Preste atenção. A resposta pode estar no caminho


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Um grande estúdio cinematográfico, resolveu produzir um filme com temática budista, a partir da história daquele mosteiro. O mais velho de seus monges passou preciosas informações para o autor, auxiliou no roteiro e pediu para opinar sobre as locações. Apesar de um heliponto ficar a poucos minutos do templo, sem maiores explicações, o sacerdote solicitou dos produtores, que no dia marcado para tratar do assunto, a equipe desembarcasse num vilarejo montanha abaixo e subisse a pé.


No dia, a equipe contrariada, teve que encarar uma subida de quase quatro horas. Entre queixas e imprecações mil; conjecturavam sobre a “excentricidade”, “maluquice”, “despropósito” daquilo. Um assistente, que vez por outra, chamava a atenção para essa ou aquela paisagem. Era tratado com cada vez maior impaciência e irritação. Quando o grupo chegou ao santuário, o diretor de fotografia foi logo sacando um portfólio com imagens dos Andes peruanos, de savanas africanas, Alpes suíços, Atacama, Sibéria... Locações por ele imaginadas. O monge ouviu as explanações, os argumentos e quando os homens calaram, falou:


- Vocês não prestaram atenção ao caminho. Viram, mas não enxergaram por onde passaram...


- Como assim?


- Após o almoço eu vou descer com vocês e mostrar o que estou dizendo.


Disfarçando o indisfarçável aborrecimento, algum tempo depois desciam guiados pelo ancião que pontuava trechos do caminho que só agora lhes pareciam feitos especialmente para o filme. “Coincidentemente” os mesmos cenários apontados pelo assistente e anteriormente negligenciados.


Ante pedidos de desculpas e demonstrações de reconhecimento, agradecimento e respeito, o monge arrematou:


- A resposta pode não estar na chegada, mas no caminho até ela. Pode não ser o fim e sim o meio. Costumamos distrair o olhar com condicionamentos e preconceitos que embaçam e por vezes enceguecem nossa percepção. Não é raro, perdermos tempo, procurando alhures, algures, nenhures; aquilo que está aqui, ao alcance de nossos sentidos.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

3 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Oi Antonio!
    Lindo demais! Olhamos e não enxergamos!
    A contemplação é um exercício que deveríamos praticar sempre!
    Tenha um feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. É sempre assim mesmo, nossa percepção embota-se diante da simplicidade! Fazemos mil e uma conjecturas e, nem sempre percebemos o que nos achega diante de uma simples observação. Inteligência emocional embotada diante do simples, do belo, do bem da vida! Excelente reflexão!
    Abraço.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.