, pode haver a nossa “realidade”, a “realidade” do outro e a realidade propriamente dita. Ainda não conquistamos o discernimento para justamente julgar além da nossa ilha...


A ultima ceia.

Basicamente, podemos definir comunicação como a interação entre emissor e receptor. Mas, entre um e outro, a mensagem transmitida, sofre distorções e outros ruídos, como naquela brincadeira do “telefone sem fio”, muito usada em dinâmicas de grupo, onde a fala inicial, não raramente, chega no final alterada. Além disso, cada um percebe ou interpreta o que vê, sente ou ouve, de forma muito particular.

Se pegarmos uma paisagem marinha e pedirmos que pessoas diferentes relatem o que sentem diante dela, certamente encontraremos respostas como: Tranquilidade, medo, paz, angústia, liberdade... O olhar de cada um, revelando visões diferentes de uma mesma paisagem.


Entre o que queremos comunicar e o que comunicamos, existe uma série de “filtros”, dentre os quais, a percepção de cada indivíduo, atido em seu momento, disposição e expectativa. Certa vez, numa palestra, citei os jovens “mal educados”. Talvez por falta de maior clareza minha ou pela falta de um maior desenvolvimento do tema, percebi num dos comentários, que a pessoa tinha enxergado em minha fala, uma condenação aos pais, uma crítica aos genitores por uma possível negligência na educação dos filhos. Mas, alguém é deseducado, necessariamente pela falta de ensino e exemplo dos pais? Quantos se negam deliberadamente a aprender, optando por comportamentos equivocados? Quantos filhos espelham a dignidade vivenciada no ambiente familiar, enquanto um irmão igualmente educado, desvirtua e degringola em lastimáveis desatinos? Portanto, os pais, nem sempre são culpados pelos disparates dos filhos. Pena que não me fiz suficientemente claro naquele dia.


Nas artes o olhar de cada um, dá espaço ainda maior aos voos da interpretação, podendo conceber-se no final, uma obra completamente diversa da imaginada por seu Autor. Um exemplo disso é “A ultima ceia”, pintura de Leonardo Da Vinci. Que para uns, é um retrato fidedigno da narrativa evangélica de João. Outros veem segredos, códigos, símbolos e tantos mistérios fantasias e invencionices. Enquanto muitos consideram a obra-prima do genial Artista.


Assim, podemos concluir que, a percepção humana pode ser a mais inexata e não científica incerta “certeza”. Lembremos que nem tudo que parece é, pode haver a nossa “realidade”, a “realidade” do outro e a realidade propriamente dita. Como costumamos ser imensamente condescendentes com nós mesmos e extremamente críticos com os demais, ainda não conquistamos o discernimento para justamente julgar além da nossa ilha perceptiva.


O que você acha?


Paisagem marinha.


Postado aqui em 02 de maio de 2013.


Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:




Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

10 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Boa tarde amigo Antonio, professor, uma das mais difíceis profissões, pois é, ensinar é mesmo dificílimo, nem dá para se saber se o que queremos passar é o que realmente se vai alcançar!Educar, missão, é isso, educar é missão difícil!
    A alma humana é mesmo um mistério, nem tudo o que se vê é o que se percebe na realidade.
    Ponto de vista, eis o que é, eu tenho meu jeito de ver a Vida, nem todos podem ver do jeito que vejo, nem sempre encontro palavras para me expressar e me fazer entender, assim é todo mundo, comunicação é mesmo isso, nem sempre se consegue,nem sempre!
    Entendi bem o que você quis dizer, ah, como entendi amigo professor, sempre aprendo muito contigo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesses tempos de tantos monólogos e tão pouco dialogo, o entendimento fica cada vez mais difícil. Cada um vê, ouve e sente o que quer e como quer, fazendo secundária a “real realidade” e sobrelevando a interpretação pessoal. Andamos esquecidos de que, o respeito às diferenças é que constrói a verdadeira igualdade. Sob a ditadura do eu. Não se aprende, não se comunica, e portanto, como dizia o Chacrinha: “se estrumbica”.

      Obrigado, Ivone. Um abração.

      Excluir
  2. Olá Antônio! Compactuo com o seu pensamento, pois em uma mesma família, de uma mesma mãe, com a mesma educação com seus filhos, há as individualidades a serem respeitadas. Quantas vezes temos, principalmente, nós professores, que mudarmos nossas lentes para termos uma visão melhor dos fatos. Jamais generalizar. Como disse você - a falta do diálogo, hoje é terrível! Fica mais ou menos no patamar: - dialogo com você desde que você concorde comigo!! Oras, se isso for dialogar, for 'discutir toda e qualquer relação', prefiro ser muda! Parabéns por sua manifestação. Assino embaixo!
    Abraços, Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas se acomodam em seus pontos de vista e deliberadamente, ignoram outros pontos de vista e mesmo a realidade, que normalmente não se encaixa nesse “autismo” das falsas convicções, forjadas no orgulho, vaidade ou ignorância.

      Obrigado, Célia. Um abração.

      Excluir
  3. Olá Antonio, tudo bem?
    Rapaz que texto bom esse seu. Muito verdadeiro. O pior é que tem gente que nuuuunca entende as nossas colocações da forma que queremos expressar. Hahahaha, mas talvez a culpa seja nossa mesmo né?
    Gostei do seu blog, voltarei mais vezes!

    Um abraço e tenha um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, muitas vezes não nos fazemos entender. Temos que buscar sempre uma linguagem clara e objetiva. Lembrando que cada pessoa tem a sua maneira de perceber e captar as coisas. Comunicar não é um prato feito, uma receita de bolo ou uma equação resolvida.

      Obrigado, André. Bom fim de semana para ti também.

      Excluir
  4. Bom dia meu amigo, relendo aqui seu texto e meu comentário acima, ainda é bem atual, não conseguimos nos comunicar de forma a sermos entendidos como queremos, bem assim, como queremos, pois sempre queremos ser bem entendidos.
    A vida segue com tantos mal entendidos, cada ser é um mistério, ainda bem, seria um caos se pudessemos ler pensamentos.
    Abraços apertados e continuemos nos protegendo, ficando em casa, pois se depender do mandatário executivo estaríamos todos mortos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos buscando entender e compreender, ser entendidos e bem compreendidos nessa arte que é se comunicar. E sim, vamos nos cuidar, para não sermos vitimados pelo descuidar de incertos desgovernantes. #FiqueEmCasa.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  5. Muito pertinente seu texto! A comunicação existe, mas há variedades de interpretações sob o ponto de vista de cada pessoa. Uns entende só o que vai de encontro a seu benefício próprio outros já pensam de maneira coletiva e por aí vai.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é justamente o ponto de vista de quem não escuta, não pensa, não reflete... Quer impor seus conceitos e preconceitos, distorce, adéqua a realidade às suas conveniências. Assim, não há comunicação.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.