Hoje. Sempre hoje


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Ontem é o hoje que expirou,

amanhã é o hoje que aspiramos,

hoje, a realidade.

Num hoje se nasce, num hoje se morre,

num hoje a lucidez ou porre.

Num hoje:

perde -Se e se ganha,

bate-Se e se apanha;

enfastia-Se, se surpreende,

ensina-Se, se aprende;

insiste-Se, se desiste,

alegre, ou triste;

ora-Se, se cora,

despreza-Se, se adora;

antecipa-Se, se adia,

prolonga-Se, se abrevia;

traz-se, se leva,

rebaixa-Se, se eleva...

Um hoje.

Sempre hoje.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


5 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Meu amigo

    É mesmo isso...o futuro é hoje e devemos viver como se não houvesse amanhã.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o hoje é. O ontem já foi e o amanhã poderá ser (ou não).

      Um abração.

      Excluir
  2. Olá, António!

    Tudo bem?

    Andei, um pouquinho, "às voltas" para encontrar o retângulo dos comentários, no seu blogue, o que não é habitual, mas cheguei cá, HOJE.

    Continua com "A PEDRA" no sapato, ou em outro lugar qualquer, não é assim? Isso, já não de HOJE, portanto passado, mas temos memória, e por isso lembramos factos bons e menos bons.

    Quanto ao seu poema, "HOJE", é pura verdade, mas dificilmente nós conseguimos ver as coisas, desse jeito. É preciso um esforço mental enorme, um treino bastante apurado e constante, para além da fé e da boa autoestima.

    Eu, com licenciatura em História, deveria apreciar o passado, "velharias", mas não, gosto mais da modernidade, que dia a dia vai surgindo nos vários setores das nossas vidas, sem, no entanto, desprezar a importância que o passado tem para compreensão do presente e até do futuro.

    A História NUNCA se repete, pelo menos, do mesmo modo, igualzinha, mas temos de espreitar, sempre os antecedentes e os possíveis consequentes.

    Cada vez mais, vivo um dia de cada vez, porque não sei se amanhã, vou estar por cá. Repare, António: nós compramos uma peça de vestuário, numa determinada época. Muito bem. A vestimos, mas no ano seguinte, parece que ela encolheu, que já não fica bem, enfim, PASSADO. Compramos outra, FUTURO, e é nesse balanço, que a gente vive e consegue ser feliz.

    ESTOU PRESENTE, HOJE, PARA VOCÊ E PARA SEU BLOGUE.

    Obrigada pela visita, e desejos de boa semana, que retribuo.

    Aquele abraço, que não é diário, mas quase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luz.

      No hoje estão todas as possibilidades e a cada dia esse instante, chamado presente, passa cada vez mais veloz, transformando a vida, num museu de “velhas novidades”. Só podemos viver o hoje e um hoje de cada vez. O agora, logo será passado, cairá no rol das lembranças, das lições aprendidas (ou não). O futuro, é um desejo, uma projeção, não adianta ficarmos feito cachorro correndo atrás do rabo, tentando viver o amanhã. Também não devemos desperdiçar tantos momentos, pranteando o pretérito. Só o hoje existe. Vivamos!

      Um abração.

      Excluir
  3. Vim espiar o poema sugerido, Apon. Lindo! E no final, tudo se faz no hoje. Um abraço!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato