Esperança. Esperançar que fica. A caixa de Pandora


Pandora - Jules Joseph Lefebvre.

Conta-se que, para se vingar de Prometeu, por ter roubado o fogo dos deuses e dado aos homens. Zeus incumbiu Hefesto e Atena de criarem a primeira mulher, com a ajuda de todos os deuses, cada um deles lhe dando uma qualidade. Assim, surgiu Pandora, que foi enviada para Epimeteu, irmão de Prometeu, que, conhecedor dos ardis do todo poderoso do Olimpo, já o havia alertado para não aceitar presentes dos deuses. Mas, enfeitiçado pelos encantos da moça, Epimeteu a tomou como esposa e aceitou a caixa enviada com ela sob recomendação de que jamais fosse aberta. O grande defeito de Pandora, e com o qual contava Zeus, era a curiosidade. Sabedor de que um dia, ela não resistiria e abriria a caixa liberando grandes males aos humanos. Afinal os puniria pelo fogo que haviam recebido a seu contragosto. Assim, uma infinidade de desgraça sse espalhou: Discórdia, guerra, doenças… Percebendo a bobagem feita, a moçoila fechou a caixa depressa, porém, tudo de ruim já havia escapado, restando apenas a esperança. Daí dizer-se: “A esperança é a última que morre”.


Esperança. Chamada Elpis pelos gregos, era Spes para os romanos. Representada como uma formosa jovem, portando um botão de flor entreaberto e segurando a barra do vestido. Quase uma espécie de divindade alegórica, era venerada pelos antigos com especial solenidade.


Hoje, equivocadamente, muitos, confundem esperança com espera. Quando na verdade, uma coisa é uma coisa e outra coisa, é outra coisa bem diferente. Diverso do que diz o ditado popular: Quem espera, nem sempre alcança. Ter esperança. Isso sim, ajuda a alcançar. Esperar é aguardar, se acomodar, estagnar esperando. Esperança vem de esperançar: Sonhar, desejar, projetar, confiar, ter fé… Como canta Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Tudo passa e a esperança fica, fica não a esperar, mas a esperançar. Esperançar dias melhores, feitos por pessoas melhores, construindo um mundo melhor; usufruindo da dádiva do tempo, para construir anos verdadeiramente novos e legitimamente renovadores.


Um esperançado e esperançoso ano novo!



Postado aqui em 12 de dezembro de 2016.


Leia mais escritos para seu fim de ano:




Antonio Pereira Apon.

Siga-nos

Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:


Antonio Pereira Apon

Autor do poema: A pedra. O distraído nela tropeçou... Procurando escrever em prosa e verso com a arte da vida.

7 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Uma das personagens mais conhecidas da mitologia grega, Pandora e sua caixa. Metáfora que representa conceitos relativos à natureza feminina (sensualidade, beleza, dissimulação e poder de destruição). Uma excelente postagem, como todas que nos tens ofertado ultimamente.
    Como conversei muito no comentário da postagem anterior (risos). vou apenas registrar uma das tuas frases como resposta: "O futuro trará dias melhores, felicidades e reencontros. Acredite. Deus está no comando!
    E eu só posso dizer: AMÉM!
    Beijos no coração,
    Leninha


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E essa minha colocação, não é mera retórica ou frase de efeito. É minha mais absoluta convicção. Em nossa estada terrena, tudo passa, e nós, passageiros do tempo, somos seres imortais, experimentando uma vivência mortal. Aqui resgatamos nossos débitos com o pretérito e com os outros, aperfeiçoamos o espírito para trilhar na senda da evolução. No devido momento, encontros e reencontros vão calar as dores, dissipar tristezas e acordar sorrisos.

      Um abração.

      Excluir
  2. Olá, Apon, a primeira vez que ouvi o termo esperançar foi de Rubem Alves, se não me engano... compreendo que a espera é triste, ressentida, com a sensação de que não se chegará a lugar nenhum; já esperançar traz a ideia de que as coisas se realizarão a seu tempo, será da melhor forma e por esse motivo, não há tristeza, pois há a certeza de que valerá a pena. Como disse, esperançar tem a ver com confiança e fé. Ótima reflexão par afinal de ano!
    Gostei também de conhecer mais uma história mitológica!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperançar é não desistir de acreditar, seguir em frente em busca do melhor, da esperança inesgotável que nos impulsiona para frente. A mitologia é uma grande fonte atemporal de lições e inspirações.

      Um abração.

      Excluir
  3. Olá, António!

    Como sempre, uma postagem muito útil, educativa e reflexiva.
    Esperança é bem diferente de esperar. Esse verbo, indicando uma atitude, até pode esperar sentado, se diz por aí e por aqui, também.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperar é simplesmente contar com a sorte, o acaso, os favores do céu... Esperançar é acreditar que é possível e buscar fazer acontecer.

      Um abraçãozinho.

      Excluir
  4. Today, by mistake, many confuse hope with waiting, when in fact one is one thing, and the other is another.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Pular para comentários.


Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.