
Sendo frágil, faz-se força,
tendo força, faz-se mulher.
Empoderada Cinderela;
não se presta a mimimi,
dondoquice
ou musiqueta chinfrim.
Qual doce rosa;
tem formosura e perfume,
espinhos, se preciso for.
Manda catar outro sapatinho, o tal Príncipe.
Sem perder a poesia,
a lida da vida enfrenta:
Vai de toga, bisturi, enxada, bordado ou .40;
dirige a boléia,
encara a bateia,
a maternidade aguenta.
Angélica, Margarida, Dália e Aurora,
Capitu, Débora, Líria e Flora;
Camélia, violeta, Açucena e Acácia,
Hortência, Jasmim, Cássia…
Com ou sem nome de flor:
Marias, Elianas, Sandras e Susanas,
Ritas, Grazielas, Doras, Helenas e Anas;
Márcias, Ângelas, Célias, Luzias, Ivones
Tânias, Emílias, Cecílias, Simones.
Bias,Nices,Nildes…
Vão florindo,
colorindo a aridez cotidiana;
emprestam uma porção de beleza,
fazem um tanto de jardim.
Dia internacional da mulher.
Postado aqui em 06 de março de 2017.
Leia abaixo alguns de nossos escritos tendo a mulher como tema:
Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:
Ah, que lindo poetar por aqui, sua sensibilidade com certeza vai influenciar todas as mulheres que por aqui chegar e te ler!
ResponderExcluirOlha, vou te dizer uma coisa, fiquei lendo todos os nomes e pensei, será que tem Ivones também,rsrs, adorei a parte que me tocou profundamente!
Abraços bem apertados meu amigo e obrigada pelo carinho, pela linda homenagem dedicado ao dia da mulher!
Falta poesia para incluir todos os nomes femininos. Mas os nomes aqui postos, bem representam a todas, merecedoras de todo versar.
ExcluirUm abraço e uma boa semana.
Meu amigo,
ResponderExcluirTu sabes que eu sou CONTRA o Dia Internacional da Mulher, porque é pura discriminação. Os dias são dos homens e das mulheres, contudo adorei o teu poema, onde elevas a mulher, suas funções e atributos, que são inteiramente, verdade, ao mais alto nível. Parabéns!
Grande abraço!
Entendo sua posição. Um dia não serão preciso datas e outros artifícios para lembrar a todos que precisamos respeitar a igualdade de nossas diferenças, somos humanos. Acima do gênero, etnia, religião, opção sexual... Todo dia é dia de respeito e dignidade para todos e todas.
ExcluirUm abraço.
Sejamos nós Marias, Joanas, Cecílias, só somos o que por vezes somos, por amor, pois somente o amor nos impulsiona, nos redime, nos direciona. Amor de todos os jeitos e de todas as formas: ao trabalho, ao companheiro, ao filho, aos pais, família, nação, semelhantes e, principalmente, a Deus, à Vida.
ResponderExcluir“Com ou sem nome de flor:
...Vão florindo,
colorindo a aridez cotidiana;
emprestam uma porção de beleza,
fazem um tanto de jardim.”
Tão lindo, tão doce, tão profundo! Tão delicado!
Somente os grandes poetas conseguem este olhar de ternura para desvendar a alma feminina, para entender o Ser mulher. E o fazem na delicadeza de quem descobre na milenar ostra uma preciosa pérola. E ao nos ver assim, tão formosamente nominadas, sentimos que o mundo, o nosso mundo femininamente “incorreto”, tem também a sua salvação nas mãos de homens que, ao nos entender com tanta generosidade no coração, estão também a nos salvar. Muitas vezes, de nós mesmas, e a nos conscientizar de que podemos mais, que devemos lutar por mais, que somos dignas de mais, muito mais, e que este “mais” está justamente na junção de forças, na coesão de objetivos, homens e mulheres lado a lado, na intenção de construir um mundo melhor para todos.
Que os homens nos ajudem a “nos elevar” em nossa condição mulher, mesmo que sozinhas já sejamos MUITO, mas com o apoio deles: MUITO MAIS SEREMOS.
Meu amigo, tuas últimas postagens dão conta do respeito que tens pelo sexo oposto. Isto comove e cativa.
Muito bom te ler e absorver da tua capacidade literária tantas coisas bonitas, produtivas e que dão conta de que tu estás no mundo para o engrandecimento dele.
Meu carinho,
Helena
O amor da poesia e a poesia do amor, convidam a superar as diferenças e somar igualdades na construção do melhor, na multiplicação do bem, na equação dos sentires, na renovação dos pensares... Mulheres e homens escrevendo um novo desiderato.
ExcluirUm abraço.
Women are unique in that they are very fragile creatures but have incredible strength that gives them the opportunity to survive all the difficulties and problems.
ResponderExcluirEla, elas merecem.
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
💙 Acorda para caminhar.