Expectativa. Quem espera, nem sempre alcança


Mulher na janela em Figueras - Salvador Dali.

Não se deve contemplar a vida como mero espectador nem portar-se como contumaz expectador. Um assiste a tudo passivamente, enquanto o outro espera em demasia. O primeiro segue a reboque dos acontecimentos, sobrevivendo conforme os humores do azar e da sorte; o segundo, vive a ruminar a ansiedade e frustração do seu tanto expectar.


Viver é agir sem esperar, fazer o que nos cabe e seguir em frente; não condicionar, não fantasiar nem mesmo idealizar. Tudo é o que é, todos são o que são e serão como quiserem, puderem ou tiverem que ser. Decepção, desengano, desilusão são efeitos colaterais das ilusões e expectativas.


Assim sendo, querer e poder nem sempre se ajustam na mesma sentença. Tanto a conformação paralítica do espectador como a inconformação paralisante do expectador, desatinam; roubam o rumo, o prumo, a arte de saber viver.



Postado aqui em 28 de fevereiro de 2016.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

8 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Amigo Antonio, suas colocações de palavras são mesmo para que, quem o ler possa refletir com a mensagem aqui proposta.
    Amei isso e amo essa sua inteligência, és professor portanto...
    A expectativa é mesmo isso, nem todos que esperam alcançam, mas quem é espectador das belezas que a vida pode nos mostrar é infinitamente feliz!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como bem cantou Geraldo Vandré: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

      Um abração.

      Excluir
  2. Sua crônica reflete meu modo de pensar... Não fico como plateia... Vou pra cima do palco e desenvolvo o meu papel, colaborando sempre...
    Destaco esse parágrafo:
    "Viver é agir sem esperar, fazer o que nos cabe e seguir em frente; não condicionar, não fantasiar nem mesmo idealizar. Tudo é o que é, todos são o que são e serão como quiserem, puderem ou tiverem que ser. Decepção, desengano, desilusão são efeitos colaterais das ilusões e expectativas."
    Abraço.


    Leia mais: Expectativa. Quem espera, nem sempre alcança - A arte da vida. Apon HP http://www.aponarte.com.br/2016/02/expectativa-quem-espera-sempre-alcanca.html#ixzz41V48PeYE
    Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos aprender a fazer a parte que nos cabe, não esperar que os outros façam nem os "favores" do céu. Assumirmos nossas responsabilidades e seguirmos em frente, independente de qualquer coisa.

      Um abração.

      Excluir
  3. Olá, Apon, penso que foi muito feliz quando finalizou falando sobre a arte de saber viver. Nem esperar demais, nem agir demais, agir, mas também saber aquietar em alguns momentos, mudar de rumos em outros... quem fica inerte não vive de verdade. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida pede equilibrada interatividade, nem inação, nem demasiada expectativa.

      Um abração.

      Excluir
  4. "Viver é agir sem esperar, fazer o que nos cabe e seguir em frente; não condicionar, não fantasiar nem mesmo idealizar."

    Antonio, em alguns momentos da vida eu fiquei tão desnorteada que não conseguia seguir em frente, agir, como se esperasse que alguma coisa alheia à minha vontade pudesse me tirar do lugar, me impulsionasse a uma reação. Somente depois de "sofrer" este momento letargia é que começava a buscar soluções.
    Teu artigo está excelente, bem focado, como tudo aquilo que escreves, meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por vezes, a vida nos surpreende e carecemos de um tempo para reunir forças e seguir em frente, tardar é acumular dificuldades. A vida não para.

      Um abração.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.



Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.