Ponte ou muro? - A arte da vida. Apon HP
Bom estar com você!


Dê um toque. Leia um escrito especialmente sorteado para você. Clique na figura abaixo.
Clique aqui, para ler um texto aleatoriamente selecionado pelo sistema.

Ponte ou muro?

Publicado em quinta-feira, 2 de agosto de 2018



... Pontes ligam, unem, aproximam, facilitam… Pontes são caminhos, muros obstam o caminhar. Pontes, são. Muros, estão...


Antonio Pereira Apon.


A ponte japonesa (Water lily pond) - Claude Monet.


Há quem prefira levantar muros a construir pontes: Os egoístas e egocêntricos, vaidosos e orgulhosos, prepotentes e presunçosos, arrogantes, incapazes, fúteis, débeis e outros tantos desequilibrados; Os preconceituosos e racistas, os misóginos e homofóbicos, intolerantes e “puristas”, machistas, xenófobos, terroristas, fundamentalistas, fascistas, nazistas e tantos outros sociopatas que vagam, ruminando suas problemáticas por aí.


Mas, também tem gente inteligente e capaz, que bem resolvida, prefere levantar pontes e derrubar muros.

Muros separam, limitam, isolam, afastam, segregam, dividem, dificultam… Pontes ligam, unem, aproximam, facilitam… Pontes são caminhos, muros obstam o caminhar. Pontes, são. Muros, estão.


Na engenharia existencial, na arquitetura comportamental, na empreitada consciencial de cada um. Ponte ou muro, sinaliza, salienta o avanço ou atraso, a grandeza ou pequenez de cada alma, de cada mente em sua ação ou reação ante a vida.


E então? O que estamos construindo? O que queremos construir?


A ponte nova (Le pont neuf) - Claude Monet.



Postado aqui em 01 de fevereiro de 2017.



7 comentários:

  1. Muito bem colocado, Apon.
    Há mais de 15 anos eu venho dizendo isso em minhas palestras, é preciso, como jesus, construir pontes e unir.
    Tem uma música que canto, do cd de mesmo nome, intitulada "Quero ser ponte", que tem inclusive a participação do meu pai, desencarnado há 3 anos.
    Já ouviu? https://www.youtube.com/watch?v=eqW001EADx8&list=PLJ6K_FXDoPzV8xlcO6Og24s97_P1IyzY7&index=12
    Abração, amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ser ponte, eis a chave do mistério", Muito bom. Ser ponte é ser caminho, é desfazer distâncias e somar no lugar de subtrair. Parabéns pela música e obrigado por sua visita e comentário.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Olá, "minino"!

    Pontes e muros são necessários, mas cada qual tem sua função.
    Muros estão e pontes também estão, e que eu saiba ainda não há pontes movíveis, com rodinhas (rs).

    Teu texto, talvez, esteja relacionado com o muro que Donald Trump pretende construir, mas, vamos imaginar, que "eu" e "tu" somos vizinhos e eu, abusadamente, e já repreendida "n" vezes por ti pra não saltar para o teu quintal, porque há coisas boas lá de que eu preciso e que o meu quintal não tem, então tu és forçado a construir um muro. Além do mais, eu até tenho uns "conhecidos", que traficam coisas ilegais, eles próprios são ilegais, também, e portanto eles passam por/para o teu quintal também, "coisa" que dá um "jeitão". E não há de que, porque já houve muita conversa, antes, e a "barraca continuou abanando", e mais, se sou eu que preciso do que tu tens lá no quintal, e que já te pagava antes, então agora, e para ver se a "coisa" diminui, tu vais me pedir mais uma dúzia de tostões por aquilo que eu preciso e que servirá para pagar o tal muro que tu foste obrigado a construir por minha causa, por minhas atitudes e por pessoas, que agem como eu.

    Gostei das duas pinturas de Monet, embora a 1ª me pareça mais vistosa.

    Abracinho e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui, os muros e as pontes são simbólicos, uma metáfora sobre as relações humanas, onde é preferível pontes no lugar de muros.Trazendo para o campo material, é inquestionável que muros e pontes, quando bem aplicados tem a sua importância e utilidade. Subliminarmente, está implícito nesse texto o muro desse aloprado do Trump. Como medida administrativa preventiva, doméstica, seria compreensível e plenamente aceitável. Mas, como projeto de governo e forma de política externa da maior potência do mundo? É uma imbecilidade de uma mente tacanha pronta a arriscar não só os EUA, mas o mundo com suas tantas insanidades. Vade retro!!!

      Deus salve a América! E proteja a Terra.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Excluir
  3. Muito bem. Lindo e bem escrito seu texto, Sr. Professor!
    As medidas que Trump está tentando pôr em prática (os tribunais não deixam, pois os poderes estão separados, como é "normal" e acima do judicial não existe outro) foram por ele anunciados em campanha eleitoral e não me venham dizer que as pessoas se enganaram, que não pensaram nas consequências, etc. e tal, porque ninguém votou, por engano, creio.

    É preciso arriscar para mudar. A América, a cultura americana é bizarra, toda "evangélica" e nunca me inspirou simpatia, nem antes, nem depois, mas enfim, cada nação tem suas características, usos e costumes, que devemos respeitar.

    QUE DEUS AJUDE E SALVE O MUNDO INTEIRO!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita. Aqui você pode deixar seu comentário. Esse espaço é feito para você. Volte sempre!

Antonio Pereira Apon.





Rosa da amizade/Afeto enviada pela CÉU.


Rosa da amizade/Afeto enviada pela CÉU.


Troféu rosa da amizade/Afeto.


Rosa da amizade/Afeto do Poetizando e encantando da Professora Lourdes..



Follow
View My Stats

DMCA.com Protection Status


@INSTAGRAM