Reencarnação. O que te parece?


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Uma amiga me escreveu e questionou:

“Muitas vezes, me pergunto, qual o motivo porque uma criança de dois anos, que, enfim não cometeu ainda pecados é vítima de câncer, por exemplo. Já fiz essa pergunta a um teólogo e a um padre e eles me responderam que são desígnios de Deus e que satanás também comanda esse mundo. O que te parece”?


Sem a reencarnação, não temos senão esse tipo de resposta simplista, escapista e que em suma, tenta comodamente terceirizar nossas culpas, colocando o ser humano a mercê de outras vontades, dócil joguete do destino, da sorte, do acaso...


Quando nascemos, ganhamos um novo corpo. Porém, nosso espírito, já preexistente, traz consigo a bagagem do bem e do mal, praticados em outras encarnações. Assim, o corpo físico, reflete as necessidades, as carências, as expiações e provas que permitem à alma resgatar seu passado e escrever um futuro melhor. Dessa forma, vamos evoluindo de encarnação em encarnação.


Fora disso, a bondade e justiça do Criador são postas por terra. O Pai nos deu o livre arbítrio, para escolhermos o caminho a trilhar. Contudo, nossas escolhas tem consequências com as quais temos que arcar; corrigir nossos enganos, consertar nossos erros. Nada nem ninguém pode responder por nós ante o tribunal da própria consciência. Não existe “castigo de Deus”, penas eternas e outras tantas invencionices de algumas religiões, para segurar seus fieis pelo medo e promessas vazias de remissão dos pecados, dogmas e outros artifícios para uma pretensa “salvação”.


Enquanto não buscamos de fato nos melhorar, somos assaltados pelas vicissitudes, doenças e tantos dissabores que povoam nosso cotidiano. Não existe solução mágica, não dá para apelar para milagres nem apostar nas crendices e rituais. Se na vida atual, não se encontra a causa para um problema, com certeza, essa está numa vida pretérita.


Não quero de forma alguma, ofender a convicção religiosa de ninguém. Mas não tenho outra forma de responder ao questionamento: “O que te parece”?



Postado aqui em 23 de janeiro de 2016.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

6 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Amigo Antonio, a mim me parece exatamente como aqui descreves seu pensar e crer, também creio na vida eterna e consequentemente na reencarnação, pois uma vida só não é suficiente para aprender, para desfrutar, para sanar erros que cometemos ao longo da vida.
    Inatismo, reencarnação, tudo isso eu acredito!
    Abraços meu amigo professor e poeta, amei ler aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passou da hora de pararmos de por tudo na conta de Deus, do Diabo, do azar, do destino... Somos responsáveis por nossas escolhas e temos que arcar com os consequentes ônus e bônus delas. A reencarnação é o mecanismo natural da evolução. Uns evoluem mais rapidamente e com menos dissabores. Outros, tardam mais e mais sofrem; mas todos evoluem. Sem essa de penas e gozos eternos, arrependimentos e perdões artificiais, dogmáticos e ritualísticos. Não dá para terceirizar a "salvação".

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  2. Olá, Apon, como vai?
    Esse é um assunto muito interessante para conversas e meditações... católica por formação seria contra os dogmas dessa linha religiosa, por outro lado concordo contigo... a reencarnação explicaria fardos que muitas vezes a pessoa carrega sem justificativa aparente. A novela Além do tempo abordou muito bem o tema. O importante, independente da crença, é sempre buscar o caminho do amor, perdão, compreensão e bondade. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. O importante é buscar sempre fazer o bem. Tudo na paz de Deus.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
  3. A "religião do medo, castradora" foi a que fui conduzida na minha formação! Felizmente, sei ler e interpretar bons textos e isso me trouxe a compreensão sobre a reencarnação, na qual acredito sim, pois não haveria razão de tanta lapidação para apenas "ser enterrada"... Nosso "céu ou inferno" o fazemos aqui e agora. Depende das nossas ações. Esse é um tema em que respeito a divergência de opiniões, mas sinto-me liberta por ter acesso a essa compreensão, livre de dogmas impostos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus disse que seremos conhecidos por nossas obras. Fazer o bem é a grande senha para a evolução.

      Um abração e uma boa semana.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.