Minimizar. O grande engano das “pequenas” coisas


Um pontinho escuro na pele ou um minúsculo nódulo na mama, se descuidado, pode tornar-se um gigantesco incurável e mortífero câncer; negligenciado, um pequeno resfriado, pode evoluir para uma grande pneumonia. E aquele pontinho de ferrugem? Aquele buraquinho de cupim? ... Grandes coisas podem advir de coisitas tão pequeninas...


Acertadamente, um conhecido ditado popular diz: “É de pequeno que se faz o grande”. E um outro provérbio, elucida lembrando: “É de pequeno que se torce o pepino”; diz-se que para que consigam a melhor forma. Os cultivadores, precisam Retirar uns “olhinhos” para que os frutos se desenvolvam. Sem essa pequena poda, os pepinos criam uma rama sem valor, ficando com um gosto ruim e disformes. As pessoas. Como os pepinos, carecem o cuidado de “pequenas podas”, para que a “rama nociva” não as estrague. Contudo, um surto de permissividade, omissão e negligência, vem deformando os pequenos rebentos, que crescem sem limites e cheios de tortuosas vontades, tornando-se grandes problemas.


Vivemos tempos novidadeiros, onde tudo é relativizado conforme os ditames do modismo vigente. Tudo é permitido! Nada está errado! E a demagogia “politicamente correta”, vai parindo suas incorreções artificiosas, deformando comportamentos: É o coitadinho do pequeno usuário a financiar o grande morticínio promovido pelo tráfico; o marginal “de menor”, perpetrando crimes de cada vez maior gravidade, sacando o ECA como um “salvo conduto”; a vitimização da delinquência em nome de pretensos “direitos humanos”, vilanizando quem afronte a impunidade; a pedagogia do faz de conta e a metodologia de “empurrar com a barriga”, fazendo escolas deseducadoras; pais que não tem tempo para os filhos, mas vivem postando, compartilhando e curtindo lixo nas redes sociais; a luta inglória do “Davi” da honestidade, contra o afagado “Golias” da corrupção na terra do jeitinho, do se dar bem...


Minimizando pequenos cuidados, vamos maximizando grandes problemas, tecendo a teia de um gigantesco descalabro de uma sociedade sem rumo, sem saída. Até que se resolva dar a devida grande importância as supostas “pequenas” coisas. Torcer o pepino!


6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Oi, Antonio!
    Como de costume, um ótimo texto!
    A permissividade é o ponto! Esse faz de conta que está tudo certo é realmente, um "empurrar
    com a barriga"!
    Beijo carinhoso, felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tudo é permitido e se acha tudo certo, é sinal de que algo está muito errado.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  2. Olá, Apon! Houve uma rápida inversão, da educação impositiva para a educação permissiva, que é muito mais prejudicial do que benéfica. Vejo como resultado de uma geração imatura, que tem dificuldades para compreender que limites são necessários e que faz parte de sua responsabilidade educar. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos uma grande inversão de valores. Os desvalores entorpecem e imperam deseducando.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  3. Meu amigo professorAntonio, seu texto é bom de se ler, tem toda a coerência, pois é mesmo no começo de tudo que se deve cuidar!
    As crianças precisam ser orientadas, sem dizer-lhes "não" elas acham que tudo é permitido e seguem sem saber o que é certo ou errado!
    A Vida tem sabedoria, portanto saber viver é algo que se aprende desde o berço, saber pensar, saber se conduzir é tudo aprendido.
    Amei ler!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidar do pequenino para não precisar remediar grandes problemas.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem





Moeda de um real.

Se você deseja contribuir com nosso Blog/Site Apon na arte da vida ou com nosso canal Apon na arte do viver. Pode fazer um PIX de qualquer valor. No app do seu banco ou carteira digital, basta copiar e colar a chave abaixo.




Independente dessa contribuição ou não. Obrigado por você estar aqui. Sua presença é muito importante, é a sua mais preciosa colaboração em nossos espaços na Web, na vida e no viver. Volte sempre!


Pular para comentários.


Nnossos escritos musicados, áudio poesias nas principais plataformas:
Spotify - Youtube Music - Deezer - Amazon Music...


Assista nossos vídeos falados ou musicados; das publicações mais novas até as mais antigas:


Visite, conheça nosso canal; Deixe seu like, compartilhe e se ainda não se inscreveu, inscreva-se e ajude a alcançarmos mais e mais pessoas. Obrigado!


Pular para comentários.


Formulário de contato