Renove-se! O tempo está passando...


Ilustração oficial do blog - Uma rosa vermelha na diagonal, sobre um fractal do por do sol, com o nome Apon em relevo, na parte inferior da imagem. #PraCegoVer

Tudo passa e nós, passageiros do tempo, avançamos na revolução de cada instante. Quem para estagna, quem tarda entorpece; a vida flui, reciclando ideias e costumes; velhas e "imutáveis certezas" desmoronam com a evolução do ser que multiplicando saberes, dilata os limites do universo, rompe as fronteiras da ignorância.


"verdades absolutas" são desmentidas, ideologias caducam, tecnologias obsolescem, muros ruem… O ontem é o berço do hoje, que é o portal para o amanhã. Só os tolos e os mal intencionados, advogam o atraso, aferrando-se ao rançoso, anacrônico e dogmático. Apostando no descontexto de sua cainofobia, seu medo do novo.


Acomodados, acoitados, acoitadados em suas conveniências, ruminam seu "complexo de avestruz", a feição da lendária crença de essa ave, quando assustada, enfiar a cabeça num buraco. Triste gente que se toma por medida, intenta insular a vida em seu umbigo. Já passou da hora de renovar-se.


Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

8 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Olá, António!

    Mais um excelente texto, de cariz social e crítico.

    "Os velhos do Restelo" de que Camões fala nos Lusíadas, existem por todo o lugar, infelizmente.

    Embora eu seja conservadora das coisas que considero boas, gosto muito de andar para a frente, sonhar e preparar o futuro, porque o passado fica para a História.

    Gostei da pintura. Andas ligando teus posts à arte, de uma forma perfeita. Nessa pintura, o homem está mesmo assustado, com medo do novo, da renovação. Essa é a interpretação, que lhe dei.

    Achas que meus poemas matam alguns idosos de infarte - risos? Sabes, eu sou muito exigente e abrangente e gostaria de "matar" homens a partir dos 30 anos e não só idosos.

    Abração (estou te plagiando-risos) e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do passado, o aprendizado, o ponto de partida... O problema é tentar perpetuar o que já deixou de ser. Coisa de gente tonta.

      Guardar do pretérito, aquilo que possa somar ao presente e multiplicar para o futuro. Aqui mesmo, com essas obras de arte antigas que uso como ilustrações, elas adicionam significado e permitem releituras que transcendem ao tempo.

      quanto a suas postagens "fatais". Podem provocar mortes literais dos mais velhos. Já os mais jovens, a "morte" é de outra dimensão... Kkkkkkkk...

      Um abração protegido por direito autoral. Boa semana.

      Excluir
  2. Sim, concordo, António! O passado nos ensinou muita coisa, mas aquilo que deixou de existir ou que já não faz mais sentido, é tolice perpetuar.

    Ai, "minino", quanta operação! Somar, multiplicar. Olha acho que já não sei fazer uma conta de dividir e colocar, de forma correta, as casas decimas, as vírgulas, Te lembras, ainda?

    Fatais, entre aspas. Muito acertado. Mortes literais dos mais velhos, devido ao conteúdo da letra, do poema, é isso? Então, e os mais novos morrem de que jeito? Ora, fico aguardando sua explicação.

    Ah, ah, um abração protegido. Aceito - risos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, "quem vive de passado é museu". Matemática? Tô fora! Sempre foi uma "pedra no meu sapato". Quanto às "mortes" que podem ser promovidas por escritos calientes... Kkkkkkk...

      Um abração contido.

      Excluir
  3. Boa! Termo, expressão, adjetivo que muito se usa por cá.

    Estamos fora, porque eu nos anos de exame, e um nem tive acesso a ele, tal era a minha nota, tive nota mínima para passar de ano, ou seja 10, que ai corresponderá a 5, portanto, eu acho que os números servem para pouco.

    KKKKK... está fugindo à minha pergunta, Sr. Professor, é o que é. O "minino" tá reprovado -risos. Todavia, como sou "boazinha", acho que os mais novos gostariam de juntar a teoria à prática, mas isso até hoje, só um conseguiu comigo e está longe de ser jovem.

    Bom, contido é uma forma do verbo conter, mais propriamente o Particípio Passado e também é adjetivo. Quer dizer, é contido, porque tem vontade de se não se conter, mas as subordinativas estragam sempre o contexto. Entendi, agora.

    Beijinho, garoto (ai, que "menina" essa, pensa António e quem lê o que escrevo). Pas de problèmes, mes amours!

    Bonne journée!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se diz por cá: "Para bom entendedor, meia palavra basta".

      Bom dia! Um abração.

      Excluir
  4. Por aí e por aqui. Entendi, Professor António -risos.

    Tudo de bom, minino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! As bolhinhas de sabão que não apareceram na postagem: Tempo de criança. Agora surgem num poema só delas.

      http://www.aponarte.com.br/2016/10/bolhas-de-sabao.html

      Um abração.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.