Inveja. Um alter ego da “admiração”


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

O invejado não tem tempo a perder. Está sempre ocupado, dedicando a dádiva das horas a coisas úteis, edificantes, construtivas: Trabalho, estudo, boa música, espiritualidade, família... O invejoso? Carente de vida própria, desperdiça seu tempo “tomando conta da vida alheia”.


Geralmente, o invejado é esforçado,empreendedor, empenhado, participativo... Constrói, cria, conquista, sonha, realiza, vence, faz sucesso... O invejoso?! Apenas rumina sua inveja! Enquanto o invejado se faz autor e protagonista da sua biografia, o outro terceiriza, confia ao acaso a sorte do seu desiderato...


O invejado busca seu lugar ao sol. O invejoso rasteja à sua sombra.


A inveja é a “admiração” que desandou numa espécie de ciúme, deteriorou, degenerou, desnaturou... Perverteu-se, perdeu-se numa idolatria reversa, inversa, perversamente sem noção.


O invejado é alguém! O invejoso é o que mesmo? Quem insiste em se fazer Salieri, jamais consegue ser Mozart.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


10 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Antonio, texto reflexivo sobre a inveja, ela mata quem a sente, ao invejado pode até lhe fazer sentir mal estar pela energia negativa do invejoso, mas passa logo, pois como dizes, o invejado não tem tempo a perder com coisas inúteis!
    Abraços meu amigo poeta querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A inveja é uma das tantas patologias que afetam as almas pequenas, que tardam em evoluir.

      Um abração e bom fim de semana.

      Excluir
  2. Já passei da fase de dar olhos e ouvidos aos invejosos... Mentalizo que sejam muito felizes e que se esqueçam de mim. Afinal, sou comum mortal como todo ser humano.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem se apraz em rastejar, não cria asas para voar. O invejoso não se dá tempo para perceber que a diferença entre ele e o invejado, é apenas uma questão de opção de vida. Colhemos aquilo que plantamos e "a semeadura é livre. Mas a colheita é obrigatória".

      Um abração e um bom fim de semana.

      Excluir
  3. Olà, Apon, como vai? Achei bárbara sua comparação com o sol e a sombra, bem ilustrativa. É impressionante a quantidade de pessoas que conheço que desperdiçam grande parte da sua vida cuidando da vida do doutro e desejando para si. É que realizar um sonho dá trabalho, traz responsabilidades, as pessoas preferem invejar a correr atrás. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais criaturas, debruçam-se na janela do tempo para assistir a vida passar (a vida dos outros. É claro!), depois reclamam amarguradas, ruminando mágoas e ressentimentos, curtindo seu complexo de inferioridade sob a sombra dos êxitos alheios.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  4. Oi Antonio!
    Precioso texto!
    A inveja é um "bicho de sete cabeças"! O pessoa invejosa é negativa e maldosa!
    Espalha o "veneno por onde olha"!
    Deus me livre!
    Felicidades amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o invejoso não se dá conta que o veneno da inveja, intoxica primeira e principalmente quem cultiva essa patologia da alma.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  5. Que beleza...Escreveste bem sobre inveja e invejosos e esses últimos nem merecem ser acreditados...Não valem a pena! abraços, linda semana! chica

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato